Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Possuo uma moradia em banda enquadrada num loteamento onde possui 2 terrenos livres de cada lado, ou seja, até agora não tenho nada construído nos terrenos imediatamente ao lado.

    No entanto, vão iniciar construção agora num desses terrenos. Como este é um assunto que se vai arrastar durante muito tempo, queria evitar problemas e chatices já desde cedo.
    Ou seja, o que devo prevenir do meu lado para evitar qualquer problema fruto desta nova construção? Isto é, barulhos, poeira, lixo, etc.??

    Nada contra o processo de construção, mas quero obviamente prevenir o meu bem-estar e a integridade e limpeza da minha moradia/terreno.

    Se me puderem dar algumas indicações agradeço.
    Obrigado.

    Com os melhores cumprimentos,
    Ricardo Correia
  2.  # 2

    Em primeiro lugar eu faria um registo fotográfico da sua moradia (interior e exterior) de forma a prevenir responsabilidades em qualquer dano que venha a sofrer durante a construção dessa moradia.
    Concordam com este comentário: zedasilva, nunogouveia, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardofcorreia
  3.  # 3

    Colocado por: Vítor MagalhãesEm primeiro lugar eu faria um registo fotográfico da sua moradia

    Esse registo deve ser enviado (formalmente) ao DO da construção vizinha para que depois não restem duvidas.

    Colocado por: ricardofcorreiaOu seja, o que devo prevenir do meu lado para evitar qualquer problema fruto desta nova construção? Isto é, barulhos, poeira, lixo, etc.??

    Do seu lado apenas deve estar atento se na obra estão a ser cumpridas as regras de segurança e de gestão de resíduos.
    Existem resíduos que é possível o seu armazenamento na obra contudo isso obedece a regras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardofcorreia
  4.  # 4

    Não sei se é disparate o não ... mas também não se deveria de ter em atenção se as paredes ficam bem isoladas/protegidas?
  5.  # 5

    É necessária a colocação de taipais ou proteções para evitar a passagem de lixo/pó, questões de privacidade, etc?
  6.  # 6

    Peça para ver o projeto e esteja atento à evneutal cota de fundações/cave que possa estar abaixo das suas fundações. Isso teria de ser bem pensado para não causar problemas.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardofcorreia
  7.  # 7

    Colocado por: ricardofcorreiaÉ necessária a colocação de taipais ou proteções para evitar a passagem de lixo/pó, questões de privacidade, etc?

    Sim a obra tem que estar devidamente vedada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardofcorreia
  8.  # 8

    A construtora pode utilizar o meu muro para fixar o aviso de construção como alvará e contactos da própria construtora?
  9.  # 9

    Colocado por: ricardofcorreiaA construtora pode utilizar o meu muro para fixar o aviso de construção como alvará e contactos da própria construtora?

    Não!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardofcorreia
    • snob
    • 14 fevereiro 2024 editado

     # 10

    Colocado por: ricardofcorreiaOu seja, o que devo prevenir do meu lado para evitar qualquer problema fruto desta nova construção? Isto é, barulhos, poeira, lixo, etc.??

    Nada contra o processo de construção, mas quero obviamente prevenir o meu bem-estar e a integridade e limpeza da minha moradia/terreno.


    Nem que tivesse alguma coisa contra, desde que a obra esteja legal é obrigado a aceitar. Julgo que deve tomar cautelas e ir acompanhando o processo, mas não se esqueça que do outro lado, também está uma família que quer construir a sua moradia.

    Claro que vai haver barulhos e poeira, a não ser que façam a moradia em estaleiro e a transportem de helicóptero.
    Quando comprou a sua moradia já sabia que mais cedo ou mais tarde iriam surgir outras construções...
    Concordam com este comentário: cesarcarvalho, Ruikode
  10.  # 11

    Colocado por: snob

    Nem que tivesse alguma coisa contra, desde que a obra esteja legal é obrigado a aceitar. Julgo que deve tomar cautelas e ir acompanhando o processo, mas não se esqueça que do outro lado, também está uma família que quer construir a sua moradia.

    Claro que vai haver barulhos e poeira, a não ser que façam a moradia em estaleiro e a transportem de helicóptero.
    Quando comprou a sua moradia já sabia que mais cedo ou mais tarde iriam surgir outras construções...
    Concordam com este comentário:cesarcarvalho

    Ninguém é obrigado a aceitar nada que vá para além do legal.
    Vai certamente haver barulhos e poeiras, desde que não ultrapassem os limites da lei.
    O meu direito a construir não está acima do direito do meu vizinho ao descanso.
  11.  # 12

    Colocado por: zedasilvaO meu direito a construir não está acima do direito do meu vizinho ao descanso.

    Assim como o direito do meu vizinho em não ter qualquer incómodo na sua vida não está acima do meu direito de fazer uma habitação para morar.
    Claro está, como bem referiu, desde que cumpridos os limites legais.
    • snob
    • 14 fevereiro 2024

     # 13

    Colocado por: zedasilvaO meu direito a construir não está acima do direito do meu vizinho ao descanso


    No dias úteis das 08h00 às 20h00, o meu direito de construir está acima do direito do meu vizinho ao descanso.
  12.  # 14

    Colocado por: snob

    No dias úteis das 08h00 às 20h00, o meu direito de construir está acima do direito do meu vizinho ao descanso.

    Está, desde que esse seu direito cumpra as 1828 regras.
    Não existem obras imaculadas, basta um vizinho ranhoso e facilmente uma obra para.
  13.  # 15

    Obviamente não tenho nada contra a construção da moradia, muito pelo contrário, quero que corra tudo bem com a obra e que não aconteça nenhum entrave pelo meio tanto à construtora como à família que irá para lá viver.
    Em boa verdade a construção da nova moradia ao lado até irá beneficiar a minha em termos de isolamento.

    Sei perfeitamente que dentro do horário laboral da construtora não será de esperar barulho, poeiras, etc...

    Simplesmente quero prevenir o meu lado, que embora super compreensivo com a situação, pretendo preservar aquilo que é meu. Creio que isso não é estar acima de ninguém.
 
0.0179 seg. NEW