Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva pessoal,

    Comprei um apartamento novo e gostava de meter acabamentos decorativos que vejo em microcimento.

    Que soluções existem iguais/idênticas ao microcimento?

    Pergunto isto porque o microcimento é muito complexo e caro e eu só queria tirar proveito da parte decorativa.

    Já me falaram sobre o efeito decorativo Viero e o M-design da microcrete.

    Acham semelhantes? Conhecem mais? Conhecem quem aplique na zona de Aveiro/Águeda?

    Chutem opiniões e exemplos caso já usaram algo parecido.


    Segue um exemplo que gostava de seguir.
      IMG_7777.jpeg
  2.  # 2

    Se acha o microcimento caro, então um estuque veneziano meu deus. É 10 vezes o trabalho de aplicação. Tenho ambos em casa, não recomendo nenhum.

    Para ter uma coisa com o mesmo género de textura...talvez tinta de cal. É o único revestimento em conta que consigo recomendar de boa fé:

    https://www.remodelista.com/posts/remodeling-101-limewashed-walls-limewash-paint/

    https://www.casa-natural.com/pt/auro-tinta-de-cal-profissional

    Atenção que a aplicação tem de ser feita por quem é interessado no assunto. Dar a um pintor e seguir a vida é mandar dinheiro ao rio. Até pode ser você, não é difícil, mas te de se usar a técnica própria.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

    Em relação ao microcimento já me apontaram para os 80€/m2 enquanto para o estuque veneziano 35/40€m2

    Não recomenda porquê?
  4.  # 4

    Papel parede...
  5.  # 5

    Parece-me muito barato para um estuque veneziano feito como deve ser, mas quem sabe. De qualquer modo, uma quantidade de dinheiro por um par de paredes.

    Não recomendo porque
    a) são caríssimos
    b)são acabamentos que se estragam com muita facilidade
    c) ficam logo com mau aspecto com uns quantos riscos e
    c) não podem ser reparados com facilidade.

    De todos os que tenho, o que gosto mais é do tadelakt, mas aplicam-se os mesmos defeitos. Se fosse fazer tudo outra vez, provavelmente ficava-me pela tinta de cal. No máximo mantinha o duche em microcimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kikomartins99
  6.  # 6

    Não conhecia nenhum dos dois e os acabamentos é do género do que procuro.
    Topp.

    As manchas ou diferenças de cor tem haver com o material ou a mão do Aplicador? Pergunto isto porque prefiro com manchas pouco salientes.

    Consegues arranjar-me fotos? Ás vezes gostava de ter fotos reais em vez das que encontro na internet todas editadas.
  7.  # 7

    Não tenho nenhuma foto à mão, mas posso ver se arranjo. Na pintura de cal e no microcimento, creio que as 'manchas' vêm mais da aplicação. No tadelakt e estuque veneziano, a boa aplicação das camadas faz com que as manchas venham mais de diferenças propositadas de pigmentos, e são geralmente mais suaves. Isto já é mais a minha impressão do que um facto científico.

    Outra coisa porreira da tinta de cal é que se não ficar bem, é fácil uniformizar ou refazer. E ainda outra coisa que podem ou não gostar, é um acabamento muito mais mate. Os outros três reflectem bastante luz e na aplicação errada podem criar reflexos incómodos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kikomartins99
  8.  # 8

    Certo. Eu ando a tentar aprender porque nem eu sei bem o que quero.
    Aceito todas as opiniões e até agora ainda só tinha ouvido de quem me quer vender ou aplicar e chocam um bocado com a tua opinião.

    De facto o lime wash tem um acabamento que vai ao encontro do que pretendo. Visto que é mais barato e tem soluções mais práticas de resolver caso alguma coisa dê errado, acho que é um bom produto para arriscar.
    Prefiro mate do que brilhante.
    Depois quando tiveres umas fotos envia-me por email, ficaria muito agradecido.

    Um problema é arranjar alguém que o aplique. Não há por aí ninguém? Zona: Águeda/Aveiro
  9.  # 9

    Já me cruzei com isto há uns tempos atrás.
    https://www.bauwerkcolour.com/en-eu/product/lime-wash-paint

    Não sei se existe cá em PT, tirando a opção MITHOS da LUX da Robbialac.
  10.  # 10

    Colocado por: Vítor MagalhãesNão sei se existe cá em PT, tirando a opção MITHOS da LUX da Robbialac.


    Tirando os produtos da Robiallac, também ainda não vi produtos deste gênero em Portugal. Há no entanto muitos produtos similares há venda na Europa que enviam certamente para Portugal.

    Apesar da minha opinião poder ser der certa forma parcial, visto trabalhar com esta empresa, tenho visto muitos bons trabalhos feitos com os produtos Luigi Decori (por exemplo, do estilo betão: https://luigidecori.pl/produkt/betono-beton-architektoniczny/ e https://www.youtube.com/watch?v=L8J9fyfUmco), fabricados na Polónia.

    Outra coisa porreira da tinta de cal é que se não ficar bem, é fácil uniformizar ou refazer. E ainda outra coisa que podem ou não gostar, é um acabamento muito mais mate. Os outros três reflectem bastante luz e na aplicação errada podem criar reflexos incómodos.


    A tinta de cal tem várias vantagens, principalmente para projetos creativos deste gênero. No entanto, há que ter em atenção a sua baixa resistência à abrasão e aderência a outras tintas já existentes.
    Concordam com este comentário: Kikomartins99
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, zemvpferreira
  11.  # 11

    Um primário próprio não resolve esse problema?

    Conhecem lojas onde posso comprar esta tinta de cal?
    Como é aplicada de uma forma mais normal acho que arrisco a fazer caso não arranje nenhum profissional.

    É necessário usar um protetor/cera/verniz no fim?
  12.  # 12

    Partindo do princípio que quer apenas a tinta de cal para efeitos de design/decoração, e não para usufruir das suas outras inúmeras vantagens, não são necessários primários. Não sendo a solução perfeita, é mais fácil fazer uma primeira demão muita diluída com água e testar numar parte mais escondida.

    O importante é saturar muito a parede, pintar as 3/4 demãos seguintes wet-on-wet e não deixar a tinta secar muito rapidamente. Isto tudo para paredes com substratos minerais. Em paredes de gesso cartonado poderá ser um pouco mais complicado e tem de ser devidamente testado, já que as verdadeiras tintas de cal não são exatamente compatíveis com as mesmas.

    Para o design desejado, existem várias técnicas (diluir, secar, pincelar, etc.), se bem que mesmo uma pintura "normal" nunca é tão uniforme como com outras tintas e assim única.

    Os produtos que tenho visto à venda online são estrangeiros, em termos financeiros poderá até compensar mandar vir do estrangeiro. Em tintas de cal, a qualidade tem infelizmente o seu preço. Existem também outras opções similares com o estilo de tintas de cal (p. ex. https://luigidecori.pl/produkt/veneziano-fuori-stiuk-wenecki-zewnetrzny/), mas com as vantagens do trabalho ser máis fácil, uniforme, "intencional", resistente, compatível com outros revestimentos e com melhores tempos de secagem.

    Uma tinta de cal não requere geralmente um verniz, até porque um verniz inadequado iria anular a vantagem da transpirabilidade da própria tinta e até eventualmente modificar a cor. No seu caso, talvez possa usar uma cera para estuques.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, BorisVoltaren
  13.  # 13

    A marca AURO será boa para o objetivo que quero?

    Encontrei também em Portugal a vixalit da Viero mas nos vídeos parecia não deixar muitas nuances e parecer uma tinta normal.

    E a weberev pasta (efeito betão) é parecido ao acabamento da fotografia que deixei em cima?
  14.  # 14

    Colocado por: Kikomartins99A marca AURO será boa para o objetivo que quero?


    Apesar de ter experiência com a marca, parece ser uma boa opção para o seu projeto, principalmente em termos de praticabilidade:

    https://www.youtube.com/watch?v=U2AB6R0oGnc.

    Caso goste de projetos DIY pode sempre comprar um pouco do produto e experimentar, p. ex., numa placa de gesso cartonado com o respetivo barramento. Já que é da zona de Aveiro e se precisar de materiais para testes (placas de gesso, gesso ou reboco de cal), posso disponibilizar-lhe algumas sobras da minha obra (zona de Estarreja).


    Encontrei também em Portugal a vixalit da Viero mas nos vídeos parecia não deixar muitas nuances e parecer uma tinta normal


    Eu não conheço estes produtos, mas muitas das tintas de cal são na realidade "tintas de dispersão à base de cal", de forma a evitar os efeitos indesejados (no se caso certamente desejados) de uma tinta per se não uniforme.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kikomartins99
  15.  # 15

    Porreiro, mesmo porreiro, é o tadelakt
    https://atelier51.pt/tadelakt/

    A VIXALIT, da Viero é também um boa opção a ter em conta- Não é qq pintor que sabe dar isso.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N, Kikomartins99
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kikomartins99
  16.  # 16

    Lembrei-me agora ainda de uma outra solução, que infelizmente nunca experimentei, mas que talvez seja bastante prática e que tem como base cimento cola de base mineral para ETICS:

    1. Saturar bem a parede com um primário de saturação/aderência
    2. Rebocar a parede (2 a 4 mm) com o cimento cola
    3. Com um pulverizador, molhar um pouco toda a superdície do reboco
    4. Tapar o reboco molhado com um plástico fino mas resistente (p. ex. daqueles para cobrir os móveis durante as pinturas)
    4. Com uma talocha arredondada, passar sobre o plástico, de forma a imitar os vincos e as imperfeições do betão
    5. Remover o plástico com cuidado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kikomartins99
 
0.0197 seg. NEW