Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Já li muita coisa, mas cada caso é um caso, cada casa ê uma casa.
    A minha, toda em pedra, é muito fria no Inverno e muito quente no Verão.
    Quero poder usar o sótão e, por todos os motivos, preciso de isolar o telhado.
    É um telhado com cerca de 15 anos, que não tem infiltrações. Numas partes tem a telha à 6, noutras placas de roofmate. Como se pode ver nas fotos.
    Que isolamento devo fazer com os menores gastos possíveis?
    Obrigado a todos.
    telhado
    telhado 2
  2.  # 2

    Considerando que seu telhado tem cerca de 15 anos e não vazou, você está em uma boa posição para adicionar isolamento sem precisar de grandes reparos. opções que você pode usar:
    Lã mineral. A lã mineral pode ser colocada entre as vigas do telhado ou em cima delas se você planeja usar o sótão como área residencial.
    Polyfoam (EPS, XPS), as folhas de espuma são leves, possuem alto isolamento térmico e resistência à umidade. A instalação de espuma requer um corte preciso das telhas para garantir um ajuste perfeito entre as vigas.
    O isolamento soprado, como celulose ou espuma de poliuretano, pode ser soprado nos espaços entre as vigas, proporcionando bom preenchimento e isolamento.
    O isolamento de folha reflete bem o calor, ajudando a reter o calor no inverno e a refletir o calor no verão.
    Ao escolher o isolamento, considere a espessura do isolamento, a resistência à umidade e a ventilação do telhado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardospinto
  3.  # 3

    Obrigado.
    Lã de rocha e lã mineral é a mesma coisa?
  4.  # 4

    Lã de rocha é lã mineral, lã de vidro é igualmente lã mineral, uma mistura das duas (hibrida) é igualmente lã mineral.
    A lã de rocha provem maioritariamente do basalto e a lã de vidro da sílica (areia) e vidro reciclado.
    Ambas de origem mineral.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, ricardospinto
  5.  # 5

    a eficácia desse roofmate deve ser muito diminuta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardospinto
  6.  # 6

    estranho a sua casa em pedra ser muito quente no verão 🤔 a questão não serão as janelas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardospinto
  7.  # 7

    Se for na zona do nordeste Trasmontano com aquela configuração de telhado é muito normal ser quente de verão e fria de inverno, principalmente no andar superior. Isso precisa de isolamento qb na laje de esteira ou junto à telha se o sótão for para aceder com regularidade. E por isolamento qb quer dizer pra cima de 100, 150mm de espessura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, ricardospinto
  8.  # 8

    Colocado por: marizeestranho a sua casa em pedra ser muito quente no verão 🤔 a questão não serão as janelas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardospinto

    No Verão, a casa é fresca no rés-do-chão e muito quente no 1. andar. Insuportável mesmo, até quando as persianas estão fechadas o dia inteiro.
    Pode ser das janelas em alumínio, realmente. Acho que não são grande coisa. Já cá estavam quando comprei a casa.
    O que propõe quanto às janelas?
    O que propõe?
  9.  # 9

    Colocado por: Vítor MagalhãesSe for na zona do nordeste Trasmontano com aquela configuração de telhado é muito normal ser quente de verão e fria de inverno, principalmente no andar superior. Isso precisa de isolamento qb na laje de esteira ou junto à telha se o sótão for para aceder com regularidade. E por isolamento qb quer dizer pra cima de 100, 150mm de espessura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardospinto

    Não, fica na zona do Grande Porto.
    • djouze
    • 16 fevereiro 2024 editado

     # 10

    Pela minha experiência, as janelas importam, mas o isolamento do sótão faz muita diferença. Eu coloquei XPS de 6 cm na laje e deixei de ter diferenças de temperatura significativas entre o r/c e o 1º andar (antes tinha recorrentemente diferenças de mais de 1 grau).
    Quando coloquei os 6cm foi com a ideia de potencialmente colocar outra camada de 6 cm, mas parece-me que não vale a pena no meu caso. Sendo o Porto um pouco mais frio que Lisboa, acho que pode fazer sentido ter uma espessura maior, como sugere o Vitor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardospinto
  10.  # 11

    Colocado por: taunusa eficácia desse roofmate deve ser muito diminuta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardospinto

    Visto que em grande parte do telhado já tem roofmate, o que propõe? Tirar o roofmate e colocar lã de rocha? Ê que os dois não cabem.
    Se sim, podia aproveitar o roofmate noutro sitio? Não queria deitar fora, foi caro.
 
0.0169 seg. NEW