Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    vou começar a construir uma moradia nova e alguns trabalhos irei contratar separadamente. Se contratar apenas mão de obra, pagando o material à parte, a % de iva para os dois é igual?
  2.  # 2

    É, sempre a 23%
    Concordam com este comentário: sadino
  3.  # 3

    Era esse imposto que o Chega queria acabar mas que o pessoal num tópico ao lado achou que era populismo...
    Na recuperação de casas em zonas antigas de algumas cidades existe a possibilidade do IVA da mão-de-obra ser de 6%. Mas isso o Montenegro pode explicar melhor...
    Concordam com este comentário: Allegrodx, sadino, famel74
  4.  # 4

    É o que temos... o estado fala de falta de habitação, de especulação, da culpa do AL mas não fala que quem quer construir uma casa de 250 mil euros paga quase de 60 mil euros...
    Concordam com este comentário: famel74
  5.  # 5

    “Aplica-se uma taxa reduzida de IVA de 6% a empreitadas de construção civil, nomeadamente nas empreitadas de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação realizadas em imóveis afetos a habitação, ao abrigo da verba 2.27 da Lista I anexa ao CIVA.“

    Não é só para casas em zonas antigas de algumas cidades, atenção.

    https://www.economias.pt/taxa-reduzida-de-iva-na-construcao-civil/#:~:text=Aplica%2Dse%20uma%20taxa%20reduzida,Lista%20I%20anexa%20ao%20CIVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  6.  # 6

    Colocado por: Marta Marques“Aplica-se uma taxa reduzida de IVA de 6% a empreitadas de construção civil, nomeadamente nas empreitadas de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação realizadas em imóveis afetos a habitação, ao abrigo da verba 2.27 da Lista I anexa ao CIVA.“

    Não é só para casas em zonas antigas de algumas cidades, atenção.

    https://www.economias.pt/taxa-reduzida-de-iva-na-construcao-civil/#:~:text=Aplica%2Dse%20uma%20taxa%20reduzida,Lista%20I%20anexa%20ao%20CIVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sadino


    Verdade, mas não dá para construção de novas casas...
  7.  # 7

    É isso exatamente. Nenhum político quer dizer que a habitação é considerada um bem de luxo, pois paga 23% de iva . Nem a esquerda fala disto
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
  8.  # 8

    Correto, é para “ …beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação…”, infelizmente não é aplicável a construções novas.
 
0.0117 seg. NEW