Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RicardoPortoNão consegue corrigir a térmica por fora? Fazer uma testa nessa zona

A minha cobertura é "tradicional", pelo que é composta pela camada de isolamento térmico (um material com aparência de lã mineral, mas em placas rijas) + camada de tela asfáltica + camada de tela com cobertura mineral (não tenho godo na cobertura).

O plano passa por colocar isolamento térmico pelo lado exterior da cobertura, na esperança de que os condensados resultem do contacto do ar húmido com a tela fria que passa acima do isolamento térmico. Vou utilizar XPS de 80mm colocado por cima da tela.

Para já é o que é viável, pois refazer a parede que não tem isolamento pelo exterior seria demasiado dispendioso. Além do mais já tinha planeado cobrir a cobertura com XPS + lajetas para bem da longevidade da tela que está exposta aos raios UV, pelo que começo por esta divisão e vou fazendo depois a coisa aos poucos.
  2.  # 2

Só para partihar que no final acabei por resolver o problema passando um tubo flexível de ventilação pelo tecto falso desde a máquina (na cobertura) até à zona problemática. Foi um trabalho moroso que envolveu muitas horas de trabalho de paciência para passar primeiro uma guia (daquelas de passar cabos elétricos) por todo o tecto falso onde o acesso era feito através dos orifícios quadrados de focos com uns 8 ou 10cm de lado, e depois puxar o tubo GP100 contornando os varões de sustentação do tecto, tubagem elétrica e passagens estreitas entre vigas e o tecto. Aqui uma câmara endoscópica comprada no AliExpress foi uma tábua de salvação :) .

A minha VMC é de fluxo simples, pelo que acabei por optar por deixar o tubo dentro do tecto falso em vez de fazer um orifício para ventilar a divisão propriamente dita.

Conclusão: neste momento as vigotas não apresentam sequer uma pinga de condensação. Naturalmente que o ar da divisão acabará por insuflar o tecto falso nesta zona, levando consigo parte do ar quente e reduzindo alguma eficiência térmica, mas é o que é.

Já tinha substituído a lã mineral nesta divisão por lã de rocha de 100mm com barreira vapor, mas tenho a ideia que ficou ainda pior por acumular ainda mais ar quente dentro do tecto falso.
    Ficou por testar a aplicação de XPS por cima da cobertura, mas como o problema é mesmo a parede que não tem isolamento no exterior e porque a cobertura já tem o isolamento térmico que cobre toda a casa, tive sérias dúvidas de que isso resolveria alguma coisa.
    • HFSF
    • 14 fevereiro 2025

# 3

O problema que tem agora é que está a insuflar ar com particulas de la mineral para dentro da casa.

Quando construí o eng. da termica explicou-me que o ar quente que é produzido pelo PRH deve ser atrasado por uma camada de la mineral no teto para não ter condensação.
    A la de rocha esta toda bem colocada aí perto?
  3.  # 4

Como é que estou a insuflar com partículas de lã mineral? O tubo que está no interior do tecto falso está a aspirar, não está a insuflar, e portanto em teoria a divisão da casa (como o resto da casa) está em pressão negativa. No pior dos casos a pressão negativa vai é levar ar limpo para dentro do tecto falso e partículas em suspensão acabarão por ser sugadas pela VMC e expelidas pela máquina na cobertura.

A lã está bem colocada, na medida do possível. As placas estão todas encostadas umas às outras, mas não estão coladas de forma a formar uma superfície única. A barreira vapor está apontada para baixo, pelo que também não seria por aí.

Contudo, o tecto falso nunca é estanque e no meu caso há algumas zonas onde me parece que é sempre possível haver "infiltração" de ar quente, nomeadamente a grelha do AC (que é de conduta) e o remate do tecto falso junto à parede, que tem um friso de talvez 50mm. A isso há que juntar toda a continuidade do tecto falso pela casa fora, onde há grelhas e afins que também são pontos potenciais de entrada de ar quente e vapor.
    • HFSF
    • 17 fevereiro 2025

# 5

OK então li mal porque pensei que estava a insuflar.
    Se está a remover vejo menos problemas correcto.

Colocado por: NortenhoA lã está bem colocada, na medida do possível. As placas estão todas encostadas umas às outras, mas não estão coladas de forma a formar uma superfície única. A barreira vapor está apontada para baixo, pelo que também não seria por aí.

O que queria perguntar era se não tinha nenhuma placa levantada ou alguma zona onde tivesse comprimida.
  4.  # 6

Há algumas zonas onde deixei alguma sobreposição das placas, pelo que aí estão um pouco levantadas (mas sem deixar o tecto a descoberto). Achei que isso seria preferível a não acertar bem as extremidades de algumas placas, mas vou sempre a tempo de remediar e "enrolar" mais nas zonas junto às paredes.

0.0141 seg. NEW