Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um imóvel a meias com o meu ex-companheiro, no momento da separação ficou acordado e escrito que eu pagaria a renda e ficaria com o imóvel.
    O imóvel foi vendido já que por causa dos juros altos não consegui que ele fosse exonerado da dívida.
    Neste caso eu vou ficar com o lucro da venda do imóvel.
    Alguem sabe como ele pode declarar no IRS que ele não teve mais valias com a venda já que eu fiquei com o valor a 100%?
    Muito obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: danae39O imóvel foi vendido


    Então o ex-namorado compareceu e assinou a escritura.
  3.  # 3

    Sim ele compareceu e assinou mas como eu fiquei a pagar o imóvel, ele cedeu por escrito quando nos separamos.
    A questão é que ele não vai ficar com dinheiro nem vai fazer crédito.
    Eu vou ficar com o dinheiro e fazer crédito habitação.
    Como dizer ás finanças que ele a 3 anos cedeu a casa e não vai ter nenhuma mais valia com a venda do imóvel?
  4.  # 4

    O ex namorado recebeu algum valor da venda?
  5.  # 5

    Deve ir a um contabilista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danae39
  6.  # 6

    Nada de nada, foi integro para mim, a casa tinha sido comprada com as minhas poupanças e ele saiu 6 meses depois da compra.
  7.  # 7

    E fizeram nova escritura na altura da separação?

    É que se ele constava como proprietário na altura da venda, pois vejo que assinou, tem aí um belo problema.
    Para todos os efeitos, para a AT, ele era coproprietário na altura da venda, ainda que não tenha fica com o dinheiro.
  8.  # 8

    Não fizemos nova escritura na altura os juros comecaram a subir e decidimos vender.
    Então ao fazer IRS não há opcão dele indicar 0% de mais valias e eu 100%?
    •  
      Dom
    • 16 fevereiro 2024

     # 9

    Fisicamente pode ter cedido, mas legalmente parece que não. O que aconteceu é que vocês eram ambos proprietários do imóvel e ambos efetuaram a venda perante os olhos das finanças.
  9.  # 10

    Você dá-lhe o que ele tiver que pagar de mais valias.
 
0.0122 seg. NEW