Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, camaradas.

Como primeiro post neste fórum, gostava de saber se alguém me consegue dar uma estimativa de quanto ficaria construir a casa na planta anexada? Esta é apenas uma planta aleatória que encontrei na Internet e gostava de usar como ponto de referencia caso decida construir um dia.

Compreendo que atualmente muita gente fale de valores na casa dos 1500€/m² + IVA, o que inviabilizaria a construção, por isso gostava de saber se alguém me consegue dizer quanto ficar a obra se fosse eu (juntamente com a minha mulher e familiares) a fazer toda a parte de acabamentos interiores, desde: pladur, tetos falsos, pinturas (interiores) a instalação elétrica. As parte a sub contratar seria a colocação de azulejo e do flutuante, bem como a carpintaria.

Para este exemplo prático considerem apenas a parte da casa e descartem qualquer cálculo que inclua a garagem, quero mesmo só saber de quanto custaria ter a casa pronta por fora, sendo que o interior acabaria eu. Janelas, portas e isolamento exterior seriam também a cargo do empreiteiro.

Zona Norte (entre Famalicão e Santo Tirso).

Agradeço qualquer resposta e por favor tenham paciência comigo.
  2.  # 2

Boas Monteiro. Bem vindo aqui à chafarica.

Monteiro isso para planta "aleatória"....
    https://forumdacasa.com/discussion/85304/1/planta-moradia-terrea-t3/

...

Monteiro, vai precisar de um empreiteiro geral que "deixe ficar" o alvará... Isso não é legal.
    Vai ter de acautelar um miríade de situações e ter na mesma director de obra/fiscalização que assine de cruz o que for feito por vós.
    O mesmo para termos de responsabilidade no que respeita a instalação eléctrica....

Em termos de custos...
    O grosso de uma obra depende muito do terreno. Se a casa for enquadrada para o terreno ou não.
    Santo Tirso onde, já agora?

Se tem um orçamento curto o mais sensato é simplificar. Cortar em tipos de materiais e acabamentos.
    O material "raw" está na moda... haja arquitecto que puxe pela cabeça.

Qual é o budget que têm em mente?

Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monte1ro
  3.  # 3

Admito que sim a planta veio daqui porque me identifiquei com as áreas e o design geral. Não tentei enganar ninguém, nem roubar crédito a ninguém.

Mencionou que seria ilegal eu fazer os acabamentos interiores, ou apenas a parte elétrica?

A localização é meramente hipotética, visto que sou natural da Trofa e moro em Famalicão, mas a Trofa de momento está muito cara.

Em termos de valores, eu tento me guiar pelo preço dos projetos (e das casas) que vejo à venda. Exemplo

O meu plano seria tentar adquirir um terreno na faixa dos 50-70k, e construir uma casa semelhante à planta anexada ou ao exemplo mencionado, por um valor inferior ao de simplesmente adquirir o projeto que linkei.

De notar, que em termos de acabamentos exteriores estamos a falar de coisas muito básicas, meramente uma parede branca lisa.
  4.  # 4

Colocado por: monte1roCompreendo que atualmente muita gente fale de valores na casa dos 1500€/m² + IVA, o que inviabilizaria a construção, por isso gostava de saber se alguém me consegue dizer quanto ficar a obra se fosse eu (juntamente com a minha mulher e familiares) a fazer toda a parte de acabamentos interiores, desde: pladur, tetos falsos, pinturas (interiores) a instalação elétrica. As parte a sub contratar seria a colocação de azulejo e do flutuante, bem como a carpintaria.

se tem mão de obra para os acabamentos a minha sugestão é não construir, mas comprar uma casa já construida e recuperar.

existe uma serie de burocracias em Portugal que infelizmente inviabiliza o que pretende.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monte1ro
  5.  # 5

Colocado por: pauloagsantos

se tem mão de obra para os acabamentos a minha sugestão é não construir, mas comprar uma casa já construida e recuperar.

existe uma serie de burocracias em Portugal que infelizmente inviabiliza o que pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:monte1ro

Poderia me indicar exatamente o que é que não posso fazer de acordo com as legislação? Ou será só a parte elétrica.
  6.  # 6

Colocado por: monte1roPoderia me indicar exatamente o que é que não posso fazer de acordo com as legislação? Ou será só a parte elétrica.

Perca um pouco de tempo no fórum, que vai perceber.
  7.  # 7

Colocado por: Pickaxe
    Perca um pouco de tempo no fórum, que vai perceber.

Pelo que eu percebi é necessário alvará de construção. Pensava que isto só se aplicava para obras exteriores…

0.0138 seg. NEW