Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, a quem tem carta de pesados, que atestado é este?
    preciso revalidar a carta de pesados que já caducou, eu não conduzo pesados mas tirei isto quando tinha 21 anos e tenho que renovar agora, eu lembro-me que quando tirei esta carta tive que fazer exames no oftalmologista, não sei se este atestado é relacionado com isso, porque estou a tentar fazer isto online e não me é nada prático agora marcar estas consultas faze-las etc ...

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Rafael Monteiro AlexBoa tarde, a quem tem carta de pesados, que atestado é este?
    preciso revalidar a carta de pesados que já caducou, eu não conduzo pesados mas tirei isto quando tinha 21 anos e tenho que renovar agora, eu lembro-me que quando tirei esta carta tive que fazer exames no oftalmologista, não sei se este atestado é relacionado com isso, porque estou a tentar fazer isto online e não me é nada prático agora marcar estas consultas faze-las etc ...

    Obrigado

    Fiz isso há dois anos.
    Marque uma consulta no Centro de Saúde com o seu médico de família e diga-lhe que pretende renovar a carta de condução C. O médico depois consulta-o, prescreve-lhe os exames/análises que entender e depois de ter os resultados ele passa o atestado (ou não) que é encaminhado eletronicamente para o IMT, depois é só fazer o pedido de renovação online, paga o valor (menos de 20€) via referencia MB 24 horas depois, e depois uns dias/semanas recebe a carta em casa. Após o pagamento efetuado consegue imprimir uma guia que substitui a carta de condução durante 2 meses (salvo-erro).
  3.  # 3

    Muito Obrigado Amigo!
  4.  # 4

    Só uma questão a quem estiver a par, eu não conduzo pesados, há problema se renovar a carta de pesados só no Verão? é que aí tenho exames para fazer, em vez de os estar a fazer agora de proposito para a carta de pesados, quanto mais, agora estou sem medico de familia.

    Basicamente, gostava de saber se ha problema em andar com a carta caducada uns meses (sabendo que nao conduzo pesados)
    E se na altura da renovação me poderão confrontar com alguma coima ou algo e genero

    Obrigado
  5.  # 5

    De acordo com o site do IMT, só ocorre em contra-ordenação se conduzir com o titulo caducado.
    Contudo, se deixar passar mais de 2 anos do titulo caducar terá de fazer uma prova prática.

    https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Revalidacao/Paginas/Revalidacao.aspx

    Se deixar passar mais do que 2 anos (e até um limite de 5 anos) sem renovar a carta, terá de realizar um exame especial, composto por prova prática.*
  6.  # 6

    muito obrigado Vitor confirmei no link que me deixou e é como diz, pelo menos é a informação que dispõe

    O que acontece se não revalidar a minha carta de condução nos prazos legais?

    A revalidação deve ser requisitada nos 6 meses anteriores à caducidade, para não incorrer nas seguintes situações:

    Se deixar passar o prazo e conduzir com a carta de condução caducada está a cometer uma infração rodoviária.
    Se deixar passar mais do que 2 anos (e até um limite de 5 anos) sem renovar a carta, terá de realizar um exame especial, composto por prova prática.*
    Se deixar passar mais do que 5 anos (até um limite de 10 anos) sem renovar a carta, terá de completar com aproveitamento um curso específico de formação e realizar um exame especial, composto por prova prática.
  7.  # 7

    Colocado por: Vítor Magalhãesencaminhado eletronicamente para o IMT, depois é só fazer o pedido de renovação online, paga o valor (menos de 20€) via referencia MB 24 horas depois, e depois uns


    30 euros ao balcão, 27€ online.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 8

    Colocado por: rjmsilva

    30 euros ao balcão, 27€ online.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    É mesmo isso, renovei a minha carta de pesados em 2021 e renovei a de um familiar no ano passado (80 anos), não me recordava quanto paguei pela minha, mas a do meu familiar foi menos de 20€. Na altura tentamos fazer o pagamento na hora mas não permitia, a entidade e referência só ficavam ativas 24h depois de emitidas.
 
0.0125 seg. NEW