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  1.  # 1

    Boas,

    Estou a considerar adquirir um Tesla modelo 3, mas queria garantir que consigo carregar a 16A durante toda a noite.

    Vivo num apartamento com garagem box privada.
    A garagem tem instalação elétrica ligada directamente à minha fração.
    Fiz uma estimativa da distância entre a fração e a garagem de uns 30 metros.

    Tenho monofase com potência contratada de 6,9kv.
    O disjuntor da garagem, no quadro da fração, é um Efapel 55120 1CP C20.
    A garagem tem um quadro elétrico e 3 tomadas todas com o seu disjuntor.
    O disjuntor geral da garagem, no quadro da garagem, é um Efapel 55625 2BC 30mA in 25A.
    Cada um dos 3 disjuntores das tomadas são Efapel 5516 1CP C16.
    A única coisa que tenho ligada na garagem é iluminação e o motor da garagem numa das tomadas.
    As tomadas são aquelas caixas cinzentas normais da Efapel, aquelas com tampa como se usa nas casas de banho.

    O mobile charger da Tesla chegará para carregar a 16A continuamente quando ligado a uma destas tomadas?

    Desculpem o testamento e muito obrigado desde já!
  2.  # 2

    Em princípio não tem problema.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, mafgod
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  3.  # 3

    Mas o melhor é chamar um eletricista
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagoct
  4.  # 4

    Sim, teoricamente chega.

    Mas um olhar de especialista é capaz de ser benéfico. São muitas horas seguidas com uma potência considerável, eu tentaria certificar-me que está tudo ok a nível de cabelagem, maus-contactos, etc etc...

    Força nisso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagoct
  5.  # 5

    Para carregar a 16A monofásico com o UMC (carregador móvel da Tesla) tem de adquirir o adaptador azul para tomada cee o que vem com o carro é schuko e só dá 13A
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagoct, jorgemlflorencio
  6.  # 6

    Boas,

    Tal como diz o tiagodiaf, com ficha normal consegue carregar a 13A. Dependendo das suas necessidades diarias pode ser suficiente. Como referência, Carregaria um M3SR (Bateria de 60KWh) de 30 a 100% em cerca de 13/14 horas.


    Consideracões:
    - Para 30 metros de distância, deveria verificar a espessura dos cabos e considerar trocar para um de 6mm2.
    - Atencão às terras e aos apertos de todas as ligacoes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagoct, jorgemlflorencio
  7.  # 7

    Quantos kms faz por dia ?
  8.  # 8

    Colocado por: sousalQuantos kms faz por dia ?


    Durante a semana entre 30 a 40 km.
  9.  # 9

    Para o dia-a-dia, e tendo em conta os kms que faz semanalmente (40km!?) o cabo que vem de origem mais a tomada que tem chega e sobra.

    Sugiro carregar o carro até aos 90/95% e depois e reponha ao longo da semana ou semanalmente, dependendo dos kms que faça.
    40km numa condução normal, gasta uns 5kWh, o que a carregar a 13A precisa de cerca de 1h30m!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagoct
  10.  # 10

    Colocado por: mafgodSugiro carregar o carro até aos 90/95% e depois e reponha ao longo da semana ou semanalmente
    a recomendação da Tesla é ligar sempre que possível o carro à corrente, dependendo da bateria deve no dia a dia usar a faixa 20-80% ou carregar sempre até 100%, depende da bateria que o carro tiver mas isso vem no manual e pode ver no menu de carregamento também
  11.  # 11

    Carregue numa tomada green up e a 100%
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  12.  # 12

    Colocado por: tiagoctPara o dia-a-dia, e tendo em conta os kms que faz semanalmente (40km!?


    São os km que faz por dia de segunda a sexta.
    Concordam com este comentário: tiagoct
  13.  # 13

    Colocado por: mafgodPara o dia-a-dia, e tendo em conta os kms que faz semanalmente (40km!?)


    30 a 40km por dia durante a semana :)
  14.  # 14

    Só a mim é que causa estranheza que o meu disjuntor, no apartamento, para a garagem é de 20A (Efapel 55120 1CP C20), e depois o disjuntor geral no quadro da garagem é de 25A (Efapel 55625 2BC 30mA in 25A) ?
  15.  # 15

    Colocado por: tiagoctSó a mim é que causa estranheza que o meu disjuntor, no apartamento, para a garagem é de 20A (Efapel 55120 1CP C20), e depois o disjuntor geral no quadro da garagem é de 25A (Efapel 55625 2BC 30mA in 25A) ?


    Está correto.
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  16.  # 16

    Para quem começa na mobilidade elétrica recomendo que arranjem uma mnemónica, tipo, quantos kms carrego por hora ou quantas horas preciso para repor a energia para fazer 100km.
    Para isso é necessário saber a média do carro aos 100km (e adicionar uns 15% para a eficiênca do carregamento) e a potência de carregamento...
    Sabendo a potência (10A(2,3kW) - 13A(3kW) - 16A(3,7kW), é fazer as contas :-)

    Para carros normais e em conduções normais, aponto para uns 15kWh/100km (sendo 13kWh/100km média + 15% eficiência).
    Assim, e em números redondos:
    10A
    1h => 15km
    100km => 6h30m

    13A
    1h => 20km
    100km => 5h00m

    16A
    1h => 25km
    100km => 4h00m

    Assim, dá logo para perceber se o cabo que vem com o carro chega ou se tem de pensar em comprar um outro que permita outras potências de carregamento.
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  17.  # 17

    Colocado por: bettencourtCarregue numa tomada green up e a 100%
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    Tomada green up demasiado cara, no fundo é uma tomada de qualidade com um iman :-)

    E nunca carregar a 100% diariamente, mesmo nas baterias LFP!
    As LFP suportam melhor cargas altas MAS, e se quiser levar à letra, a recomendação da Tesla é semanalmente.
    E, é carregar até 100% e seguir viagem, não deixar o carro a marinar horas e dias a 100%.
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  18.  # 18

    Colocado por: tiagoct30 a 40km por dia durante a semana :)
    Para fazer 10.000km/ano compre a gasolina. Está o seu problema resolvido.
    Concordam com este comentário: pkasa
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  19.  # 19

    Faça carregamentos entre os 40 y 80 % y de quando em vez um carregamento total para "balanceamento" das baterias.
    Sempre que carregar a 100% inicie logo a viagem.
    Verifique se a tomada esquenta muito durante o carregamento y programe o carregador para cargas baixas para evitar uma elevada corrente de carga.
    Programe a suas viagens diárias para poucos ciclos de carga, se puder não carregue todos os dias.
  20.  # 20

    Colocado por: tiagoctSó a mim é que causa estranheza que o meu disjuntor, no apartamento, para a garagem é de 20A (Efapel 55120 1CP C20), e depois o disjuntor geral no quadro da garagem é de 25A (Efapel 55625 2BC 30mA in 25A) ?

    Os especialistas que me corrijam, se disser alguma barbaridade (ou que complementem):
    - No quadro principal tem um disjuntor de 20A , que corta a corrente se esta subir acima desse valor (para proteger de curto-circuitos). Também serve para proteger os fios, que no seu caso devem ser de 4(?) mm.
    - No quadro da garagem tem um diferencial de 30mA , que corta a corrente se a diferença entre a corrente que passa na fase e no neutro for superior a 30 mA (para proteger de fugas de corrente).

    Estes últimos habitualmente são de 25A, 40A ou 63A. Tem o mais pequeno, porque chega.

    Está tudo correcto, como já referiram.
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