Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho em curso uma reabilitação na qual estão agora a fazer a instalação eletrica.

    Para a rede estruturada comprei cabo Teka U/UTP Cat.6 mas como vou inevitavelmente ter cruzamento de cabos de dados com fios eletricos (cada um no seu tubo corrugado de 20mm) e alguns até correm lado a lado, um amigo sugeriu que talvez fosse boa ideia usar antes cabo U/FTP (folha a isolar cada par de fios) ou F/UTP (folha a isolar os 4 pares de fios).

    Alguém me sabe dizer se a preocupação é pertinente ou se por estarem individualizados em tubos separados, não preciso preocupar-me porque não vou ter interferencias ou estas são nada significativas?

    Uma outra questão está relacionada com a utilização de equipamentos PoE (AP's e camaras). Qualquer cabo Cat.6 é adequado para passar PoE?
  2.  # 2

    Em princípio não tem problema em colocar UTP, no resto igual.
  3.  # 3

    Olá Trabalho em redes e sou eletricista
    Como refere estão em caminhos separados, sendo o caso está dentro da legislação ited, é não tem nenhum problema em usar utp em detrimento do ftp,sendo de referir que o uso de cat. 6 permite o uso de frequências e velocidades superiores nos ativos.


    👌👌
  4.  # 4

    Colocado por: rituaisTenho em curso uma reabilitação na qual estão agora a fazer a instalação eletrica.

    Para a rede estruturada comprei cabo Teka U/UTP Cat.6 mas como vou inevitavelmente ter cruzamento de cabos de dados com fios eletricos (cada um no seu tubo corrugado de 20mm) e alguns até correm lado a lado, um amigo sugeriu que talvez fosse boa ideia usar antes cabo U/FTP (folha a isolar cada par de fios) ou F/UTP (folha a isolar os 4 pares de fios).

    Alguém me sabe dizer se a preocupação é pertinente ou se por estarem individualizados em tubos separados, não preciso preocupar-me porque não vou ter interferencias ou estas são nada significativas?

    Uma outra questão está relacionada com a utilização de equipamentos PoE (AP's e camaras). Qualquer cabo Cat.6 é adequado para passar PoE?


    Estando separados por sistemas mecânicos ( tubos diferentes) não se justifica a Utilização de outro cabo diferente do UTP.

    Está perfeitamente dentro da legislação (desde que as tubagens cumpram o tipo de tubo e dimensionamento correcto) e não tem qualquer problema de interferentes se estivermos a falar de rede eléctrica BT.

    Sim o UTP comporta sem qualquer problema nenhum o sistema PoE assim como qualquer outro cabo Ethernet.

    Apenas se tem de preocupar a não ter cabos com cumprimentos superiores a 80/100mts. Mas numa casa normal não deve ter esse problema

    Cumprimentos.
  5.  # 5

    Colocado por: NunoFAlmeidanão ter cabos com cumprimentos superiores a 80/100mts.


    ...comprimentos...

    A abreviatura de metros, é "m"
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas

    ...comprimentos...

    A abreviatura de metros, é "m"


    Tem razão Pedro, mas foi postado as 2h30am de hoje no fim de um dia sem fim que começou as 6h30am do dia anterior, não pode dar para tudo. acho que me pode perdoar. :)
    •  
      rituais
    • 18 fevereiro 2024 editado

     # 7

    Obrigado Varejote, vhsantos e NunoFAlmeida! Já me pouparam umas massas :-)
    Mas como provavelmente não me vão chegar os 305m do rolo de cabo que comprei, vou pedir para enfiarem esse para os pontos de rede menos exigentes e depois vejo se compro FTP (just in case) para as TV's, AP's e Camaras, ou se compro mais do mesmo (UTP).

    Colocado por: NunoFAlmeida

    Tem razão Pedro, mas foi postado as 2h30am de hoje no fim de um dia sem fim que começou as 6h30am do dia anterior, não pode dar para tudo. acho que me pode perdoar. :)

    Eu não desculparia assim com tanta facilidade... no minimo seriam 10 Avé Marias :-)
  7.  # 8

    Colocado por: rituaisObrigado Varejote, vhsantos e NunoFAlmeida! Já me pouparam umas massas :-)
    Mas como provavelmente não me vão chegar os 305m do rolo de cabo que comprei, vou pedir para enfiarem esse para os pontos de rede menos exigentes e depois vejo se compro FTP (just in case) para as TV's, AP's e Camaras, ou se compro mais do mesmo (UTP).


    Eu não desculparia assim com tanta facilidade... no minimo seriam 10 Avé Marias :-)


    Tenho locais de uso profissional a funcionar com UTP sem problemas, habitações menos probabilidades terá.
 
0.0089 seg. NEW