Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho em curso uma reabilitação na qual estão agora a fazer a instalação eletrica.

    Para a rede estruturada comprei cabo Teka U/UTP Cat.6 mas como vou inevitavelmente ter cruzamento de cabos de dados com fios eletricos (cada um no seu tubo corrugado de 20mm) e alguns até correm lado a lado, um amigo sugeriu que talvez fosse boa ideia usar antes cabo U/FTP (folha a isolar cada par de fios) ou F/UTP (folha a isolar os 4 pares de fios).

    Alguém me sabe dizer se a preocupação é pertinente ou se por estarem individualizados em tubos separados, não preciso preocupar-me porque não vou ter interferencias ou estas são nada significativas?

    Uma outra questão está relacionada com a utilização de equipamentos PoE (AP's e camaras). Qualquer cabo Cat.6 é adequado para passar PoE?
  2.  # 2

    Em princípio não tem problema em colocar UTP, no resto igual.
  3.  # 3

    Olá Trabalho em redes e sou eletricista
    Como refere estão em caminhos separados, sendo o caso está dentro da legislação ited, é não tem nenhum problema em usar utp em detrimento do ftp,sendo de referir que o uso de cat. 6 permite o uso de frequências e velocidades superiores nos ativos.


    👌👌
  4.  # 4

    Colocado por: rituaisTenho em curso uma reabilitação na qual estão agora a fazer a instalação eletrica.

    Para a rede estruturada comprei cabo Teka U/UTP Cat.6 mas como vou inevitavelmente ter cruzamento de cabos de dados com fios eletricos (cada um no seu tubo corrugado de 20mm) e alguns até correm lado a lado, um amigo sugeriu que talvez fosse boa ideia usar antes cabo U/FTP (folha a isolar cada par de fios) ou F/UTP (folha a isolar os 4 pares de fios).

    Alguém me sabe dizer se a preocupação é pertinente ou se por estarem individualizados em tubos separados, não preciso preocupar-me porque não vou ter interferencias ou estas são nada significativas?