Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Gostaria de receber os vossos comentários sobre este layout.
      planta2.jpg
  2.  # 2

A IS dá para o hall e não cumpre as acessibilidades. E se calhar vai precisar de paredes de 40cm para cumprir o RCCTE.
  3.  # 3

augst, gostava de lhe perguntar o seguinte (nao tenho rigorosamente nada a ver cm o projecto nem conheco esta pessoa) mas queria só entender o seu comentário:

1. ha algum inconveniente em a IS dar para o "hall" ?
    2. nao cumpre as acessibilidades porque ?
    3. paredes de 40cm para cumprir o rccte ? como consegue concluir com base no desenho acima que as paredes ilustradas nao cumprem o rccte ?
  4.  # 4

O edificio até poderia ter paredes exteriores de 12cm e cumprir com o RGR e o RCCTE.
    Mas não me parece que cumpra com as acessibilidades, no acesso à casa, Na IS, acessivel, nas zonas de manobras aos vãos, circulações e na cozinha...
    Não percebo porque a existência de zonas opacas defronte do envidraçado da sala...

Qual é sua intenção ao mostrar este layout?
    É Projectista, é dono de obra, é um projecto hipotéctico, etc...?!
  5.  # 5

Colocado por: AugstHillA IS dá para o hall e não cumpre as acessibilidades. E se calhar vai precisar de paredes de 40cm para cumprir o RCCTE.

Obrigado pelo comentário.
    Esta regra das acessibilidades é mesmo para cumprir? eu pergunto isto não é por mim, pois ter mais um metro na WC não me causa problemas mas sinceramente em dezenas de construções novas que tenho visto, tanto terminadas como ainda em construção vejo em muitas, mas mesmo muitas degraus e IS muito pequenas.
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasO edificio até poderia ter paredes exteriores de 12cm e cumprir com o RGR e o RCCTE.
    Mas não me parece que cumpra com as acessibilidades, no acesso à casa, Na IS, acessivel, nas zonas de manobras aos vãos, circulações e na cozinha...
    Não percebo poruq a existen cia de zonas opacas defronte do envidraçado da sala...

Obrigado pelo comentário.
    Quanto ás acessibilidades a passagem que vai da garagem á entrada da casa apesar de apresentar degraus eles serão suprimidos na implementação real e toda a casa será ao mesmo novel e sem quaisquer degraus.
    Na cozinha qual a largura entre os móveis?

A intenção de mostrar este layout é o de apenas receber comentários e curiosidade. Estou na fase de escolher o gabinete de arquitectura e embora eu tenha a ideia de pedir ao arquitecto um projecto sem ideias pre-concebidas a minha esposa pretende algo parecido com este layout.
    Este layout é da autoria da minha esposa com base num projecto de um empreendimento que visitamos, mas com bastantes alterações.
    Mais uma vez acho estranho estas regras de acessibilidades, RTCE, etc, não estou a dizer que não existem, obviamente existem e eu conheço-as, só não percebo como é que elas não são implementadas e aqui no forum é imediatamente o que chamam a atenção (e bem).
  7.  # 7

Colocado por: AugstHillA IS dá para o hall e não cumpre as acessibilidades. E se calhar vai precisar de paredes de 40cm para cumprir o RCCTE.

Relativamente ao RCCTE, se lhe informar que:
    Paredes Exteriores – Fachada ventilada
    Sistema de fachada ventilada, com isolamento exterior de poliuretano projectado de 5 cm, caixade-
    ar e placagem de Silbonite.
    Coberturas Planas
    Cobertura composta por laje aligeirada, regularizada com massa leve, à qual é acrescentado
    poliestireno expandido. Isolamento com duas camadas de tela asfáltica de 4 e 5
    mm e placas de poliestireno extrudido com 6 cm. A protecção é feita com manta geotêxtil e camada
    de godo de 10 cm. Os rufos têm cobertura de zinco.
    Lajes de Piso
    Os pavimentos são construídos em laje com caixa-de-ar de 50 cm para o terreno.
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasO edificio até poderia ter paredes exteriores de 12cm e cumprir com o RGR e o RCCTE.
    Não percebo poruq a existen cia de zonas opacas defronte do envidraçado da sala...

Não há uma zona opaca. A sala terá um envidraçado em toda a largura e á sua frente (exterior) será um deck com uns pequeno muro e degraus.
  9.  # 9

Não ligue à parte da IS a dar para o hall. O que diz respeito às acessibilidades já foi por aqui também falado. A parte do RCCTE tem a ver com o factor de forma (a relação entre a área do pavimento e a área de coberturas e fachadas) que, à primeira vista, parece muito desfavorável. Junte a área de vãos envidraçados (a transmissão térmica não costuma ser inferior a 4x a da parede opaca) e o projectista já vai ter muito por onde se entreter.
  10.  # 10

Boas!

Deverá sempre contactar um arquitecto com o programa da sua casa definido... assim como áreas e valores máximos que podem dispender para a construção da habitação.
    Se apresentar logo um esquema pre-definido como este, o arquitecto/a não terá muita margem para poder trabalhar, podendo desta forma "cortar" à partida outras soluções que poderiam até ser muito mais interessantes para si e para a sua mulher.
    Deixe o arquitecto primeiro trabalhar. Só depois deve mostrar a SUA ideia.

Quanto ao projecto, para não alongar mto, tenho só uma situação a comentar. (Para alem das acessibilidades, como aqui já foi dito)
    Os "nichos" criados no volume da área social da casa, poderiam na minha opinião ser eliminados... Não faz sentido ter um espaço para entrada da I.S, depois o volume da lavandaria que sai e cria novamente uma "bolha" na sala de jantar, e por fim, não existir um espaço de entrada em casa (hall ou do gênero), sem armários técnicos nem outros para guardar objectos e casacos.
    Entrar directamente no espaço que tem, de jantar, e como está e pela forma que criou devido à I.S., lavandaria e cozinha, penso que não será uma solução muito estética.

Para alem disso e para mim o pior, apesar de não se ter apercebido disso, você tem uma área de circulação enorme e totalmente aberta e desaproveitada...

Cumpts e felicidades com o projecto!
    BHP ! arq
    •  
      FD
    • 22 fevereiro 2010

# 11

Colocado por: bhpPara alem disso e para mim o pior, apesar de não se ter apercebido disso, você tem uma área de circulação enorme e totalmente aberta e desaproveitada...

E há quem goste... Na semana passada alguém me dizia que gostava era do hall do tamanho de uma sala! Que se chegasse à casa e se visse tudo da porta de entrada.
    Não percebo muito bem para quê mas, são convicções... razões que a razão desconhece como se costuma dizer.
  11.  # 12

cozinha: 1,20m entre bancadas
  12.  # 13

Bem..ali é um hall a ver uma mesa de refeições!!
    sinceramente acho que está na hora do Luis e sua mulher irem falar com um gabinete de projectos (arquitecto) levear como é evidente esse desenho e outras ideias para juntamente com o arquitecto resolver de acordo com os seus gostos uma boa solução quer funcional quer estética.
    • AIECR
    • 22 fevereiro 2010

# 14

não entendo o porquê do formato da cozinha... está completamente estrangulada!! e depois a mesa está do lado de fora da cozinha, mas tambem fora sa sala, ou seja está no hall de entrada??!!
  13.  # 15

Colocado por: alexandraraposonão entendo o porquê do formato da cozinha... está completamente estrangulada!! e depois a mesa está do lado de fora da cozinha, mas tambem fora sa sala, ou seja está no hall de entrada??!!

Quando vi a imagem e não olhando aos pormenores previstos com os requisitos legais porque estes são mesmo para cumprir, parece-me pouco funcional e pouco acolhedora, desta forma está a expor completamente o espaço das refeições, o hall de entrada é tão reduzido ou inexistente, porque quando se entra em casa dá logo de caras com o espaço de refeições e depois é que passa para a sala de estar, na minha opinião deveria colocar a sala de estar mais próximo da entrada.
  14.  # 16

é uma boa base, boa distribuição, mas claro falta agora um profissional, está na altura de contratar arquitecto.
    mas é um bom começo da parte do cliente ter uma ideia de definição dos espaços.
  15.  # 17

Em que local é a habitação?
  16.  # 18

Obrigado a todos,

Concordo com o problema do hall e a sala de jantar e a cozinha, fácilmente solucionável com a reformulação desta área da casa.
    O que eu pensei era ter completamente "separadas" as 4 áreas, garagem, cozinha/sala jantar/arrumos, sala de estar, repouso. Ao colocar esta distribuição fácilmente posso "revolucionar" uma delas sem interferir nas restantes.
    Obviamente vou agora a um gabinete de arquitectura e mostra o nosso layout e as nossas ideias para que trabalhem e nos apresentem soluções.
    Quanto aos requesitos legais serão para cumprir mas continuo a não obter uma resposta aqui á minha dúvida: porque é que nenhuma, mas mesmo nenhuma casa das dezenas que tenho visitado cumpre todos esses requisitos legais? Ou têm casa de banho de serviço no Piso térreo pequena, ou quase todas têm degraus de acesso ao piso térreo, se não na entrada terão no exterior, quanto mais não seja na soleira do portão de entrada.
    ainda estou para encontrar uma onde possa entrar sozinho na casa com uma cadeira de rodas. Daí não compreender tanta fixação nesse aspecto se ninguém cumpre. E não me levem a mal pois eu serei o primeiro a cumprir pois a minha sogra tem dificuldades de mobilidade e irá viver connosco.
  17.  # 19

Sr Luis pereira.

O decreto lei das acessibilidades, 163/2006, só começou a ter alguma inercia agora.
    É normal que em casas de hoje, já em fase de acabamentos, não consiga verificar os requisitos legais para um projecto de arquitectura pois o seu licenciamento remonta para esse tempo.

Para construções novas, neste caso habitações, existem alguns itens do decreto lei que deverão ser cumpridos. E a acessibilidade não é só para "cadeira de rodas" como indica o seu símbolo universal, mas para crianças, idosos, ou mesmo aqueles que andem de muletas durante 3 meses ou que tenham, apesar de saudáveis, alguma deficiência passageira.

Vai ver que este decreto lei não é nenhum bicho de sete cabeças e não deve ser encarado logo como um obstáculo a contornar. Num bom projecto de arquitectura, garanto-lhe que todas as regras do bom cumprimento deste decreto lei, passam totalmente despercebidas em qualquer programa de arquitectura.

PS: onde é p terreno?

Cumpts!
  18.  # 20

Colocado por: bhpSr Luis pereira.

O decreto lei das acessibilidades, 163/2006, só começou a ter alguma inercia agora.
    É normal que em casas de hoje, já em fase de acabamentos, não consiga verificar os requisitos legais para um projecto de arquitectura pois o seu licenciamento remonta para esse tempo.

Para construções novas, neste caso habitações, existem alguns itens do decreto lei que deverão ser cumpridos. E a acessibilidade não é só para "cadeira de rodas" como indica o seu símbolo universal, mas para crianças, idosos, ou mesmo aqueles que andem de muletas durante 3 meses ou que tenham, apesar de saudáveis, alguma deficiência passageira.

Vai ver que este decreto lei não é nenhum bicho de sete cabeças e não deve ser encarado logo como um obstáculo a contornar. Num bom projecto de arquitectura, garanto-lhe que todas as regras do bom cumprimento deste decreto lei, passam totalmente despercebidas em qualquer programa de arquitectura.

PS: onde é p terreno?

Cumpts!

Concordo!
    Distrito de Aveiro.

0.0230 seg. NEW