Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,
    Recebi uma carta da empresa Águas do Norte, dizendo que na sequência de uma verificação técnica, detetaram uma irregularidade na utilização da rede predial de abastecimento de água, pelo facto de estar interligada e/ou a ser alimentada por uma captação particular, dizendo que os sistemas devem ser separados.
    Ora, eu nunca ouvi falar disto. Eu de facto tenho um poço, que uso para banhos, etc e retiro água da companhia apenas para consumo.

    Alguém me pode elucidar sobre este tema?
  2.  # 2

    Como é que eles fizeram a verificação?
  3.  # 3

    Por você nunca ter ouvido falar, não quer dizer que eles não têm razão.
  4.  # 4

    Sim têm ser separados. E tem o poço separado e registado?? E dá as leituras anualmente na APA?
  5.  # 5

    Também recebi essa carta. Pelo que percebi querem obrigar para uso domestico que use agua da companhia se não vai ser multado. Ate dizem que tem que ser vistoriado a sua habitacao. Para realmente verificar se para uso domestico usa agua da companhia.
    Este Portugal está cada vez melhor
  6.  # 6

    O problema que vejo é que alguns dizem que só usam água do poço para wc's, mas a rede é única e misturam água potável com águas de superfície.

    Eu tenho poço, mas é usada exclusivamente para rega.
  7.  # 7

    Colocado por: Hugo_GTambém recebi essa carta. Pelo que percebi querem obrigar para uso domestico que use agua da companhia se não vai ser multado.
    O que não pode acontecer é alguém ligar à rede águas particulares. Quem garante que essa água está propria para consumo. Se estiver imprópria pode contaminar a rede. Eu também tenho um poço, mas o circuito é titalmente independente da rede, não existindo nenhum ponto de contacto.

    Penso que é isso que a companhia quer assegurar, e a meu ver bem.
    Concordam com este comentário: lmcaet, bettencourt, Dom, Pedro Barradas
  8.  # 8

    Veja se não está a fazer retorno do poço para a rede pública.
    Pode a caixa do contador ser antiga e não ter retentor para impedir a injecção do poço na rede. Havia uns contadores que até andavam para trás !
  9.  # 9

    Aqui na minha zona de gaia, as aguas subcontratam entidades externas tipo Aqualongo para monitorizar fugas, acessos ilícitos e mais recentemente para a mudança dos contadores.
    • SrR
    • 19 fevereiro 2024

     # 10

    Eu ja tinha dito por aqui varias vezes que existe legislação sobre o assunto, caso existe abastecimento de água publico próximo da casa tem que obrigatoriamente utilizar essa agua na rede de consumo e preparação de alimentos, tudo o resto pode utilizar aguas de produção privada, estas redes têm que ser obrigatoriamente separadas sem possibilidade de mistura das águas, e então vocês dizem assim, é pah eu que queria ligar a agua do poço aos autoclismos se a bomba avaria fico sem possibilidade de ligar a agua da companhia aos autoclismos? Calmex que para este caso existe solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
    • SrR
    • 19 fevereiro 2024

     # 11

    Esta obrigação advem de umas normas europeias ja com algum tempo que agora os serviços municipais estao a implementar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vz1984
  10.  # 12

    Colocado por: SrREu ja tinha dito por aqui varias vezes que existe legislação sobre o assunto, caso existe abastecimento de água publico próximo da casa tem que obrigatoriamente utilizar essa agua na rede de consumo e preparação de alimentos, tudo o resto pode utilizar aguas de produção privada, estas redes têm que ser obrigatoriamente separadas sem possibilidade de mistura das águas, e então vocês dizem assim, é pah eu que queria ligar a agua do poço aos autoclismos se a bomba avaria fico sem possibilidade de ligar a agua da companhia aos autoclismos? Calmex que para este caso existe solução.


    Os meus tem duas entradas de água independentes, são da OLI
    Concordam com este comentário: SrR
 
0.0136 seg. NEW