Iniciar sessão ou registar-se
    • spvale
    • 21 fevereiro 2024 editado

     # 1

    Responder a essas perguntas é o mesmo que perguntar quanto custa ir comer a um restaurante, existem variáveis que não se controla e as margens dos matériais jogam muito, a ajudar a festa temos o tipo de terrenos e suas condicionantes...
    Gostava de saber o valor mínimo mas com a mega oferta de material e diferentes soluções não é possível tal facto...
  1.  # 2

    Basta pensar desta forma...
    Qual a margem de lucro do almoço tomado na tasca da esquina que ficou a "diária" a 6€, ou no restaurante franchisado de fast-food que custou 6.5€... no Restaurante "normal", que a refeição andou pelos 13€, ou no self-service do IKEA/ do Pingo doce... que não chegou a 8€...
    E dependendo do menu, a percentagem de lucro é a mesma?
  2.  # 3

    Colocado por: spvaleResponder a essas perguntas é o mesmo que perguntar quanto custa ir comer a um restaurante, existem variáveis que não se controla e as margens dos matériais jogam muito, a ajudar a festa temos o tipo de terrenos e suas condicionantes...
    Gostava de saber o valor mínimo mas com a mega oferta de material e diferentes soluções não é possível tal facto...

    Não é bem, bem, bem igual até porque as margens nos restaurantes são em percentagens de 3 dígitos no mínimo 😁

    A experiência de vida de alguém com 20-30 anos não será a mesma de alguém com mais 20 anos por exemplo.
  3.  # 4

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Não é bem, bem, bem igual até porque as margens nos restaurantes são em percentagens de 3 dígitos no mínimo 😁

    A experiência de vida de alguém com 20-30 anos não será a mesma de alguém com mais 20 anos por exemplo.
    .a experiência de vida neste momento pode induzir em erros de facturação se não se modernizar e actualizar...
    Empresas lucrativas no passado hoje já podem não ser...
    Dei o exemplo da restauração para ser mais fácil de explicar a quem criou o tópico...
  4.  # 5

    Experiência de vida de quem quer construir e não de quem vai construir.
  5.  # 6

    Colocado por: Vítor MagalhãesÉ um facto de que não podemos todos enveredar pelo ensino superior (ser doutores e engenheiros), mas a mentalidade é mesmo essa, sermos todos licenciados porquea caneta é bem mais leve do que a pá ou a enxada, no final vamos todos perceber que o dinheiro não dá para comer.
    Vivemos tempos estranhos em que até para trocar a porcaria de uma lâmpada em casa é preciso chamar uma empresa certificada e cheia de logótipos e selos que custaram dinheiro para serem ostentados, porque lá está, é preciso manter essas entidades já referidas no parágrafo anterior.


    Não me referia a engenheiros ou doutores.
    Referia-me precisamente a quem anda com a pá e não com a caneta. Repetindo aquilo que uma vez um professor me disse: "um varredor estudado varre diferente dum que não o é."

    Além de que não me parece que haja falta de doutores na construção. Mas se estamos sempre a bater na tecla da productividade, era hora de apostar no ensino profissional (como venho dizendo desde que cheguei ao sector)... e que esses profissionais usem menos os braços e mais as máquinas.
    Mas lá está, aí começavamos a ter um sector de construção de primeiro mundo, apesar de que nem todos parecem gostar dos selos e dos certificados.
    O mercado parece valorizar o tipo polivalente que desenrasca tudo, e ainda trata da contabilidade depois de jantar... porque ter alguém formado em gestão "parece mal".

    Quanto aos "doutores", tampouco me parece mal a ideia de licenças não vitalicias, em que é preciso ter X créditos em formação cada ano.

    Quanto ao €€ que é "ao negro". Com maior razão são precisos contabilistas, que não vão meter a cabeça no cepo pelo patrão. Convém lembrar, que boa parte das vezes "o negro" começa no Dono de Obra.

    Aí, o governo também deveria ter alguma sensibilidade. Embora a percentagem seja igual, não é o mesmo pagar impostos de valores pequenos ou de valores que davam para comprar 2 carros no final da obra.


    O que sim me parece, é que vinhamos muito mal habituados. A construção em Portugal era demasiado barata até há uns tempos atrás.
    Na altura em que dizia isso, quase que me insultavam. Pois via lá fora serem muito mais productivos, rápidos, e com maiores responsabilidades, mas sem milagres. Tudo se paga. Conceito bem dificil do Dono de Obra comum em Portugal entender, sabe se lá porquê.
    Concordam com este comentário: Dias12, Ruikode, falcon16
  6.  # 7

    Então na opinião do Miguel todas as exigências, licenciamentos e certificações e os milhentos diretores, fiscais, engenheiros, consultores, etc... são necessários para o tipo de construção residencial?


    Concordam com este comentário: Ciccardi
  7.  # 8

    Colocado por: Vítor MagalhãesEntão na opinião do Miguel todas as exigências, licenciamentos e certificações e os milhentos diretores, fiscais, engenheiros, consultores, etc... são necessários para o tipo de construção residencial?

    Isto no regime simplificado...
  8.  # 9

    Colocado por: N Miguel OliveiraO que sim me parece, é que vinhamos muito mal habituados. A construção em Portugal era demasiado barata até há uns tempos atrás.
    Provavelmente, o preço da construção praticado atualmente até poderá ser considerado mais adequado à realidade (pelo menos, aos olhos dos profissionais do setor), erraram foi no país, e no nível médio de rendimentos dos seus habitantes. Parecendo que não, estas coisas também entram na equação, ou será que contruir a mesma casa em Portugal, Nova Iorque ou Paquistão custa o mesmo? (quer no custo dos materiais, quer na mão de obra).

    Colocado por: N Miguel OliveiraRepetindo aquilo que uma vez um professor me disse: "um varredor estudado varre diferente dum que não o é."
    No ensino superior também tive um professor que me disse que a avaliação individual também dependia da média dos restantes alunos do curso, pelo que alguém que se destacasse pelo positiva acabava por ser penalizado. Isto é triste, mas serve para realçar como está tudo interligado, os preços praticados por uns, também deverão refletir o meio em que estão inseridos. Será isto justo para o construtor? Duvido, mas no dia em que todos decidirem cobrar o justo, podem começar logo a procurar outro trabalho, porque 90% deles deixam de ter clientes com recursos para pagar o "justo".

    Colocado por: N Miguel OliveiraMas lá está, aí começávamos a ter um sector de construção de primeiro mundo
    Fazia todo o sentido, se efetivamente estivéssemos num país de primeiro mundo... por enquanto continua a ser apenas uma pálida tentativa.

    Mas com isto não estou a malhar nas suas considerações, com as quais concordo de forma generalizada. Como em muitas outras coisas, temos que começar por algum lado com as ruturas, e eventualmente o resto da sociedade se seguirá, mas durante o processo, muita gente leva com a ripa de forma algo injusta.
  9.  # 10

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Ponha aqui o projecto, a localização, o caderno de encargos, e talvez alguém lhe responda.

    Pagar bem é o quê?
    É chegar ao servente e perguntar-lhe: "olhe lá, quanto é que você gostaria de receber para se sentir bem?"... "é X€". "Pronto, tome lá." ? E se disser 2X€ porque é Dezembro e quer comprar umas prendas? E se for 3X€ para ir visitar a familia ao Brasil a cada 4 meses?

    Pouco interessando se ele está a assentar uma tijoleira do Leroy, ou um mármore italiano... se a obra está a 2min ou 200kms... se o cliente é um chato e teso ou um rico que nunca aparece em obra... se o IVA é a 23%... ou leva os 6% por estar em ARU? Se a casa tem 2 WCs, ou se cada quarto tem a sua, mais a das visitas, mais a da piscina? Se é tudo corrido a janelas até ao tecto, vmc, etc... Se se se...


    Eu não pretendo construir queria ter uma ideia geral, acho que está demasiado na defensiva, eu não ando para aqui a dizer que os empreiteiros são uns xulos que ganham muito.

    E acho que a construção em Portugal era muito barata, como voce disse atrás, e vinha dai a minha pergunta.

    Um servente ganhar bem, é uma boa pergunta diga-me você..
  10.  # 11

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Pelo que oiço é uma profissão tão lucrativa tão lucrativa e tão fácil de fazer, que andam a estorvar-se uns aos outros de tantos que são.

    A sí, ninguém o impede de montar empresa, e praticar os preços justos que bem entender, pagar aos funcionários os salários justos que bem entender, a comprar os carros que bem entender, etc etc.

    O que quer saber? Qual é o lucro dum empreiteiro? Faça as contas e talvez tenha uma surpresa.

    Qual é o lucro dum dentista?
    E do homem do talho?
    E do veterinário?
    E do mecânico?
    Consegue responder?
    Por vezes convém pensar no que se pergunta primeiro, para não fazer má figura.

    Acho que se fosse assim tão espectacular e lucrativo, como os IT há uns tempos, estariamos a ver rumas e rumas de jovens enveredar por profissões na construção.

    Nota, não tenho nenhum tipo de relação com empreiteiros, mas acho que também já cansa esta ladaínha contra tudo o que mexe com cimento.

    Falta ainda aqui a fatia do promotor imobiliário quando o há. E por vezes ainda junta o vendedor (agende imobiliário), quando não é o promotor directamente a vender. É que por vezes há custos que se somam ao custo da construção, e dá a ideia que foi tudo sugado na margem do tipo da betoneira.
      6d92355ee03009eebab7d3cfae0d1806arq~2.jpg
    • Palhava
    • 22 fevereiro 2024 editado

     # 12

    Colocado por: Jose_BM

    A minha pergunta não era bem nesse sentido.

    A minha curiosidade vêm pelas propostas do BE que falava em fazer/recuperar casas por 60K cada.

    Eu gostava de saber qual o custo da cosntrução pagando bem ao pessoal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Svieira


    Hahahahaha 😂🤣😂🤣👍🤣😂🤣😀🤣

    https://observador.pt/especiais/lisboa-gasta-400-mil-euros-por-casa-em-predios-para-renda-acessivel-que-comprou-a-preco-de-saldo-a-seguranca-social/


    Aqui pagaram bem ao "pessoal"de certeza!!!

    Ou então puseram mármores de carrada.
  11.  # 13

    Colocado por: Vítor MagalhãesEntão na opinião do Miguel todas as exigências, licenciamentos e certificações e os milhentos diretores, fiscais, engenheiros, consultores, etc... são necessários para o tipo de construção residencial?


    Não não acho.
    Muito longe disso.
    Por mim, só um era responsável por tudo, mas a sério, estilo suíço por exemplo. E esse alguém não era o Dono de Obra pode ter a certeza. Esse só aparece no final da obra.

    O que não percebo é: Em que é que ter essa cambada de gente toda (da sua fotografia) beneficia o empreiteiro em termos de lucro? Sabe-me dizer? É que a meu ver, essa gente toda só traz dissabores ao empreiteiro.

    Reitero o que escrevi antes. Engenheiros Arquitectos não me parece que haja falta.
    Há falta é de empreiteiros e operários.
    Havendo poucos, tem duas soluções: Ou ganham melhor, têm maiores margens, mas isso parece ser pecado...
    Ou os poucos que há, produzem mais. Como? "Varrendo melhor"! Em vez da ladaínha do "faço assim à 30 anos e nunca houve stress", deviam vir dum ensino profissional competente... em vez do "aprendi a fazer massa no youtube ou no fórum da casa".
  12.  # 14

    Colocado por: RuikodeProvavelmente, o preço da construção praticado atualmente até poderá ser considerado mais adequado à realidade (pelo menos, aos olhos dos profissionais do setor), erraram foi no país, e no nível médio de rendimentos dos seus habitantes. Parecendo que não, estas coisas também entram na equação, ou será que contruir a mesma casa em Portugal, Nova Iorque ou Paquistão custa o mesmo? (quer no custo dos materiais, quer na mão de obra).

    Olhe, do que vejo no estrangeiro e comparando com a realidade portuguesa, a minha conclusão é simples: Na hora de pedir e idealizar a própria casa, não somos "pecos" nos requisitos, não. Principalmente porque "a casa é para a vida toda".

    Por outro lado, ainda existe muito o "se não serves para estudar, vais para as obras", como que se de um castigo se tratasse. Isso depois traz certo estigma, como que se cada um que anda com sacos de cimento às costas fosse um ex-prisidiário ou condenado. Durante anos se espezinhou o sector e se expremeram os preços. Agora, os Donos de Obra estão na mó de baixo. São ciclos. Voltarão a estar por cima, quem sabe.
    Concordam com este comentário: Matisofi, Dias12, falcon16
  13.  # 15

    Colocado por: RuikodeNo ensino superior também tive um professor que me disse que a avaliação individual também dependia da média dos restantes alunos do curso, pelo que alguém que se destacasse pelo positiva acabava por ser penalizado. Isto é triste, mas serve para realçar como está tudo interligado, os preços praticados por uns, também deverão refletir o meio em que estão inseridos. Será isto justo para o construtor? Duvido, mas no dia em que todos decidirem cobrar o justo, podem começar logo a procurar outro trabalho, porque 90% deles deixam de ter clientes com recursos para pagar o "justo".


    Cada um que olhe por sí primeiro.
    Que o façam de modo sustentado, em que as margens superiores que possam ter sirvam para modernizar as suas empresas.
    Os que não pensarem assim também durarão pouco, não se preocupe.

    Agora, misericórdia por alma de quem?
    Todos querem ganhar mais, mas se forem das obras, parece que não pode ser.

    Querem construção barata, falem com o BE, que parece que as arranja a 60k€/fogo.
  14.  # 16

    Colocado por: RuikodeFazia todo o sentido, se efetivamente estivéssemos num país de primeiro mundo... por enquanto continua a ser apenas uma pálida tentativa.

    Mas com isto não estou a malhar nas suas considerações, com as quais concordo de forma generalizada. Como em muitas outras coisas, temos que começar por algum lado com as ruturas, e eventualmente o resto da sociedade se seguirá, mas durante o processo, muita gente leva com a ripa de forma algo injusta.


    E não estamos num país de primeiro mundo?
    Anda o suíço e o norteamericano com salários de 100 ou 200k/ano a viver em barracos de madeira com 100-150m2 e janelões 2x2m, em terrenos que por vezes nem aos 150m2 chegam... e perguntam ao português donde saiu tanto guito para termos casas em betão e tijolo a passar os 200 e 300m2, com soalhos, e garagens para 2 ou 3 carros, WC para visitas e uma TV em cada canto... quando vêm que o IVA é o dobro e o salário é o que eles ganham num dia ou dois. Alguns até se passam quando lhes digo que temos estores... e por vezes em todas as janelas até...

    Há gente (geralmente estrangeira) que se vê um terreno de 1500 ou 2000m2, começa logo a "magicar" como encaixava ali 6 ou 9 apartamentos em propriedade horizontal e que juntando o guito de mais 3 ou 4 casais, cada um contrói duas fracções, uma para morar, outra para arrendar... e daí sacar um rendimento para o resto da vida. Já o português, se tem tanta terra mal parece erguer só 100m2 de casa. Faz logo 300 e terá muita erva para cortar e dar de comer aos coelhos. São mentalidades diferentes, mais isso também só acontece porque se podem dar a esse luxo honestamente. Bastava que a terra e a obra custasse mais um bocado que não haveria outro remédio...
    Concordam com este comentário: Dias12
  15.  # 17

    Colocado por: Jose_BMEu não pretendo construir queria ter uma ideia geral, acho que está demasiado na defensiva, eu não ando para aqui a dizer que os empreiteiros são uns xulos que ganham muito.

    E acho que a construção em Portugal era muito barata, como voce disse atrás, e vinha dai a minha pergunta.

    Um servente ganhar bem, é uma boa pergunta diga-me você..



    Como disse antes, é melhor pensar um bocado na pergunta antes de a fazer.
    Sem um enunciado, é complicado estimar o custo duma casa, o lucro dum empreiteiro e menos ainda definir o que é "pagar bem" ao pessoal.
  16.  # 18

    Colocado por: PalhavaHahahahaha

    Não percebi a da Manuela...
    Eu não sou empreiteiro, nem quero, não trabalho para nenhum, nem lhes tenho inveja alguma.
    E você tampouco deveria ter.

    É sempre mais fácil culpar o outro pelas azelhices que fazemos.
  17.  # 19

    O Dono de Obra "só" porque é accionista (pois no fundo é quem paga estas brincadeiras todas), arma-se em CEO duma empresa sem ter a menor preparação para isso. Anda a gerir uma data de gente num sector que desconhece, mais logística, pagamentos, seguros, e a definir detalhes técnicos e aspectos legais...
    Depois tudo lhe parece complicado, dificil ou caro... pelo que é melhor fechar os olhos e dar o seguinte passo.

    No final, aquilo que era para custar 10, terminou por ficar 15, foi comido por todos, mas acha que ficou perfeito e que mais barato era impossivel. Os problemas só aparecem uns anos depois de terminada a garantia, isto se reparar neles. Ainda assim, a nova casa foi um salto de qualidade por comparação com o sitio onde se vivia, pelo que isso alivia sempre um bocado.

    Já um CEO duma empresa real, por muito conhecimento que tenha, falha nos prazos ou no orçamento, e é despedido pelo accionista.

    Claro que a situação não é igual, pois o Dono de Obra tende a decidir com emoção (o CEO em principio não). É essa mesma emoção e falta de conhecimento operativo que ameniza e torna aceitável que se cometam tantos erros, ilegalidades e derragens quando é um Dono de Obra a gerir as coisas.

    O DO não precisa de culpar o empreiteiro (subordinado) por tudo isso. Pois como CEO ficava-lhe bem entender a responsabilidade que assume também. Se não sabe, cinja-se ao seu papel de accionista e delegue a gestão... ou vá ver uns tutoriais.

    Engraçado é que é uma ascensão astronómica, nem estagiários foram... o primeiro cargo que ocupam é logo o de CEO :)

    Um dia, vendem a casa pelo dobro do que custou (ou seja, usada, mais velha, pior estado)... e admiram-se que o mercado está caro para toda a gente. Mas a culpa é da "cambada de gatunos" da malta da construção.
    Concordam com este comentário: Dias12
    • DR1982
    • 22 fevereiro 2024 editado

     # 20

    Colocado por: N Miguel OliveiraJá o português, se tem tanta terra mal parece erguer só 100m2 de casa. Faz logo 300 e terá muita erva para cortar e dar de comer aos coelhos.
    como se as vantagens de uma casa grande se limitassem a parecer bem ou mal, ou como se a única vantagem de um terreno grande fosse ter erva para os coelhos :)
    Ha mais cores…
 
0.0257 seg. NEW