Iniciar sessão ou registar-se
    • jorlis
    • 22 fevereiro 2010 editado

# 1

Olá a todos. Gostaria que me ajudassem a esclarecer algumas duvidas, pretendo construir uma área coberta tipo de telheiro/anexo no terreno da minha habitação e estou completamente ás escuras. Sei que necessita de projecto e licença, de pouco mais sei, daí necessitar da vossa ajuda, já vi algumas das vossas discussões e achei bastante interessantes. Primeiro gostava que me esclarecessem á cerca das burocracias e os seus custos. o que pretendo construir é uma área coberta de 4m de largura por cerca de 11m de comprimento. Tudo com materiais básicos. ainda não sei se coloque placa, ou se revista a madeira com isolamento, aproveitando para ficar o tecto em medeira, depende do que for mais barato. Sabem me indicar quais os custo para a realização total desta obra. obrigado
      hgjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj.jpg
  1.  # 2

Olá a todos mais uma vez. Sei que a minha questão não deve ser das mais interessantes, mas poderiam dar-me uma ajuda. obrigado
  2.  # 3

Boas

Sabem me indicar quais os custo para a realização total desta obra. obrigado

Sem definição do sistema construtivo qualquer opinião que se dê é atirar para o ar, não tem fiabilidade.

Sei que necessita de projecto e licença,

É precisamente isso. Pelo menos aqui pela minha zona há limites para a área de anexos que se podem construir, não sei se será a mesma coisa na sua zona mas acho que primeiro devia averiguar isso: área permitida para o telheiro.

Quando tiver elementos sobre estas questões exponha aqui e vai ver que a terá respostas às suas perguntas.

cumps
    José Cardoso
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2010 editado

# 4

Colocado por: jorlisPrimeiro gostava que me esclarecessem á cerca das burocracias e os seus custos.

A primeira coisa a fazer é dirigir-se à Câmara Municipal, departamento de urbanismo (ou qualquer outro nome similar que lhe coloquem) e dizer: tenho uma casa aqui, está aqui a planta da casa e da implantação, preciso de saber se posso construir um anexo/telheiro.
    Lá lhe dizem sim, talvez, não.

A primeira regra: esse sim, talvez, não, dá-lhe uma ideia mas não serve. Tem que fazer um pedido de informação prévia (acho que é este o termo correcto). Faz um desenho, com medidas, coloca-o na planta do terreno e entrega na Câmara Municipal.
    O parecer depois dado é que lhe permite dizer que tem uma resposta válida.

Entre o primeiro e o segundo passo, é que pergunta o resto que quer saber. ;)

Como é uma obra pequena, deve ser difícil ou mais caro encontrar quem queira fazer o trabalho. Aqui dizem que uma casa nova custa por volta de 500€/1000€ por m2.
    Esse anexo, 11x4=44m2, ficaria entre 22.000€ e 33.000€...?
    Não sei, mas alguém deverá por aqui passar e ajudar. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorlis
  3.  # 5

Obrigado a todos, ser permitido executá-lo é 2º o construtor da casa, pois ainda tem boa possível de ser construida, mas que é dividida entre 2 moradias que estão inseridas no mesmo lote e que 2º o construtor partilham essa area de construção e como é de bom tom não poderei ser eu a usá-la toda, pretendo atingir a cota dos 50% para que o meu vizinho possa fazer o mesmo se bem o entender.
  4.  # 6

Srº Jcardoso não sei muito bem ao que se refere »»»»Sem definição do sistema construtivo qualquer opinião que se dê é atirar para o ar, não tem fiabilidade, refere-se á definição da planta, ás fundações, paredes e tectos e aos diferentes materiais que podem ai ser utilizados
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2010

# 7

Colocado por: jorlis2º o construtor da casa

Pois... mas não é o construtor que pode dizer se sim ou não, é a Câmara, não se esqueça disso. ;)
  5.  # 8

Boas

Refiro-me aos materiais a usar quer na estrutura quer nos acabamentos. Estrutura em betão armado? Metálica? Em madeira? Cobertura inclinada de duas águas? De uma água? Em telha assente em placa? Assente em ripado? E os acabamentos? Tem portas ou portões? Janelas? vai colocar algum ponto de água? revestimento do pavimento? E das paredes? Enfim, uma definição precisa do que quer.

cumps
    José cardoso
  6.  # 9

obrigado a todos, ainda fiquei com mais duvidas, mas já sabia á partida que isso iria acontecer, outras delas bem esclarecidas e pelo menos já sei por onde começar. Já agora em resposta ao srº Jcardoso pretendo que seja uma construção básica, com acabamentos simples s e económicos, irei tentar planificar melhor um esquema quando estiver mais livre. Assim que tiver noticias partilho-a com vocês
  7.  # 10

jorlis

depois da camara ou , antes, ou em simultaneo deve contactar um profissional habilitado para fazer esse projecto e licenciá-lo assim como desde logo um empreiteiro da zona para lhe dar uma orientação prévia dos custos.
    Digo isto porque está a fazer um trabalho e uma pesquisa que terá que pagar á mesma a alguêm para o fazer. Ou seja está a facilitar o trabalho de alguêm que na hora de cobrar..vai á mesma cobrar, talvez um pouco mais baratinho mas do tipo a lavar as mãos e papel para a camara.

0.0145 seg. NEW