Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, gostava de saber se alguém me consegue indicar se é possível "juntar" duas frações de uma casa de forma vertical? Acontece que o meu pai é dono de uma casa composta por 4 frações separadas que estão alugadas, e o mesmo sugeriu eu e a minha mulher ocuparmos duas das frações (nomeadamente a fração A e B da fotografia).

Eu sei que é necessário projeto, e aprovação da câmara municipal para fazer a obra, mas gostava de perguntar a quem percebe do assunto se seria muito difícil fazer estas alterações a nível de processos burocráticos.

Num outro tópico, acredito que talvez 100k cheguem para renovar o interior bem como taxas para a câmara e projetos + fazer as escadas interiores.

Qual a vossa opinião?
      image (2).png
  2.  # 2

Com a nova legislação, creio que a renovação do interior e até mesmo a construção da escada está isenta de licenciamento.
    Mas o pessoal dos projeto já cá virá opinar
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaCom a nova legislação, creio que a renovação do interior e até mesmo a construção da escada está isenta de licenciamento.
    Mas o pessoal dos projeto já cá virá opinar

Obras interiores que não alterem a estrutura da casa em principio não precisam de licença, mas a construção de uma escada altera a estrutura fundamental da casa, logo é preciso avisar a câmara. Certamente transformar dois artigos num só também.
  4.  # 4

Colocado por: monte1romas a construção de uma escada altera a estrutura fundamental da casa, logo é preciso avisar a câmara.

Com a nova legislação creio que não. Basta que exista um técnico que se responsabilize por isso.
    Transformar 2 artigos num só creio que estará igualmente muito mais facilitado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monte1ro
  5.  # 5

Mais uma questão: quanto acha que gastaria a abrir a laje do piso e fazer uma escada a unir ambos os andares?
  6.  # 6

Colocado por: monte1roMais uma questão: quanto acha que gastaria a abrir a laje do piso e fazer uma escada a unir ambos os andares?

Depende do tipo de laje, maciça ou aligeirada e das obras de remate que isso implica.
    Pisos, rodapés, tetos, etc.
    Depois depende também se o trabalho é apenas abrir o buraco e rematar ou se é uma obra mais completa onde grande parte dos custos acabam por ser diluídos
  7.  # 7

Neste caso, como se pode ver na fotografia a ideia para a obra seria eliminar as escadas exteriores e transforma a porta do R/C na única porta de entrada, como acesso ao piso superior só por dentro. Gostaria de manter estas obras juntamente com projetos e taxas camarárias abaixo dos 60.000€. Acha possível?
  8.  # 8

Só com as plantas da casa se consegue verificar da adequabilidade da pretensão, seja em termos de tipologia, seja em termos de alteraçõe estrutural e outros requisitos.

Peça uma consulta a um gabinete de projectos/ arquiteto por forma a ver a viabilidade disso, as condicionantes que se aplicam e assim saber por alto se vale a pena.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monte1ro
  9.  # 9

monte
    uma simples recuperação com alguma qualidade de um apartamento anda a rondar esses valores
    acho o seu plafond um pouco curto para se fazer algo de jeito tanto pelo exterior como pelo interior.
    recomendo que faça um bom projeto e bem planeado com quantificação de tudo para que se possa antecipadamente fazer uma estimativa de custos.
  10.  # 10

Colocado por: marco1monte
    uma simples recuperação com alguma qualidade de um apartamento anda a rondar esses valores
    acho o seu plafond um pouco curto para se fazer algo de jeito tanto pelo exterior como pelo interior.
    recomendo que faça um bom projeto e bem planeado com quantificação de tudo para que se possa antecipadamente fazer uma estimativa de custos.

Marco, um apartamento já tenho eu 😅

Neste caso, seria mesmo para poder usufruir de algo maior e com terraço, ainda que mais velho.

O orçamento não é fixo, mas claro que quanto mais barato melhor... Inicialmente fiz contas a renovar um andar (mão de obra seria minha e não é necessário licença) e obtive uma figura na casa dos 20k-30k. Multipliquei por 2 (para os dois andares), acrescentei 5k para arquiteto + 5k para a câmara e 30k para a obra das escadas.
  11.  # 11

boa sorte, nem eu consigo fazer essas contas.
    20 x 2 + 5 + 5 + 30 = 80 e não os 60 que tinha falado que queria ficar abaixo.
  12.  # 12

Como pode ver no post inicial eu mencionei 100k. 60k seria para projetos, taxas e escadas.
  13.  # 13

60 só para isso se calhar é demais.
  14.  # 14

Marco, esclareça me uma coisa, num cenário em que eu só fico com uma fração, o quão difícil seria a nível de burocracia acrescentar uma porta para o exterior nas traseiras da casa?
  15.  # 15

só analisando a coisa no todo. no entanto com a nova legislação talvez em termos camarários seja algo expedito e simples.

0.0142 seg. NEW