Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: rjmpires
    Também funciona. Pena a relação preço/funcionalidades.
    Com o módulo wifi fica bem caro.
    7 eletroválvulas e 7 shelly 1 deve-me ter custado o mesmo que apenas o controlador de 6 estações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroS1987


    O preço nem se coloca sequer. Só o tempo que lá perdi, amanhã se me pedissem 2 ou 3 mil euros para por tudo a funcionar, assinava já. Agora com a idade e experiencia, vou pegar nisto a sério e resolver de uma vez por todas o "desliga os 2 ultimos, liga o primeiro, etc".
  2.  # 2

    Sim está correto, programador de 6 zonas, 6 eletroválvulas.
    Depois programa conforme entender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroS1987
  3.  # 3

    Colocado por: Nortenho

    Tanto quanto sei, estes micro relés não são feitos para lidar com cargas indutivas. Sem qualquer proteção adicional é uma lotaria que tanto pode correr bem (como tem sido o seu caso e o do tgferreira), como pode correr mal.
    A Shelly vende este acessório precisamente para proteger módulos contra correntes de pico geradas por circuitos que contenham, por exemplo, motores:https://shelly.pt/filtro-rc-snubber-shelly/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira



    Ora aqui está algo que não sabia! Creio que o quadro do furo deve fazer a proteção mas é sempre bom aprender. Obrigado!


    PedroS1987 e outros colegas interessados: creio que em vez de Shelly1, se pode utilizar um Sonoff de 4 vias (que sempre fica uns euros mais barato). É muito provavelmente a solução que vou implementar aqui no quintal e tem a vantagem de ser "descentralizado": devo precisar de uns 10 circuitos e assim espalho os Sonoff em 3 pontos do terreno distintos. Só em tubo, poupo uma nota. Para controlar, devo olhar para HomeAssistant mas acho que há uns projectos que fazem umas coisas interessantes (como o OpenSprinkler) que posso usar para automatizar tudo conforme o tempo e previsão de chuvas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroS1987
    • SrR
    • 21 fevereiro 2024

     # 4

    Colocado por: PedroS1987Perdoem-me o amadorismo, mas deixo ficar uma imagem do que tenho atualmente e do que é pretendido.

    Terei de abdicar das ligações ao tubo central de 2 polegadas e fazer uma ligação independente para cada eletrovalvula, correto?
      Rega Final.png
    basta colocar na zona onde tem o passador um electrovalvula e depois levar a cablagem ate ao controlador, não tem que retirar o tubo de 2 polegadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroS1987
  4.  # 5

    Colocado por: tgferreira


    Ora aqui está algo que não sabia! Creio que o quadro do furo deve fazer a proteção mas é sempre bom aprender. Obrigado!


    PedroS1987 e outros colegas interessados: creio que em vez de Shelly1, se pode utilizar um Sonoff de 4 vias (que sempre fica uns euros mais barato). É muito provavelmente a solução que vou implementar aqui no quintal e tem a vantagem de ser "descentralizado": devo precisar de uns 10 circuitos e assim espalho os Sonoff em 3 pontos do terreno distintos. Só em tubo, poupo uma nota. Para controlar, devo olhar para HomeAssistant mas acho que há uns projectos que fazem umas coisas interessantes (como o OpenSprinkler) que posso usar para automatizar tudo conforme o tempo e previsão de chuvas.

    Os Sonoff são porreiros, mas tem de adicionar depois a parte do controlo e gestão.. com os shelly faço tudo isso na app.
    Criação de rotinas, tempos de rega, liga/desliga de acordo com a previsão meteorológica, circuitos em simultâneo ou individuais, ligar a bomba na altura de maior produção/envio de eletricidade para a rede.
    A App deles é bastante boa.

    Colocado por: VarejoteSim está correto, programador de 6 zonas, 6 eletroválvulas.
    Depois programa conforme entender.

    Ao preço disso tem de adicionar +100€ para o módulo wifi provavelmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroS1987
  5.  # 6

    Colocado por: rjmpires
    Os Sonoff são porreiros, mas tem de adicionar depois a parte do controlo e gestão.. com os shelly faço tudo isso na app.
    Criação de rotinas, tempos de rega, liga/desliga de acordo com a previsão meteorológica, circuitos em simultâneo ou individuais, ligar a bomba na altura de maior produção/envio de eletricidade para a rede.
    A App deles é bastante boa.


    Ao preço disso tem de adicionar +100€ para o módulo wifi provavelmente.


    O link que coloquei já tem o módulo wifi incluído.

    "Programador de Rega Rain-Bird RZX + WifI LNK" 6 zonas 178€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires, PedroS1987
      rzx_wifi_lkn.jpg
  6.  # 7

    Colocado por: SrRbasta colocar na zona onde tem o passador um electrovalvula e depois levar a cablagem ate ao controlador, não tem que retirar o tubo de 2 polegadas

    Terei de medir distâncias, para aferir o que fica mais em conta, porque desde o motor até à 1ª linha de aspersores varia entre os 50 e 80m e espaçamento entre linhas de aspersores chega a 10m. Entre fio e tubo, prefiro fazer as ligações perto do motor, pois dada a rotatividade de culturas, remoção das linhas de aspersores para tratar a terra, será melhor gastar mais tubo.
  7.  # 8

    Só por curiosidade, o que é que vocês cultivam?
    E é agricultura de subsistência ou já são quantidades consideráveis que tenha de vender ao mercado?

    Questiono porque estou a gostar da sua ideia, mas as dimensões que fala já são consideráveis.
  8.  # 9

    Colocado por: Varejote

    O link que coloquei já tem o módulo wifi incluído.

    "Programador de Rega Rain-Bird RZX + WifI LNK" 6 zonas 178€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires,PedroS1987
      rzx_wifi_lkn.jpg

    Nem tinha reparado, está a um preço melhorzinho do que quando tinha visto há uns anos. 👍🏻
  9.  # 10

    Colocado por: Dias12Só por curiosidade, o que é que vocês cultivam?
    E é agricultura de subsistência ou já são quantidades consideráveis que tenha de vender ao mercado?

    Questiono porque estou a gostar da sua ideia, mas as dimensões que fala já são consideráveis.

    O meu sistema é para regar árvores de fruto, ervas aromáticas, abóboras, flores, canteiros, relva.
    Num terreno do meu sogro é que montei um sistema para a horta dele.
    • box
    • 21 fevereiro 2024

     # 11

    tenho 7 zonas de rega controladas por eletrobomba + controlador em casa (afastado 65metros) funciona muito bem ligado ao wifi. tenho controlo em qq lugar, adiamentos por chuva, notificações etc etc na altura comprei o Orbit 94925 B-Hyve por uma pechincha na loja do Bezos (algo parecido com o Inkbird IIC-600 neste momento em promoção). Liguei o controlador às eletroválvulas com cabo de rede (4 pares)protegido com manga.

    Solução mais simples, sem grandes controlos ou setorização - apenas ligar e desligar à distância, compre um Controlador G202 4G e por menos de 10€ resolve a questão mas precisa de um cartão GSM (eu tenho usado um sem carregamentos obrigatórios). Também tem funcionado bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroS1987
  10.  # 12

    Colocado por: PedroS1987

    Não é má ideia, ter um router 4G em cada terreno com um cartão SIM. Já valeu a pena abrir o tópico.

    E quanto aos Shelly, terá de ser um para cada eletroválvula, correto? Porque no mínimo, terei 6 linhas de aspersores que terão de trabalhar independentes, ou agrupados de 2 em 2, máximo 3 em 3. Nunca os 6 em simultâneo.
    Concordam com este comentário:djouze


    Eu não percebo grande coisa de electroválvulas, mas do que andei a ver, sim, é um shelly por electroválvula. Se for o shelly 2pm, controla 2 canais. Estou a pressupor que essas electroválvulas são das que abrem enquanto têm corrente e desligam quando deixam de ter. Digo isto porque as que eu tenho, como já referi noutro tópico, são "latching", ou seja, abrem com um impulso de corrente (9V) e fecham com um impulso de corrente em sentido contrário. Com estas válvulas é um pouco mais complicado porque tem esta coisa de enviar corrente em dois sentidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroS1987
  11.  # 13

    O normal são 24v normalmente fechada, recebe 24v abre, desliga volta a fechar.

    Tenho as Rain Bird 100-DVF 1".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: djouze
  12.  # 14

    Colocado por: Dias12Só por curiosidade, o que é que vocês cultivam?
    E é agricultura de subsistência ou já são quantidades consideráveis que tenha de vender ao mercado?

    Questiono porque estou a gostar da sua ideia, mas as dimensões que fala já são consideráveis.


    Cultivamos de acordo com a época/sazonalidade. De dezembro a abril, maioritariamente cebolo, alho francês, repolhos (estes não querem muita agua). Depois entre junho e setembro, couve.

    Tudo isto para vender no mercado/feiras locais.

    A magia desta ideia, é fazer o que podia (e devia) ter feito antes. Posso errar, mas vou tentar mudar as coisas. O meu pai tem imenso gosto pela agricultura, mas perde a noção de que depois de semear, é preciso alimentar o processo e as mãos são poucas.
    Direi que 1 hectare pelo menos está cultivado, para uma pessoa (duas, quando posso) é penoso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  13.  # 15

    Com vista aérea, já se tem melhor perceção
    0 = Charca onde se encontra o motor
      zc.png
  14.  # 16

    Colocado por: rjmpiresOs Sonoff são porreiros, mas tem de adicionar depois a parte do controlo e gestão.. com os shelly faço tudo isso na app.


    Eu tenho um sonoff de quatro vias e um transformador de 18v (a alimentar as valvulas) ha anos a regar o quintal e trabalho apenas com a app sonoff (ewelink) sem qualquer problema. HA ainda o sonoff TH onde pode acoplar um sensor de humidade e assim controlar o sistema em funcao desse parametro. O par de shelly que tive deixaram de funcionar ao fim de 2 anos e os sonoff anteriores aos shelly la continuam pelo que me tenho mantido com este sistema (area onde a rede electrica nao e das melhores).
  15.  # 17

    Eu uso tanto Sonoff como Shelly e nunca tive problemas com nenhum. Acho que é uma questão de sorte, porque a electrónica de um e de outro é muito parecida.
    • hangas
    • 22 fevereiro 2024 editado

     # 18

    Colocado por: Varejote"Programador de Rega Rain-Bird RZX + WifI LNK" 6 zonas 178€.


    Comprei este o verão passado no marketplace da Worten.
    Programador Rega RAIN BIRD RC2I WI-FI (8 Estações) 120Eur

    https://www.worten.pt/produtos/programador-rega-rain-bird-rc2i-wi-fi-8-estacoes-mrkean-5000000009138?gad_source=1

    Já tem WiFi embutido e não precisa da dongle. Não tem é display, mas pode ser programado pela App, e da para dar arranque das zonas nos poucos botoes do painel.

    Foi a solução mais em conta da Rainbird que encontrei já com o WiFi.
    E deve ter saido mais em conta que Shellys e Raspeberry Pis com modulos de Reles.

    Além disso os programas fazem ajustes para o tipo de terreno, previsão metrologica, ajuste sanzonal, etc.
    O Rainbird para além das 8 zonas, tb tem uma saida para dar arranque contactor do motor se for necessário.
    Concordam com este comentário: Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  16.  # 19

    Colocado por: treker666

    Eu tenho um sonoff de quatro vias e um transformador de 18v (a alimentar as valvulas) ha anos a regar o quintal e trabalho apenas com a app sonoff (ewelink) sem qualquer problema. HA ainda o sonoff TH onde pode acoplar um sensor de humidade e assim controlar o sistema em funcao desse parametro. O par de shelly que tive deixaram de funcionar ao fim de 2 anos e os sonoff anteriores aos shelly la continuam pelo que me tenho mantido com este sistema (area onde a rede electrica nao e das melhores).

    Também controla em função da previsão de chuva?
    Já há uns anos que não uso sonoff, posso estar desatualizado.
    • djouze
    • 22 fevereiro 2024 editado

     # 20

    Colocado por: hangas

    Comprei este o verão passado no marketplace da Worten.
    Programador Rega RAIN BIRD RC2I WI-FI (8 Estações) 120Eur

    https://www.worten.pt/produtos/programador-rega-rain-bird-rc2i-wi-fi-8-estacoes-mrkean-5000000009138?gad_source=1

    Já tem WiFi embutido e não precisa da dongle. Não tem é display, mas pode ser programado pela App, e da para dar arranque das zonas nos poucos botoes do painel.

    Foi a solução mais em conta da Rainbird que encontrei já com o WiFi.
    E deve ter saido mais em conta que Shellys e Raspeberry Pis com modulos de Reles.

    Além disso os programas fazem ajustes para o tipo de terreno, previsão metrologica, ajuste sanzonal, etc.
    O Rainbird para além das 8 zonas, tb tem uma saida para dar arranque contactor do motor se for necessário.
    Concordam com este comentário:Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires


    Eu concordo que uma solução tipo Rainbird é a mais simples, especialmente se dá para ligar isto por wifi e controlar à distância. Eu já tive um Rainbird no passado e tinha um sensor de chuva ligado directamente ao controlador (acessório comprado à parte) que parava a rega automaticamente (basicamente é um recipiente que apanha a água da chuva e detecta se tem água lá dentro). Entretanto o rainbird avariou e decidi ir por caminhos mais DYI. Valeu a pena pela aprendizagem, mas é sempre um caminho potencialmente mais tortuoso. Eu estou a ver o meu pai a mudar os horários num desses programadores, mas acho mais difícil pô-lo a fazer o mesmo numa app da Shelly ou da Sonoff. E digo isto apesar de eu achar que é mais simples e rápido nas apps.
 
0.0244 seg. NEW