Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: djouze

Eu concordo que uma solução tipo Rainbird é a mais simples, especialmente se dá para ligar isto por wifi e controlar à distância. Eu já tive um Rainbird no passado e tinha um sensor de chuva ligado directamente ao controlador (acessório comprado à parte) que parava a rega automaticamente (basicamente é um recipiente que apanha a água da chuva e detecta se tem água lá dentro). Entretanto o rainbird avariou e decidi ir por caminhos mais DYI. Valeu a pena pela aprendizagem, mas é sempre um caminho potencialmente mais tortuoso. Eu estou a ver o meu pai a mudar os horários num desses programadores, mas acho mais difícil pô-lo a fazer o mesmo numa app da Shelly ou da Sonoff. E digo isto apesar de eu achar que é mais simples e rápido nas apps.

Em termos de robustes, fiabilidade e preço, talvez a opção que o hangas apresentou seja a melhor.
  2.  # 2

Certo, pode ser. Não me estava a referir a este Rainbird específico, mas a um Rainbird (ou outra marca) adequado ao que se pretende.
  3.  # 3

Colocado por: rjmpiresOs Sonoff são porreiros, mas tem de adicionar depois a parte do controlo e gestão.. com os shelly faço tudo isso na app.
    Criação de rotinas, tempos de rega, liga/desliga de acordo com a previsão meteorológica, circuitos em simultâneo ou individuais, ligar a bomba na altura de maior produção/envio de eletricidade para a rede.
    A App deles é bastante boa.
    Repescando isto: tem forma de partilhar o esquema de ligação do shelly a uma eletroválvula?
  4.  # 4

Colocado por: BelhinhoRepescando isto: tem forma de partilhar o esquema de ligação do shelly a uma eletroválvula?

Aqui pelas fotos que tenho parece-me ser assim.

230V é a alimentação para o shelly
    24V é a alimentação para as eletrovalvulas
    EV - Eletrovalvula
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Belhinho
      20250417_181734.jpg
  5.  # 5

Só não percebi porque fala no Shelly plus 1.
    É que tenho de sobra um Shelly 1....Não dá?
  6.  # 6

Colocado por: BelhinhoÉ que tenho de sobra um Shelly 1....Não dá?

Desde que tenha um contacto seco, nao haverá problema. Isto para alimentar a 230v e gerir 24v nos contactos.
    Também ha a hipotese de alimentar o shelly a 24V se esse modelo permitir.
  7.  # 7

Colocado por: BelhinhoSó não percebi porque fala no Shelly plus 1.
    É que tenho de sobra um Shelly 1....Não dá?

Porque é o equipamento que tenho lá, mas o shelly 1 também dá .
    Fiz referência ao 1 plus porque não sei se as entradas e saidas são iguais nos restantes.
  8.  # 8

também pode utilizar um shelly dimmer wrgb e aproiveitar logo os 4 canais para controlar 4 zonas.
  9.  # 9

Os shellies não vão ficar muito caros?
    Eu fiz isto com uma placa de reles de 12 euros da amazon e um ESP32 prai de 12 euros. O mais caro foram as fontes 24v.

Se não me engano ficou tudo por 50€
  10.  # 10

Colocado por: HFSFOs shellies não vão ficar muito caros?
    Eu fiz isto com uma placa de reles de 12 euros da amazon e um ESP32 prai de 12 euros. O mais caro foram as fontes 24v.

Se não me engano ficou tudo por 50€

E controla quantas eletrovalvulas independentemente?
  11.  # 11

Poderia controlar 8 ou mais com uma placa maior.

Foi uma solução temporária que depois de 1 ano ainda não ficou definitiva :)
    (Os cabos estão uma vergonha eu sei)
      IMG_1981 (1).jpeg
  12.  # 12

O que interessa é funcionar 😁
  13.  # 13

Colocado por: HFSFSe não me engano ficou tudo por 50€

Cada shelly foi 11-12€, e o transformador tinha cá por casa.
    Como tenho muita coisa que gosto de controlar, assim tenho tudo dentro da mesma app, e gosto bastante do interface e funcionalidades.
  14.  # 14

Com 1 shelly wrgb consegue controlar 4 saidas. O sehelly nao sei mas deve custar para ai 30 paus ou assim
  15.  # 15

Interessante esse shelly RGBW, de facto com 4 saídas a 24V já faz muito serviço 😅
  16.  # 16

Desconhecia esse shelly!

Na altura fiquei parvo só com os controladores de rega da rainbird e coisas assim serem tão caros e decidi fazer o meu.
  17.  # 17

Entao e uma coisas destas nao serve? Depois usa a electroválvula da marca que preferir (consta que as da Hunter sao as melhores).
    Sinceramente, qualquer relé shelly, por muito bom que seja, está hiper valorizado no mercado. Há tantas alternativas iguais por uma fracçao do preço que nao entendo o dislumbre. O shelly é a bimby dos DIYers.
  18.  # 18

Colocado por: tigoncalSinceramente, qualquer relé shelly, por muito bom que seja, está hiper valorizado no mercado.

Não tenho nenhum nem espero ter.

Relé com segurança real, Relé Ajax, agarrado ao próprio sistema.
  19.  # 19

Colocado por: tigoncalEntao e uma coisasdestasnao serve? Depois usa a electroválvula da marca que preferir (consta que as da Hunter sao as melhores).
    Sinceramente, qualquer relé shelly, por muito bom que seja, está hiper valorizado no mercado. Há tantas alternativas iguais por uma fracçao do preço que nao entendo o dislumbre. O shelly é a bimby dos DIYers.

Tanta coisa serve para abrir válvulas.

Comecei com os shelly através dos medidores com pinças amperimetricas e controladores de estores, era do mais barato que havia no mercado e com melhor interface de controlo.
    Actualmente para estes pequenos relés há muita coisa.
  20.  # 20

Colocado por: HFSFNa altura fiquei parvo só com os controladores de rega da rainbird e coisas assim serem tão caros e decidi fazer o meu.

Eu comprei um RC2 (já com Wi-Fi embutido) por 100eur com 8 zonas.
    Na altura o hardware de hobbyist estava muito caro.
    Um raspberry pi e uma placa de reles + fonte de alimentação não me ficava por menos.

Mas os preços eram muito dispares. Vi o mesmo modelo em vários sites com preços na casa dos 200 eur.

0.0233 seg. NEW