Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde. FIz escritura no início de 2024, já alterei a morada no CC e o meu imóvel já aparece no portal das finanças.

    Acontece que fiz o pedido de isenção de IMI por ser HPP e com um VP inferior a 125.000 e a resposta foi:

    O pedido de isenção só pode ser validado/despachado a partir de Julho de 2024.

    Alguém sabe o motivo? É que tendo eu 60 dias para pedir isençáo de IMI, esse prazo termina já em março. Assim, e se em julho 2024 for recusado por algum motivo? Poderei recorrer?

    Obrogado
  2.  # 2

    Efectuei há 2 anos uma compra de um imóvel também abaixo de 100k e o pedido de isenção de IMI demorou igualmente cerca de 6 meses a ser analisado.
    Na altura liguei para a linha da AT e confirmaram que a demora é processo normal .

    Após a resposta deles ( não vejo porque haveria de ser recusado ) , tem sempre tempo para recorrer , aliás antes da recusa por norma colocam como pendente ( informação em falta etc )

    Aguarde e não stresse .
    O pedido de isenção já foi submetido , simplesmente está a aguardar validação por parte da AT .
    •  
      Dom
    • 20 fevereiro 2024

     # 3

    Eu estive desde Maio até Dezembro à espera e foi indeferido. Fiz novo pedido após corrigir a irregularidade e foi aceite pouco tempo depois. Soube, por uma pessoa que trabalha nas finanças, que estavam a tornar o processo automático, mas parece que ainda não está a 100%.
  3.  # 4

    Eu quando comprei em 2018 fui fazer o pedido e veio indeferido, fui lá saber e disseram-me pra ficar sossegada, que era automático, e foi :)
  4.  # 5

    Comprei HPP em 2022 e pedi isenção de IMI, uma vez que o VPT é inferior a 67,260K, contudo os rendimentos do agregado excediam os limites permitidos para a isenção. A isenção foi recusada e tive que pagar o IMI, mas mais tarde foi-me concedida a isenção por 3 anos (2022, 2023 e 2024) e fui ressarcido do valor pago.
    Muito honestamente é um valor de +/- 100€ anuais pelo que nem me tirou o sono.
  5.  # 6

    Obrigado a todos. Achei engraçado eles colocarem a data específica de julho. Até pensei que fosse por causa do governo estar em funções básicas.
    O que me preocupa é não ter um comprovativo de pedido de isenção de IMI
    Obrigado
    •  
      Dom
    • 20 fevereiro 2024

     # 7

    No site das finanças, não dá para retirar um comprovativo ou parecido?
  6.  # 8

    Por acaso é uma falha do sistema da AT , não dá a possibilidade de imprimir o pedido efectuado , na altura fiz print screen 😂😂 e imprimi .
  7.  # 9

    Não percebo nada de finanças, mas em 2011 pedi isenção do IMI, tinha avaliação das finanças de 120mil, casa nova, a mulher desempregada e mesmo assim paguei quase 600€. Será que podia ter reclamado doutra maneira e não pagar. Agora tbm pouco adianta.
  8.  # 10

    Colocado por: joaomgfNão percebo nada de finanças, mas em 2011 pedi isenção do IMI, tinha avaliação das finanças de 120mil, casa nova, a mulher desempregada e mesmo assim paguei quase 600€. Será que podia ter reclamado doutra maneira e não pagar. Agora tbm pouco adianta.


    Comprou a casa para HPP, fez a alteração da morada para a casa de comprou e pediu a isenção dentro dos prazos ?
    Se sim, sim … deveria ter reclamado, muito provavelmente foi um erro.
  9.  # 11

    Colocado por: Quilleute

    Comprou a casa para HPP, fez a alteração da morada para a casa de comprou e pediu a isenção dentro dos prazos ?
    Se sim, sim … deveria ter reclamado, muito provavelmente foi um erro.

    Sim, tudo isso. A resposta foi aquela q coloquei no tópico inicial, q só em julho veriam o processo.
    Entretanto reabri o ticket no e-balcão a pedir justificação para tal só ser avaliado em julho
 
0.0152 seg. NEW