Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Comprei no dia 11/02/2022 um imóvel apenas para mim para habitação própria permanente. Tenho usufruído da isenção de IMI desde então.
    Mais recentemente, no dia 31/01/2024, comprei outro imóvel em conjunto com a minha namorada, o qual agora é a minha habitação própria permanente. O primeiro imóvel será para arrendar.

    Já pedi a alteração da morada do meu cartão de cidadão para a nova habitação.

    O que acontece à isenção de IMI que tinha no primeiro imóvel? Certamente vou deixar de ter, mas irei ter de devolver alguma isenção ou simplesmente começo a pagar IMI? Isto é tudo feito automaticamente ou tenho de atualizar mais alguma informação além da morada do CC?

    Que outros pontos devo ter em consideração?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: peetmanO que acontece à isenção de IMI que tinha no primeiro imóvel? Certamente vou deixar de ter, mas irei ter de devolver alguma isenção ou simplesmente começo a pagar IMI?
    Penso que a isenção de IMI não há problema, começa a pagar a partir de agora, mas não terá de pagar os anos isentos. De qualquer maneira confirme com as finanças.


    Agora se teve isenção de IMT....Essa sim, penso que terá de pagar o IMT correspondente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: peetman
  3.  # 3

    Colocado por: HAL_9000Agora se teve isenção de IMT....Essa sim, penso que terá de pagar o IMT correspondente.


    Isto !!
    Vai certamente ter de o devolver .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: peetman
  4.  # 4

    Não tive isenção de IMT, já não me lembro porque nem pedi dado que o Vpt é abaixo de 90.000€
  5.  # 5

    Colocado por: peetmanNão tive isenção de IMT, já não me lembro porque nem pedi dado que o Vpt é abaixo de 90.000€

    Teve isenção por ser HPP, de fosse para habitação secundária teria de pagar IMT, acho que 1%, agora vai pagar a diferença.
  6.  # 6

    Colocado por: peetmanNão tive isenção de IMT, já não me lembro porque nem pedi dado que o Vpt é abaixo de 90.000€

    Teve isenção de IMT só pagou o imposto selo
    • peetman
    • 20 fevereiro 2024 editado

     # 7

    Confirmei agora e não tive isenção de IMT. A isenção normalmente é automática ou tem de se pedir?
  7.  # 8

    Colocado por: peetmanConfirmei agora e não tive isenção de IMT.

    Se não teve isenção, beneficiou de uma redução por ter comprado uma HPP, como agora, 2 anos depois, deixou de ser HPP, vai pagar a diferença.
    Mas não se preocupe, que as finanças avisam-no.
  8.  # 9

    Colocado por: peetmanA isenção normalmente é automática ou tem de se pedir?

    É automático.
    E também pode ter acontecido de ao pagar o IMT, não ter dito que era para HPP, e nesse caso, não vai ter que pagar nada
  9.  # 10

    Colocado por: peetmanNão tive isenção de IMT, já não me lembro porque nem pedi dado que o Vpt é abaixo de 90.000€

    O VPT até pode ser 90k, mas se escriturou acima de ~100k, já não tem isenção.

    De qualquer forma, se teve isenção de IMT pq comprou como HPP e a usou como tal durante 2 anos, agora teria de devolver porque já não é HPP? Não me parece.
    Já alguém teve efectivamente nesta situação, para poder dar feedback?
  10.  # 11

    Colocado por: Pickaxe
    Se não teve isenção, beneficiou de uma redução por ter comprado uma HPP, como agora, 2 anos depois, deixou de ser HPP, vai pagar a diferença.
    Mas não se preocupe, que as finanças avisam-no.


    Pelo que já pesquisei, é mesmo isto. Obrigado. Vou ficar então a aguardar pelas Finanças.
  11.  # 12

    Colocado por: pguilhermeDe qualquer forma, se teve isenção de IMT pq comprou como HPP e a usou como tal durante 2 anos, agora teria de devolver porque já não é HPP? Não me parece.
    É assim, na altura que comprei, confirmei. Tem de habitar a moradia um número minimo e anos (6 ou 10, já n me lembro bem, mas n eram 2).
 
0.0149 seg. NEW