Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Trata-se de uma moradia em pedra com dois andares. A parede do lado norte está enterrada até ao meio (fotos em anexo). Devido a isso, a água da chuva infiltra-se na parede do R/C e cria vários problemas: cheiro à água choca, pedra a desfazer-se, salitre na parede, aumento da conta de electricidade por ter o desumidificador constantemente a trabalhar, etc.

A sugestão do artista é:

1. escavar a terra atrás da casa de forma a ficar ligeiramente inclinada para o lado direito (para escoamento das águas)
    2. fazer uma valeta em cimento do lado direito (onde está aquele rego em terra)
    3. espalhar brita por cima da terra escavada
    4. aplicar tela asfáltica por cima da brita
    5. colocar placas de pedra natural (xisto, lousa, granito, algo do género) por cima da tela
    6. cimentar as juntas entre as pedras

Estamos a falar em 80 metros quadrados de área.

É uma solução viável? Não irá criar outros problemas piores?

Agradeço desde já as vossas opiniões!
      acesso2.JPG
      acesso1.JPG
  2.  # 2

faça uma vala ao longo do maciço rochoso onde assenta a parede enterrada... Ou seja ao longo desse caminho.
    Essa vala enche de brita e mete um geodreno, com 100mm no mínimo. assim diminui a carga hidroestática. Do lado oposto do caminho, junto à barreira. faz outra vala, para escoamaneto dessa zona também.
    Mas pelas fotos é dificil aferir onde anda( profundidade) desse maciço rochoso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, desassossegado
  3.  # 3

A parede de pedra assenta na laje de cimento. A terra enche o corredor entre a parede da casa e a encosta do lado direito porque ali junto aos pinheiros está uma garagem.

Junto à parede, existe ainda uma caleira de cimento (aquela zona mais escura) para escoamento das águas.

Na primeira foto, consegue ver a janela de um dos quartos no R/C. Portanto, se se escavar um dreno até à laje, diria que a profundidade seria entre 2 metros (no canto de cá, que tem a caleira) e 3 metros (no outro canto que se vê no fundo das fotos).

Qual seria a largura de cada vala?
  4.  # 4

Faça essa intervenção com um método válido. Fica mais caro, mas não é coisa em que se queira poupar. A solução proposta pelo seu artista parece-me não ser grande coisa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desassossegado
  5.  # 5

jorgemlflorencio, Refere-se à sugestão dada pelo Pedro Barradas?
  6.  # 6

Desassossegado, porque é que lhe chama (presumo que ao empreiteiro) de artista?!

Senhores entendidos, retroescavadora o mais profundo possível + tela + inclinação para o caminho, seria viável?
    (naturalmente que pergunto por ter um quadro semelhante para resolver daqui a uns anos)
      acesso22.JPG
  7.  # 7

Colocado por: desassossegadojorgemlflorencio, Refere-se à sugestão dada pelo Pedro Barradas?

A solução do user Pedro Barradas é o que acho que é uma boa solução.

A do seu artista é que não.
  8.  # 8

Colocado por: desassossegadoA sugestão do artista é:
    o que deve fazer é escavar o perimetro da casa o mais fundo possível, impermeabilizar se possível e meter um dreno, geotextil, brita etc etc.. tal como disse o Pedro
  9.  # 9

marizeporque é que lhe chama (presumo que ao empreiteiro) de artista?!

Para mim, qualquer obra no âmbito da construção civil é uma arte.

marizeretroescavadora o mais profundo possível + tela + inclinação para o caminho

Sem encher a vala, portanto? Assim o caminho vai ceder e obstruir a vala, com o passar do tempo e dos carros.

antonylemoso mais fundo possível

Deve ser suficiente escavar até ao nível da laje, não?
  10.  # 10

Pensei que estava a referir-se ao sr com tom irónico e quando referi em abrir o mais fundo possível, obviamente que era para depois de impermeabilizado ser tapado (a menos que queira jogar às escondidas com alguém que não goste 😅)
  11.  # 11

Não queira partir a pedra.. vai originar vibrações e consequente fissuração na casa, das fundações, do maciço rochoso...
  12.  # 12

Entretanto, prossegui à execução do dreno que me sugeriram.

Tenho aqui cerca de 2 toneladas de entulho das obras (betão partido, pedaços de tijolos e telhas). Posso adicioná-lo ao dreno, juntamente com a brita, ou não é aconselhável?

0.0132 seg. NEW