Iniciar sessão ou registar-se
    • JRMO
    • 22 fevereiro 2024

# 1

Boa noite,
    Já andei por muitos tópicos sobre este assunto, e confesso que não consegui chegar a uma conclusão sobre os pormenores de aplicação de ETICS na zona das janelas/sacadas.

Todos os manuais/instaladores que tenho visto indicam que as placas nos cantos devem ter o formato em L, não deixando nenhuma junta coincidente com as linhas verticais e horizontais do vão. No entanto, vejo que algumas das soluções consideram tijolo/bloco térmico de 25cm, a acompanhar a largura dos pilares. A minha questão está nas caixas de estore, que ficam limitadas à largura de 25cm. Nos casos que vejo com caixas mais largas, acabam por "arrematar" a parte do ETICS pelo exterior, com uma placa mais fina para ficar ao nível das outras. Noutros casos, vejo que colocam a caixa de estore à face com as placas de EPS, e "arrematam" por dentro com outro isolamento.

A minha questão é se existe alguma norma para estes casos, ou se vai da "cabeça" de cada "profissional". A única informação que encontrei foi mesmo que as placas deviam ser em L...

Se (os administradores) considerarem que devo "reativar" um dos tópicos nesta área, eu apago este e continuamos a discussão.

Obrigado a todos desde já pelo esclarecimento!
    Cumprimentos

0.0061 seg. NEW