Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Construção em terreno

    Boa noite.
    Eu tenho um terreno para construção. Neste momento não tem lá nada.
    É possível colocar uma pequena casa de madeira num canto do terreno, para futuramente habitar e deixar espaço para uma casa de alvenaria no futuro?
    Não sei se isso é possível.
    Alguém me pode ajudar nesta questão?
    Obrigada 🙏
      IMG_20240222_223858.jpg
      IMG_20240222_223915.jpg
  2.  # 2

    claro que pode desde que a casinha cumpra com os regulamentos e quanto a isso de deixar espaço para futuramente fazer outra casa tambem pode desde que não ultrapasse no todo a capacidade construtiva do terreno.
    marque uma reunião com o urbanismo da sua camara e exponha o assunto, pois melhor do que ninguem eles estarão a par de toda a legislação geral e da camara.
    Concordam com este comentário: Liliana2311
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Liliana2311
  3.  # 3

    Here we go again...
    Concordam com este comentário: Liliana2311, sisu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Liliana2311
      roulote-01.jpg
    • Iko
    • 23 fevereiro 2024 editado

     # 4

    Infelizmente a escassez de habitação não vaii fazer mudar a mentalidade do nosso governo tão cedo, nem dos lobys da construção, já era tempo de aprovar leis para fazer casas mais pequenas que não tivessem de cumprir com o Rgeu na íntegra, ainda que tivessem de cumprir com muitas outras coisas. Nem que fosse
    apenas alguns modelos de casa pré-aprovadas.
    Concordam com este comentário: Liliana2311
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Liliana2311
  4.  # 5

    Se puxar um pouco pela cabeça, vai entender porque não se abre a porta para tinys a torto e a direito por esse território fora.
    E tanto mais que as áreas preconizadas no rgeu a meu ver já são minimas.
    por outro lado não me parece que haja assim tanta falta de casas, o que está mal é o preço e isso é que dificulta o acesso á habitação por parte das pessoas. isso combate-se por...sim de certa forma fazer mais casas mas tambem por racionalizar melhor a oferta, torná-la mais acessivel de alguma forma. Repare que consultando o idealista o que não faltam é casas á venda.
    Sabemos da mentalidade humana e tem de haver algum controle para que não se caia numa situação tipo faveladas e barracos por tudo o que é sitio, e que tambem tem a haver com a racionalização, controle e sustentabilidade das infrastruturas gerais necessárias para servir essas casas.
    Concordam com este comentário: Liliana2311, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Liliana2311
  5.  # 6

    Colocado por: marco1claro que pode desde que a casinha cumpra com os regulamentos e quanto a isso de deixar espaço para futuramente fazer outra casa tambem pode desde que não ultrapasse no todo a capacidade construtiva do terreno.
    marque uma reunião com o urbanismo da sua camara e exponha o assunto, pois melhor do que ninguem eles estarão a par de toda a legislação geral e da camara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Liliana2311


    Obrigada Sr. Arquitecto pelas suas palavras.
    Irei fazer isso, mas não estou muito otimista.
    Obrigada 🙏
  6.  # 7

    Colocado por: nunogouveiaHere we go again...
    Concordam com este comentário:Liliana2311
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Liliana2311
      roulote-01.jpg


    Obrigada Sr. Nuno Gouveia.
    Eu tenho conhecimento que é necessário licenciamento. Isso para mim não é a questão. Mas obrigada pelo seu esquema. É muito elucidativo.
  7.  # 8

    Colocado por: marco1Se puxar um pouco pela cabeça, vai entender porque não se abre a porta para tinys a torto e a direito por esse território fora.
    E tanto mais que as áreas preconizadas no rgeu a meu ver já são minimas.
    por outro lado não me parece que haja assim tanta falta de casas, o que está mal é o preço e isso é que dificulta o acesso á habitação por parte das pessoas. isso combate-se por...sim de certa forma fazer mais casas mas tambem por racionalizar melhor a oferta, torná-la mais acessivel de alguma forma. Repare que consultando o idealista o que não faltam é casas á venda.
    Sabemos da mentalidade humana e tem de haver algum controle para que não se caia numa situação tipo faveladas e barracos por tudo o que é sitio, e que tambem tem a haver com a racionalização, controle e sustentabilidade das infrastruturas gerais necessárias para servir essas casas.
    Concordam com este comentário:Liliana2311
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Liliana2311


    Compreendo totalmente e estou de acordo com tudo o que me diz.
    Vivo numa aldeia e por aqui ainda não chegou nada desse tipo de tiny houses. Pelo menos que tenha visto. Pelo menos aqui em volta o número de habitações é muito reduzido. A minha
    intenção era mesmo ter uma pequena habitação para conseguir viver, e não ter que permanecer na casa dos meus pais até os 50 anos 😑😅
    Neste momento não tenho condições monetárias para construir uma casa de raiz, sem ajudas de terceiros.
    Mas entendo que se tem de manter o ordenamento do território de maneira organizada e coesa.
    Obrigada 🙏
    • Iko
    • 23 fevereiro 2024

     # 9

    Peço desculpa, mas isso já é desconversar, como sempre quando este assunto veio há baila, eu nunca falei em favelas nem em construir sem regras.
    Colocado por: marco1Se puxar um pouco pela cabeça, vai entender porque não se abre a porta para tinys a torto e a direito por esse território fora.
    E tanto mais que as áreas preconizadas no rgeu a meu ver já são minimas.
    por outro lado não me parece que haja assim tanta falta de casas, o que está mal é o preço e isso é que dificulta o acesso á habitação por parte das pessoas. isso combate-se por...sim de certa forma fazer mais casas mas tambem por racionalizar melhor a oferta, torná-la mais acessivel de alguma forma. Repare que consultando o idealista o que não faltam é casas á venda.
    Sabemos da mentalidade humana e tem de haver algum controle para que não se caia numa situação tipo faveladas e barracos por tudo o que é sitio, e que tambem tem a haver com a racionalização, controle e sustentabilidade das infrastruturas gerais necessárias para servir essas casas.
    Concordam com este comentário:Liliana2311
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Liliana2311
  8.  # 10

    Colocado por: IkoInfelizmente a escassez de habitação não vaii fazer mudar a mentalidade do nosso governo tão cedo, nem dos lobys da construção, já era tempo de aprovar leis para fazer casas mais pequenas que não tivessem de cumprir com o Rgeu na íntegra, ainda que tivessem de cumprir com muitas outras coisas. Nem que fosse
    apenas alguns modelos de casa pré-aprovadas.
    Concordam com este comentário:Liliana2311
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Liliana2311


    Desculpe, passei à frente o seu comentário.
    Concordo totalmente com o seu comentário. Mas eu também sou leiga nestes assuntos. Acredito que seja difícil aprovar este tipo de projetos. Mas para quem não tem condições monetárias, e com os tempos que estamos a passar, cada vez torna-se mais difícil conseguir viver.
    Sei que este tipo de casa iria se tornar um anexo, caso conseguisse construir uma habitação dentro de todas as regulamentações.
    Mas acredito que nem vão aceitar.
    Obrigada pelo seu comentário!!
  9.  # 11

    Iko
    é desconversa para si, apenas rebati a sua questão, e como não quer entender as palavras favelas e tal, dentro do contexto do meu texto, ver essas palavras assim e reduzindo literalmente as mesmas como no seu paragrafo acho que não adianta mais conversa.
    uma coisa é as intenções outra é a realidade.
    • Iko
    • 23 fevereiro 2024

     # 12

    A minha intenção não foi essa, nem causar qualquer animosidade, longe disso. Mas gostava de houvesse algumas empresas que em conjunto com arquitectos, câmaras municipais, etc… Fossem desenvolvidos alguns projectos de casas modulares simples / pequenas. Que cumprissem com requisitos, estéticos e térmicos… o factor de escala permitiria reduzir preços. Não é mais possível continuar a pensar que todos podemos construir à “Lá Carte”. Não acredito que só nos é que estejamos certos quando tantos países Europeus inclusive e que estejam errados.

    Colocado por: marco1Iko
    é desconversa para si, apenas rebati a sua questão, e como não quer entender as palavras favelas e tal, dentro do contexto do meu texto, ver essas palavras assim e reduzindo literalmente as mesmas como no seu paragrafo acho que não adianta mais conversa.
    uma coisa é as intenções outra é a realidade.
    Concordam com este comentário: Liliana2311
  10.  # 13

    Faça um TO do tamanho minimo que o tal Rgeu permite, de forma legal e pensado para ser integrado na casa futuramente.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Liliana2311
  11.  # 14

    Colocado por: DR1982Faça um TO do tamanho minimo que o tal Rgeu permite, de forma legal e pensado para ser integrado na casa futuramente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Liliana2311


    Obrigada!!
    Vou procurar saber se é possível.
  12.  # 15

    Liliana, já equacionou vender o terreno e comprar uma moradia para reabilitar?
    Pelo valor do terreno mais o valor que teria que ter para construir o "T0" provavelmente compensa-lhe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Liliana2311
  13.  # 16

    Colocado por: Vítor MagalhãesLiliana, já equacionou vender o terreno e comprar uma moradia para reabilitar?
    Pelo valor do terreno mais o valor que teria que ter para construir o "T0" provavelmente compensa-lhe.


    Não equacionei essa hipótese, porque gosto bastante do terreno. Tem uma boa localização e sei que uma casa edificada vai ficar fantástico.
    Mas agradeço a sua perspetiva.
    Vou tentar arranjar soluções.
    Muito obrigada!!
 
0.0186 seg. NEW