Iniciar sessão ou registar-se
    • jdiogo
    • 23 fevereiro 2024 editado

     # 1

    Olá a Todos,

    Queria isolar este sótão, que tem um pé-direito relativamente baixo: cerca de 190cm do chão até à viga central, como se pode ver na foto. Este sótão tem acesso à casa e o problema seria isolar o mais possível com a menor espessura, para não eliminar muito pé-direito.

    Depois de estudar aqui o fórum, fiquei com a ideia que o melhor seria usar XPS de 5cm colado ao tecto e por baixo lambrim de PVC aparafusado às vigotas (com cuidado de não perfurar as suas varas de metal), atravessando o XPS. Isto deve retirar uns 6 ou 7 cms de altura.

    Outra hipótese seria aplicar varas de madeira abaixo do XPS, onde fixar o lambrim, como se faz aqui: Aproveitamento-de-sotao/#Comment_85977. Mas lá está: isto rouba mais centímetros ao pé-direito.

    Haverá melhores alternativas ao XPS + lambrim para um caso destes?

    Muito obrigado por qualquer ajuda!
      sótão.jpg
    • RMPG
    • 23 fevereiro 2024

     # 2

    Eu no meu fiz como diz e estou satisfeito com a solução.
    Havera outra opinioes aqui, mas partilho a minha satisfaçao e foi algo que fiz com relativa facilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdiogo
  1.  # 3

    Obrigado pela resposta, RMPG.

    Uma outra ideia que surgiu, para isolar com o mínimo de desperdício de altura (por causa do pé-direito baixo), seria fazer uma espécie de ETICS mas no interior. Seriam:
    - 5 cm de XPS colado ao teto com a argamassa e fixados com as buchas de fixação usadas em ETICS
    - Rede de fibra de vidro e uma ou duas camadas de argamassa que se usa em ETICS
    - E no fim pintar.

    Ou seja um ETICS interior, que ocuparia uns 6cm, pouco mais que a espessura do XPS.

    Fazer desta maneira dá mais trabalho que XPS + lambrins PVC, mas fica uma superfície mais tipo parede/teto de interior.

    Uma solução semelhante é apresentada aqui, mas sem o XPS como isolamento, usando outro método:
    https://www.secil.pt/pt/solucoes/reabilitacao/isolamento-termico/renovar-com-isolamento-termico-pelo-interior

    Para além de deixar aqui a ideia, que talvez possa ser útil para alguém com um caso destes entre mãos, vinha perguntar aos membros do fórum experientes em ETICS/Capoto - há alguma razão para não se aplicar ETICS em superfícies quase horizontais, como tetos destes? Algum cuidado especial?

    Obrigado - cumprimentos!
 
0.0096 seg. NEW