Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Necessito comprar isolamento para o tecto falso e estou a considerar lã de rocha ou lã mineral, de 6cm, uma vez que só tenho 10cm disponíveis e o isolamento vai concorrer com a abundante tubagem da instalação eletrica e dados.

    A minha dúvida é, qual escolher... para começar, nem consegui ainda perceber o que é a lã mineral. Se alguém tiver as ideias claras, agradeço uma explicação. Achei que poderia ser o mesmo que a lã de vidro, agora com outro nome.

    A primeira diferença parece estar na densidade, uma vez que a lã de rocha me pareceu mais compacta. Alguém consegue sintetizar as diferenças e sugerir uma melhor opção para o destino que comentei?
  2.  # 2

    a meu ver, lã mineral é o grupo que inclui lã-de-vidro e lã-de-rocha...
    A lã-de-rocha será um pouco superior (para as mesmas densidades) tanto em condutividade térmica (mais baixa) como na temperautura de fusão (mais alta).
  3.  # 3

    Quando é là de rocha dizemos lã de rocha quando é lã de vidro dizemos lå mineral. Mas ambas são lãs minerais
  4.  # 4

    Tem vizinhos por cima?
  5.  # 5

    Colocado por: nunogouveiaa meu ver, lã mineral é o grupo que inclui lã-de-vidro e lã-de-rocha...
    A lã-de-rocha será um pouco superior (para as mesmas densidades) tanto em condutividade térmica (mais baixa) como na temperautura de fusão (mais alta).

    A lã de rocha é feita a partir de rocha vulcânica e a lã de vidro é feita a partir de areia (tal como o vidro). A lã mineral, suponho que não seja feita a partir de água do luso :-) e por isso não consigo perceber o que a diferencia das outras.
    Pela explicação, lã de rocha será então um melhor produto, pelo que se a diferença de preço não for significativa, devo comprar isso.
  6.  # 6

    Colocado por: bettencourtQuando é là de rocha dizemos lã de rocha quando é lã de vidro dizemos lå mineral. Mas ambas são lãs minerais

    Essa também seria a minha explicação, mas ainda não houve nenhum vendedor que conseguisse explicar as diferenças e a aplicabilidade de uma e outra.
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoTem vizinhos por cima?

    É um sótão e só terei vizinhos quando tiver visitas :-)

    Alguma ideia que possa esclarecer as minhas dúvidas?
  8.  # 8

    Aparentemente a lã mineral é uma mistura que pode incluir lá de rocha, lã de vidro, escória de pedra e até cerâmica. Provavelmente será uma forma mais barata de produzir um isolamento semelhante aos que já existiam.

    Ouvi dizer que a lã de vidro tinha sido proibida (ou iria ser), na europa, o que significa que será problemática em algum aspecto.

    Correndo o risco de parecer picuinhas (para o meu construtor, serei, seguramente), na duvida, talvez não seja má ideia evitar um produto que pode incluir lá de vidro. Isso porque sou eu quem irá viver ali... :-)
  9.  # 9

    Colocado por: rituaisnão consigo perceber o que a diferencia das outras

    Como o user bettencourt referiu, julgo que pertencem ambas á classe das lãs minerais. E dentro dessa classe, existe a lã de rocha, e a lã de vidro como mencionou (e julgo que existem outros produtos que envolvem materiais diferentes, mas que também pertencem á classe das lãs minerais). Possivelmente essa dúvida sobre o nome lã mineral ser um produto especifico, surgiu porque a lã de vidro sempre foi conhecida por ser um produto inferior (e com um grau de perigosidade maior), e numa jogada de marketing passou a ser chamada de lã mineral, para competir com a lã de rocha.

    Embora tenham algumas semelhanças, a lã de rocha parece ser superior em facilidade de manusear, densidade obviamente, etc. (e também superior no preço). A nível de "perigosidade", numa escala de 3 relativa a irritações na pele, a lã de rocha é nível 1, e a lã de vidro (vulgo mineral) é nível 3... Isto na pele, nos pulmões não vou comentar...
    Concordam com este comentário: rituais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rituais
  10.  # 10

    Não invente e deixe de ser “picuinhas “ para que quer exatamente o isolamento?
  11.  # 11

    Colocado por: Ruikode
    Como o user bettencourt referiu, julgo que pertencem ambas á classe das lãs minerais. E dentro dessa classe, existe a lã de rocha, e a lã de vidro como mencionou (e julgo que existem outros produtos que envolvem materiais diferentes, mas que também pertencem á classe das lãs minerais). Possivelmente essa dúvida sobre o nome lã mineral ser um produto especifico, surgiu porque a lã de vidro sempre foi conhecida por ser um produto inferior (e com um grau de perigosidade maior), e numa jogada de marketing passou a ser chamada de lã mineral, para competir com a lã de rocha.

    Embora tenham algumas semelhanças, a lã de rocha parece ser superior em facilidade de manusear, densidade obviamente, etc. (e também superior no preço). A nível de "perigosidade", numa escala de 3 relativa a irritações na pele, a lã de rocha é nível 1, e a lã de vidro (vulgo mineral) é nível 3... Isto na pele, nos pulmões não vou comentar...
    Concordam com este comentário:rituais
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rituais

    Esta explicação bate certo com as minhas suposições. Vai ser lã de rocha!
  12.  # 12

    Colocado por: bettencourtNão invente e deixe de ser “picuinhas “ para que quer exatamente o isolamento?

    A alternativa é passar o resto da vida a olhar para o tecto falso e a pensar que o que lá está, pode não ser a coisa mais saudável do mundo 😊 É para lá que quero o isolamento. Vai ser lã de rocha de 6cm
    Concordam com este comentário: marize
  13.  # 13

    Colocado por: rituaiso que lá está, pode não ser a coisa mais saudável do mundo
    fibra de madeira...

    Nem todos os isolamentos são iguais só por serem "isolamentos"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rituais
    • Iko
    • 5 março 2024

     # 14

    Tenho um amigo que acumulou pacotes de leite de um litro, encheu-os de ar, colou-os uns aos outros e fez isolamento com isso. Por acaso pareceu-me boa ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rituais
  14.  # 15

    Colocado por: IkoTenho um amigo que acumulou pacotes de leite de um litro, encheu-os de ar, colou-os uns aos outros e fez isolamento com isso. Por acaso pareceu-me boa ideia.


    Por curiosidade há quanto tempo fez ele isso e se resultou? lol
    • Iko
    • 8 março 2024

     # 16

    Por acaso ele fez num estabelecimento comercial (Loja), e sei que o arquitecto não gostou muito 😅… térmicamente não sei se resultou, mas acho que na verdade tem tudo para funcionar pois o Ar é um excelente isolante, mas algum engenheiro que se pronuncie.
  15.  # 17

    Iko, em uma pesquisa rápida na net encontram-se os pacotes de leite cortados abertos, já essa questão de os encher com ar (??) já me ultrapassa!
    E nem percebo como é que o arquitecto não gostou muito, esteticamente deve ter ficado impressionante 😅
    • Iko
    • 8 março 2024

     # 18

    Eu não vi ao certo como ele fez, só vi os pacotes empilhados como se fossem tijolos. O arquitecto não gostou, mas não foi por essa única razão. Acho que os projectos seriam para cumprir incluindo as especialidades , mas nada disso foi feito. 😅
    Colocado por: marizeIko, em uma pesquisa rápida na net encontram-se os pacotes de leite cortados abertos, já essa questão de os encher com ar (??) já me ultrapassa!
    E nem percebo como é que o arquitecto não gostou muito, esteticamente deve ter ficado impressionante 😅
  16.  # 19

    Colocado por: marizeIko, em uma pesquisa rápida na net encontram-se os pacotes de leite cortados abertos, já essa questão de os encher com ar (??) já me ultrapassa!
    E nem percebo como é que o arquitecto não gostou muito, esteticamente deve ter ficado impressionante 😅


    Tem de ser daqueles pacotes com tampa de roscar plástica... 🙃
  17.  # 20

    E as pontes térmicas entre cada pacote? 🤨
 
0.0230 seg. NEW