Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Tenho uma habitação por detrás de uma casa em que a parede do vizinho separa o meu jardim. Essa parede muito antiga tinha um telhado tendo sido retirado e estando agora com ervas daninhas e sem proteção de telhas ou calhas, causando do meu lado queda de areia e água das chuvas que vão para o meu jardim.
    É possível deixar que isto aconteça e continue assim? O que posso fazer? Obrigado
  2.  # 2

    Olá Silva, seja muito bem vindo/bem vinda ao Forum.
    Naturalmente que quem conhece a situação pela qual está a passar percebe a sua descrição, mas para quem está a ler, fica um pouco confuso; mas vamos lá!

    A sua casa tem um terreno atrás.
    Esse terreno termina na casa do vizinho, que de momento está sem telhado.
    Essa mesma casa, do vizinho, está a deteriorar-se e a libertar para o seu lado detritos da construção. É isso?


    O que não consigo seguir:

    . se a construção do vizinho está sem telhado, para o seu lado não cairá mais água das chuvas do que a a que já cairia.
    . o que é que está com ervas daninhas, o terreno vizinho? Por desmazelo do proprietário, está a crescer para o vosso lado?
    . questiona se é possível um proprietário, que eventualmente não tenha fundos para restaurar, pode deixar uma casa a desmoronar-se ao lado da vossa?

    Para legalmente ou na prática, lhe poderem dar uma opinião contextualizada, o ideal seria que carregasse uma imagem do que realmente está a acontecer.
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta. Aqui ficam alguns esclarecimentos:

    A parede do vizinho, está virada para o meu jardim, era uma casa com telhado e o telhado foi tirado e a casa foi vendida e será para construir uma casa nova. As aguas pluviais caiam dentro dessa casa porque a mesma tinha o telhado estragado, ao abandono.

    As ervas daninhas crescem nessa parede no cimo, e com a chuva cai areia e pedrinhas do meu lado, nao é uma parede de tijolo mas sim das antigas feitas com pedras e areia.
  4.  # 4

    No final, acredita ser uma situação que terá resolução temporal, já que a casa já foi vendida, certo?

    . Conhece os novos vizinhos?

    . Seria possível abrir uma vala para condução das águas entre terrenos, para que as mesmas não inundem o seu espaço?

    . As ervas daninhas vai depender do que lhe incomoda mais, tê-las lá ou dar-lhes um jeito... deixo em anexo uma foto minha, totalmente dentro da propriedade do vizinho do meu pai, a cortar heras e silvas que atravessavam toda essa eira (do vizinho) e trepavam em direcção a casa do meu pai. Naturalmente que eu estava a fazer algo ilegal (entrar na propriedade alheia), mas não havia maneira de identificar/contactar os familiares e a situação já estava a tornar-se insuportável.

    Se me permite o que lhe aconselho, é se compraram recentemente e se é uma família que se vai mudar (e não um construtor para um prédio por exemplo), tente ir com calma, percebendo todo o processo, e desejando que sejam bons vizinhos que estejam a caminho!

    (boa sorte!)
      Imagem WhatsApp 2024-02-25 às 18.10.06_e9bd39b7.jpg
 
0.0114 seg. NEW