Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a enfrentar um problema de infiltração de água no telhado da minha casa e gostaria de partilhar a minha situação convosco, na esperança de obter ajuda sobre como resolver este problema.

    O meu telhado é uma combinação de telha tradicional de um lado e telhado sandwich do outro, assente sobre uma laje. Recentemente, tenho observado que, quando chove, há infiltração de água no teto de um quarto que se encontra por baixo do telhado sandwich, feito de pladur, como é visível na foto abaixo, tendo por cima uma camada de lã de rocha.

    Após acionar o seguro, foi apontado que a causa provável desta infiltração é uma aplicação inadequada do telhado sandwich. Ao que parece, na junção das placas sandwich, foram aplicados parafusos apenas nas extremidades e no meio, quando na verdade deveriam ser aplicados mais parafusos entre o meio e as extremidades para evitar possíveis entradas de água, pois nessas zonas parece estar um pouco mais levantado.

    Além disso, há também a possibilidade de a água estar a penetrar através das juntas ressequidas, possivelmente devido à exposição ao sol e à chuva. Por último, suspeita-se que a água possa estar a entrar entre o telhado de telha lusa e o telhado sandwich.

    O perito que avaliou a situação sugeriu a colocação de parafusos de 2cm entre o meio e as extremidades nas uniões das placas, mas tenho dúvidas sobre qual seria o tipo ideal de parafuso para esta aplicação, bem como o material mais adequado para isolar nos locais onde já estão aparafusados, de forma a evitar o ressequimento do material. Adicionalmente, gostaria de saber qual é o isolamento mais indicado para ser colocado entre as telhas e o telhado sandwich, com o objetivo de evitar futuras infiltrações.

    Após a resolução destas questões, não me parece haver outra fonte pela qual a água possa entrar.

    Agradeço antecipadamente por qualquer conselho que possam fornecer para solucionar este problema e garantir a durabilidade e segurança do telhado.
      IMG_7513.jpeg
      IMG_7514.jpeg
      Sem nome.jpeg
  2.  # 2

    .
      Sem nome 2.jpg
      IMG_7465.jpeg
    • dedao
    • 25 fevereiro 2024

     # 3

    da telha descarrega para o sandwich?

    Por cima do teto falso tem ainda a laje.. então a laje está já ensopada e depois é que pinga para o tecto falso?
  3.  # 4

    E pelas fotos o painel não quase inclinação nenhuma. Sem perfis tapa-juntas que é painel sem tapajuntas. Está ai um belo serviço está.

    De que zona do pais é?
  4.  # 5

    (a seguir porque infelizmente em uma da snossas construções também temos este tipo de telhado e temos várias infiltrações)

    Supostamente o que o empreiteiro vem verificar é se com o passar dos anos (invernos e verões intensos), os parafusos afrouxaram um pouco.
  5.  # 6

    Colocado por: dedaoda telha descarrega para o sandwich?

    Por cima do teto falso tem ainda a laje.. então a laje está já ensopada e depois é que pinga para o tecto falso?


    Sim, da telha descarga para a sandwich.

    O que e estranho ºe que nem sempre entra água, por exemplo esta noite choveu bastante, alguns momentos choveu mesmo muito, e não entrou agua, ouseja, nao tinha a mancha de agua que por vezes vejo, que na minha opinião pode ter que ver com o sentido do vento.
  6.  # 7

    Colocado por: sergioemsE pelas fotos o painel não quase inclinação nenhuma. Sem perfis tapa-juntas que é painel sem tapajuntas. Está ai um belo serviço está.

    De que zona do pais é?


    Pode não parecer pelas fotos mas tem bastante inclinação, mais que suficiente.

    O que são perfis de tapa juntas? Pode envia rum exemplo pff?
    • marize
    • 27 fevereiro 2024 editado

     # 8

    user2020> do curso que tirei no dr google para tentar perceber a minha realidade, penso que são umas peças que abraçam estas junções (juntas) e evitam que mesmo com vento ou "relaxamento" da peça, a água passe entre as camadas.


    "O que são perfis de tapa juntas? Pode envia rum exemplo pff?"
      Sem título.jpg
  7.  # 9

    Colocado por: marizeuser2020> do curso que tirei no dr google para tentar perceber a minha realidade, penso que são umas peças que abraçam estas junções (juntas) e evitam que mesmo com vento ou "relaxamento" da peça, a água passe entre as camadas.


    "O que são perfis de tapa juntas? Pode envia rum exemplo pff?"
      Sem título.jpg


    Sabe onde posso comprar? Obrigado
  8.  # 10

    Se for da zona de Viseu sim, no entanto qualquer fornecedor desse genero de produto vende.

    No entanto, não sei se era a esse produto que o Sergio se estava a referir.
  9.  # 11

    Boa tarde. Tapajuntas e exacamente isso. Tapa as juntas do painel e também os parafusos das emendas. Exactamente para evitar infiltrações aí.

    O recomendado mínimo para um painel desse tipo e 10% o que significa uma queda de 10cm por metro linear. Tem essa queda ?
  10.  # 12

    Por baixo da telha a chapa do painel está virada para cima ? Não consigo perceber se efectivamente está
  11.  # 13

    Colocado por: sergioemsBoa tarde. Tapajuntas e exacamente isso. Tapa as juntas do painel e também os parafusos das emendas. Exactamente para evitar infiltrações aí.

    O recomendado mínimo para um painel desse tipo e 10% o que significa uma queda de 10cm por metro linear. Tem essa queda ?


    Pode indicar algum site onde possa ver exemplos de tapajuntas em telhados como este pff? Agradeço
  12.  # 14

    Colocado por: sergioemsPor baixo da telha a chapa do painel está virada para cima ? Não consigo perceber se efectivamente está


    Não compreendi a questão
  13.  # 15

    Assim numa pesquisa rápida pode verificar aqui

    https://lojamatimat.pt/?product=painel-tapa-juntas-5-ondas-pur
  14.  # 16

    Em baixo da telha tem painel. Na parte que está por baixo da telha tem alguma beira de chapa do painel virada para cima? Para a água não entrar por aí?
  15.  # 17

    Colocado por: sergioemsEm baixo da telha tem painel. Na parte que está por baixo da telha tem alguma beira de chapa do painel virada para cima? Para a água não entrar por aí?


    Penso que não tem, de qualquer forma por ali a água só entra com o vento, em todo o caso vou tapar todos esses buracos.
  16.  # 18

    Se não tem lhe garanto que por ai entra bastante água.
    Concordam com este comentário: marize
  17.  # 19

    Pois, eu tenho de ver melhor mas penso que não tem, em todo o caso, que opções tenho para fechar ali aquela zona?
  18.  # 20

    Colocado por: sergioemsEm baixo da telha tem painel. Na parte que está por baixo da telha tem alguma beira de chapa do painel virada para cima? Para a água não entrar por aí?

    Não percebi esta situação.
    Pode enviar sff foto com exemplo?
 
0.0221 seg. NEW