Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Tentei ligar uma tomada inteligente da Moes/Tuya da série Star Ring e apesar de antecipar que seria simples, não consegui por a funcionar e fez com que outro estore também deixasse de funcionar.

    A tomada original (com dois botões de cravamento) tem estas ligações (estão ligados o fio preto (1), o castanho mais fino (4) e os 2 castanhos do meio que estão ligados entre si no (2), parece-me):

    tomada1-1
    tomada1-2
    tomada1-3


    A tomada inteligente que quero colocar é esta:

    tomada2-1

    e o diagrama de ligações é este:

    tomada2-2

    O que eu fiz foi ligar o fio preto na fase da nova tomada, o fio castanho no neutro da nova tomada e os outros 2 castanhos que estavam juntos, um em cada uma das ligações na nova tomada (fechar e aberto).

    É importante referir que na sala tenho 3 estores em série. O primeiro manteve-se a funcionar, o do meio foi o que tentei mudar a tomada e deixou de funcionar e o terceiro também deixou de funcionar. Penso que este terceiro esteja a ser alimentado pelo segundo, se é que isto faz sentido.

    Esta não é claramente a minha área, alguém me pode dizer se estou a fazer algo errado?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Bom dia,
    Antes de mais, aconselho-o a tomar todas as medidas de segurança necessárias para evitar acidentes. A corrente elétrica é perigosa e pode causar danos irreparáveis no corpo humano ou até mesmo a morte.
    Antes de executar qualquer intervenção na rede elétrica desligue o interruptor geral da sua instalação e certifique-se de que ninguém o liga inadvertidamente enquanto estiver a fazer trabalhos na instalação.
    Se não se sente à vontade nesses trabalhos, chame um profissional que o possa ajudar.

    Quanto ao problema:
    Acho que está a fazer alguma confusão com isso.
    Da aparelhagem que colocou as fotografias não se trata de tomadas mas sim de comandos para os seus estores.
    Neste caso creio tratar-se de botões de pressão com encravamento.

    As ligações que tem nos botões de pressão actuais devem ser:
    -Dois condutores castanhos que estão ligados juntos são provavelmente a fase.
    -Condutores preto e castanho mais finos ligados separadamente devem ser um para o sinal de abertura e outro para o sinal de fecho.

    No novo sistema deve ligar:
    -Os dois castanhos que estão ligados juntos deve ligá-los no vermelho assinalado no diagrama (em direto / L).
    -Deve arranjar um pedaço de condutor azul e ligá-lo entre o condutor azul que se encontra dentro da caixa na parede e o azul assinalado no diagrama (neutro / N).
    -O preto e o castanho mais finos que estão ligados separadamente no botão de pressão atual deve ligá-los respectivamente nos „fechar“ e „aberto“.
    Se o funcionamento estiver invertido troque simplesmente a posição dos dois condutores ligados no „fechar“ e „aberto“.
    Se eu estiver errado que alguém me corrija.
  3.  # 3

    Colocado por: Roberto Jesusimportante referir que na sala tenho 3 estores em série. O primeiro manteve-se a funcionar, o do meio foi o que tentei mudar a tomada e deixou de funcionar e o terceiro também deixou de funcionar. Penso que este terceiro esteja a ser alimentado pelo segundo, se é que isto faz sentido.

    Os botões não estão certamente ligados em série. Cada estore deve ter um comando próprio.
  4.  # 4

    Colocado por: CiccardiBom dia,
    Antes de mais, aconselho-o a tomar todas as medidas de segurança necessárias para evitar acidentes. A corrente elétrica é perigosa e pode causar danos irreparáveis no corpo humano ou até mesmo a morte.
    Antes de executar qualquer intervenção na rede elétrica desligue o interruptor geral da sua instalação e certifique-se de que ninguém o liga inadvertidamente enquanto estiver a fazer trabalhos na instalação.
    Se não se sente à vontade nesses trabalhos, chame um profissional que o possa ajudar.

    Quanto ao problema:
    Acho que está a fazer alguma confusão com isso.
    Da aparelhagem que colocou as fotografias não se trata de tomadas mas sim de comandos para os seus estores.
    Neste caso creio tratar-se de botões de pressão com encravamento.

    As ligações que tem nos botões de pressão actuais devem ser:
    -Dois condutores castanhos que estão ligados juntos são provavelmente a fase.
    -Condutores preto e castanho mais finos ligados separadamente devem ser um para o sinal de abertura e outro para o sinal de fecho.

    No novo sistema deve ligar:
    -Os dois castanhos que estão ligados juntos deve ligá-los no vermelho assinalado no diagrama (em direto / L).
    -Deve arranjar um pedaço de condutor azul e ligá-lo entre o condutor azul que se encontra dentro da caixa na parede e o azul assinalado no diagrama (neutro / N).
    -O preto e o castanho mais finos que estão ligados separadamente no botão de pressão atual deve ligá-los respectivamente nos „fechar“ e „aberto“.
    Se o funcionamento estiver invertido troque simplesmente a posição dos dois condutores ligados no „fechar“ e „aberto“.
    Se eu estiver errado que alguém me corrija.


    Obrigado pela extensa explicação. Sim, eu escrevi tomadas mas foi erro meu, provavelmente por já ter escrito isto bem tarde. Em relação à segurança, certíssimo também e tive esses cuidados.

    Em relação às ligações, faz-me sentido o que me disse apesar de as ligações do original induzirem-me em erro.
    A única dúvida com que fiquei tem a ver com o facto de ter de arranjar um pedaço do fio azul para ligar ao neutro. Supostamente todos os comandos de estore não precisam de neutro? Este que está instalado não precisa?

    Obrigado!
  5.  # 5

    Colocado por: Ciccardi
    Os botões não estão certamente ligados em série. Cada estore deve ter um comando próprio.


    Diria que a fase para o terceiro vem da ligação dos dois castanhos que estão juntos, certo?
  6.  # 6

    Colocado por: Roberto JesusSupostamente todos os comandos de estore não precisam de neutro? Este que está instalado não precisa?

    Os antigos não precisam de neutro porque são mecânicos, os novos em princípio precisam de neutro porque tem electrónica no interior que necessita de ser alimentada com energia elétrica.



    Colocado por: Roberto JesusDiria que a fase para o terceiro vem da ligação dos dois castanhos que estão juntos, certo?


    Penso que é como você escreve.
  7.  # 7

    do que me parece:

    tem que usar um ligador para unir esses 2 castanhos grossos e colocar mais uma ponta a ligar esses dois à ligação L.
    usar uma ponta de fio azul para ligar esses fios azuis à ligação N (use ligador)
    colocar os fios castanho e preto finos em cada uma das ligações Open/close do novo comando.

    deite a luz abaixo antes de andar a mexer
  8.  # 8

    Perfeito!!! Obrigado a todos pela ajuda.
 
0.0148 seg. NEW