Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou residente em Londres e recentemente comprei um imóvel em Mem martins pertencente a um fundo de investimento. (Hipoges)
    O processo foi muito longo devido a problemas de avaliação. As áreas do imóvel não correspondem a área da caderneta. O imóvel tem 97m2 e a caderneta 50m2.por este motivo a avaliação veio muito baixa e o banco não iria emprestar o valor que era necessário pra cobrir o valor do imóvel. Perante esta situação fizemos o pedido de devolução do nosso sinal. Não ouvimos nada deste fundo nem sobre o nosso sinal nem sobre o processo da compra/venda do imóvel. Com receio de perder meu sinal no valor €14.700 contractei um advogado pra me ajudar a reaver o sinal. Com isto a Hipoges aceitou renogiciar o valor do imóvel. Fizeram uma nova proposta e deram nos 30 dias pra fechar o negócio e escriturar. Felizmente conseguimos reunir tudo a tempo da nossa parte.
    Entretanto eles não. Hipoges não entregou a declaração não dívida de condomínio o que só me foi informado pela consultora da imobiliária no dia da escritura fui coagida a prescindir da declaração de não dívida no acto da assinatura para não perder o meu sinal uma vez que já estávamos em cima do “deadline” pra escriturar e pra não perder a minha deslocação de Londres. Ainda nesse dia a consultora involvida me assegurou que não existia dívida e que se existisse iria enviar me uma declaração de como a mediadora assumiria a dívida isto pra eu prescindir da declaração . Portanto agora fiquei a saber que existe uma dívida de €3.700 de condomínio. Não recebi declaração nenhuma até agora da parte da mediadora. Fui enganada por todas as partes envolvidas neste processo. Já algum passou por uma situação similar se o condomínio me cobrar os €3700 como devo proceder. Tem que existir uma lei que proteja o comprador nestas situações.
  2.  # 2

    Tinha que ter revogado a escritura, afirmando que os documentos não estavam conforme.
    Se no cpcv e/ou na escritura está referido que prescinde da declaração do condomínio (que é obrigatória), assume automaticamente as dívidas que o imóvel tinha.
    Lamento dar esta notícia... mas já vi acontecer um episódio parecido.
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 3

    Colocado por: CarlaAraujoSou residente em Londres e recentemente comprei um imóvel em Mem martins pertencente a um fundo de investimento. (Hipoges)
    O processo foi muito longo devido a problemas de avaliação. As áreas do imóvel não correspondem a área da caderneta. O imóvel tem 97m2 e a caderneta 50m2.por este motivo a avaliação veio muito baixa e o banco não iria emprestar o valor que era necessário pra cobrir o valor do imóvel. Perante esta situação fizemos o pedido de devolução do nosso sinal. Não ouvimos nada deste fundo nem sobre o nosso sinal nem sobre o processo da compra/venda do imóvel. Com receio de perder meu sinal no valor €14.700 contractei um advogado pra me ajudar a reaver o sinal. Com isto a Hipoges aceitou renogiciar o valor do imóvel. Fizeram uma nova proposta e deram nos 30 dias pra fechar o negócio e escriturar. Felizmente conseguimos reunir tudo a tempo da nossa parte.
    Entretanto eles não. Hipoges não entregou a declaração não dívida de condomínio o que só me foi informado pela consultora da imobiliária no dia da escritura fui coagida a prescindir da declaração de não dívida no acto da assinatura para não perder o meu sinal uma vez que já estávamos em cima do “deadline” pra escriturar e pra não perder a minha deslocação de Londres. Ainda nesse dia a consultora involvida me assegurou que não existia dívida e que se existisse iria enviar me uma declaração de como a mediadora assumiria a dívida isto pra eu prescindir da declaração . Portanto agora fiquei a saber que existe uma dívida de €3.700 de condomínio. Não recebi declaração nenhuma até agora da parte da mediadora. Fui enganada por todas as partes envolvidas neste processo. Já algum passou por uma situação similar se o condomínio me cobrar os €3700 como devo proceder. Tem que existir uma lei que proteja o comprador nestas situações.

    Vou responder à Chega. É só gatunos.
    Já se adivinhava que a resistência deles tinha água no bico.
    Pelo menos baixaram o valor de aquisicao. Pode ser que tenha valido a pena e compense o valor a pagar do condominio.
    Peça ao condominio para pagar em prestações.
    • size
    • 25 fevereiro 2024 editado

     # 4

    Cometeu grave erro ao aceitar a formalização da escritura prescindindo da declaração de não divida do vendedor. Assim assumiu a responsabilidade da divida existente. Não deveria ter confiado na palavra dos fulanos da imobiliária.

    Não deveria aceitar, neste caso a escritura não seria formalizada por culpa do vendedor, por não apresentar a dita declaração de não divida tendo como resultado o direito à devolução do sinal em dobro.

    Pode partilhar o nome da mediadora ?
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlaAraujo
  4.  # 5

    Medicerta ( imobiliária vendedora)
    E century21 ( consultora que me introduziu ao negócio)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo
  5.  # 6

    Eu não acredito que em Portugal as pessoas profissionalmente designadas pra agilizar o processo compra/venda podem agir assim de má fé prejudicando o comprador pra se beneficiarem a si próprios sem enfrentarem consequências.
    Acredito que algo tem que ser feito pra regularizar o processo e proteger o comprador.
    Se alguém tiver conhecimento legal por favor comente.
    Obrigado
  6.  # 7

    Colocado por: CarlaAraujoEu não acredito que em Portugal as pessoas profissionalmente designadas pra agilizar o processo compra/venda podem agir assim de má fé prejudicando o comprador pra se beneficiarem a si próprios sem enfrentarem consequências.
    Acredito que algo tem que ser feito pra regularizar o processo e proteger o comprador.
    Se alguém tiver conhecimento legal por favor comente.
    Obrigado


    O valor que baixaram no imóvel cobre o valor em dívida no condomínio?
    • size
    • 25 fevereiro 2024

     # 8

    Talvez possa recorrer à justiça se tiver testemunhas que provem o compromisso que lhe foi garantido .
    Os agentes imobiliários tendem forçar a concretização dos negócios, usando meios menos correctos, para obterem as suas comissões.
    Concordam com este comentário: CarlaAraujo
  7.  # 9

    Colocado por: FabioCaseiro



    O valor que baixaram no imóvel cobre o valor em dívida no condomínio?


    O valor que baixaram cobre o valor da dívida . Mas mesmo cobrindo esse valor o que me preocupa aqui è a falta de transparência e ética tanto pelo Hipoges como da parte da mediadora na maneira como o processo foi conduzido e saliento ainda que só consegui a baixa de preço de imóvel porque contratei um advogado que me gerou custos.
  8.  # 10

    Colocado por: CarlaAraujoSe alguém tiver conhecimento legal por favor comente.
    a legislação obriga á declaração exactamente para evitar estas situações, agora a unica hipotese e mesmo assim muito remota é "ignorar" as dividas anteriores á sua posse efetiva do imovél.
  9.  # 11

    O que dizia na escritura? Que prescindia da declaração do administrador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlaAraujo
  10.  # 12

    É lamentavel da parte dos vendedores. Mas se existe alguém que não lamenta, são *esses* vendedores.

    A Century21 é uma empresa que quer fazer lucro.
    A Medicerta é uma empresa que quer fazer lucro.
    A Hipoges é um fundo que queria vender um activo porque precisava de liquidez.

    Qualquer uma destas empresas tem muitos empregados, e um departamento jurídico.

    Você apenas pode decidir contratar um advogado.
    Concordam com este comentário: CarlaAraujo
  11.  # 13

    Pelo menos a Century 21 tem uma imagem bastante conhecida no mercado. Tente fazer-lhes ver que não é do interesse deles estarem associados a fraudes dessas.
    Concordam com este comentário: CarlaAraujo
  12.  # 14

    Colocado por: nunogouveiaPelo menos a Century 21 tem uma imagem bastante conhecida no mercado. Tente fazer-lhes ver que não é do interesse deles estarem associados a fraudes dessas.

    Eles lá querem saber da imagem. Eles só querem saber de dinheiro.
    Concordam com este comentário: CarlaAraujo, bit0
  13.  # 15

    Colocado por: nunogouveiaPelo menos a Century 21 tem uma imagem bastante conhecida no mercado. Tente fazer-lhes ver que não é do interesse deles estarem associados a fraudes dessas.
    Concordam com este comentário:CarlaAraujo

    Eles fazem isso porque sabem que não existe nada pra proteger o comprador.
    Não existem consequências a nível profissional pra os consultores que mentem , passam a perna pra sair em vantagem. Acho que deveria haver mais regulação nesta área.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • bit0
    • 22 março 2024

     # 16

    Desculpe CarlaAraujo mas em Portugal acontece isso que diz e muito pior que isso e quem se lixa é sempre o mesmo. Os ladrões e desonestos raramente sofrem consequências pelos seus atos. Não entendo como funciona a justiça neste país. Lamento imenso o que lhe aconteceu mas é reflexo de uma cultura de chico-espertice, ganância e egocentrismo do pior. Basta ver como ad pessoas circulam na estrada, como não apanham os dejetos dos cães, como não respeitam os espaços públicos nem sabem viver em comunidade. Se não conseguem estas simples coisas, como vão respeitar tudo o resto?
    Concordam com este comentário: Gabri14, desofiapedro, imo
  14.  # 17

    Se a Carla prescindiu de um direito legal por um comprometimento verbal sem nenhum suporte ou testemunhas, então arriscou e neste caso, desculpe que lhe diga, perdeu.
    Não me parece que vá ter alguma sorte a reaver esse dinheiro ou alguma declaração da imobiliária ou de quem quer que seja a assumir essa dívida...
    Prepare-se para pagar os 3700 euros e siga em frente...
 
0.0197 seg. NEW