Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Tenho um contrato de 5 anos de arrendamento iniciado em Agosto 2023. Logo de início, informei o senhorio que a minha intenção seria apenas ficar 2 anos, enquanto a minha moradia estava em construção, o que não causava problema porque apenas tinha de cumprir 1/3 do contrato (20 meses).
    A construção da moradia decorreu mais rápido que o previsto e em Julho 2024 já deverei ter condições para habitar.
    Dito isto, e tendo em conta que o contrato de 5 anos foi feito com o intuito da taxa de imposto ser de 15% em vez do 25%, por se tratar de contrato de longa duração, questiono se o senhorio irá ficar prejudicado e ter de reembolsar a diferença de imposto, se aceitar a minha rescisão de contrato sem disputa por não ter cumprido 1/3 do contrato.
    Da minha parte, aceitei o contrato de 5 anos pois também fiquei com uma renda mais baixa por esse motivo.
    Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

Colocado por: Fabien26questiono se o senhorio irá ficar prejudicado e ter de reembolsar a diferença de imposto, se aceitar a minha rescisão de contrato sem disputa por não ter cumprido 1/3 do contrato.

Não, uma vez que é o inquilino a rescindir.
    Quando ele der baixa do contrato no portal da finanças, tem de indicar de quem foi a iniciativa de rescindir o contrato.
    Já me aconteceu isso e como senhorio não tive qualquer penalização, nem podia ser de outra maneira.
  3.  # 3

Colocado por: sognim
    Não, uma vez que é o inquilino a rescindir.
    Quando ele der baixa do contrato no portal da finanças, tem de indicar de quem foi a iniciativa de rescindir o contrato.
    Já me aconteceu isso e como senhorio não tive qualquer penalização, nem podia ser de outra maneira.

Tinha esta duvida de facto, folgo em saber isso :) vou arrendar também a 5 anos e tava com medo de levar com uma grande conta se a pessoa precisasse de sair antes do fim do contrato.

0.0062 seg. NEW