Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    estou na fase de projeto de uma moradia terrea e tenho uma duvida.
    O que estava a planear seria instalar painel solar termosifão para AQS. Já tinha na minha moradia antiga e sempre serviu para o pretendido sem ter necessidade de ligar a resistência (em 7 anos foi ligada 3-4 vezes). Agora nas especialidades verifico que o engenheiro, para a casa ter classe A+ colocou bomba de calor para AQS com apoio de painel solar. No pré-certificado energético não está nenhum sistema de refrigeração. Preferia ter o painel termosifão e AC, o que penso que já chegava para ter a classe A+.

    Em termo de custos qual a diferença de uma solução em relação à outra? E em termos de consumo energético?
  2.  # 2

    Colocado por: sadinocolocou bomba de calor para AQS com apoio de painel solar.

    Painel térmico ou fotovoltaico?
    A melhor solução é a bomba de calor com painéis fotovoltaicos, produz energia elétrica para aquecer água e para o resto da casa, em vez dos painéis térmicos que apenas vão aquecer a água.
    Atualmente não sei, mas na altura que comprei a minha BC, colocar a BC ou termosifão ficava praticamente no mesmo valor. Também vinha habituado ao termosifão e agora com a BC só vejo vantagem e não trocava pelo termosifão.
    Concordam com este comentário: Dias12, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  3.  # 3

    Pelo que vejo nas especialidades parece-me ser painel térmico. A bomba de calor com o painel térmico fica bem mais caro que o termosifão?

    O custo de painel térmico ou fotovoltaico é parecido?
  4.  # 4

    Colocado por: sadinoPelo que vejo nas especialidades parece-me ser painel térmico. A bomba de calor com o painel térmico fica bem mais caro que o termosifão?

    O custo de painel térmico ou fotovoltaico é parecido?

    Painéis fotovoltaicos estão com preços baratos agora e tem a vantagem de alimentar a casa.
    Pode meter apenas a BC, sem painel térmico.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  5.  # 5

    Obrigado,

    vou ver com o construtor a diferença de preço entre o termosifão (que estava previsto no orçamento) e o fotovoltaico+BC.

    Desde que não seja muito esticado mudo para isso.
 
0.0107 seg. NEW