Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho esta máquina de lavar loiça Zanussi ZDT21001FA e no manual https://www.manua.ls/zanussi/zdt21001-fa/manual?p=12 não referem nada em relação à temperatura da água a ligar na máquina. Nas máquinas de lavar roupa indicam que tem que ser água fria.

    Visto que no mínimo lavo a loiça a 50C e a água da bomba de calor está entre os 45C e 50C posso ou não é recomendavel alimentar a máquina de lavar loiça com água quente?

    Obrigado
  2.  # 2

    Pode e deve por uma questão de eficiência.
    Não existe o problema com as máquinas de lavar loiça.
  3.  # 3

    Veja no manual, a minha é uma bosch e dá para configurar se é alimentada com água fria ou quente.
    No entanto um ciclo de lavagem usa tão pouca água que até esgotar a água fria que está entre o termoacumulador e a máquina, não dá tempo de lá chegar água quente.
  4.  # 4

    A máquina é bitermica
  5.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaNo entanto um ciclo de lavagem usa tão pouca água que até esgotar a água fria que está entre o termoacumulador e a máquina, não dá tempo de lá chegar água quente.

    Dai a necessidade de recirculacao de aguas numa habitacao, onde acabaria com tal problema.
  6.  # 6

    COmprei uma Siemens SN73EX01CE que permite a entrada de água quente de 40 a 60ºC
    No entanto é como já disseram, aquilo num ciclo eco usa 9L de agua, quase nem dá tempo da água quente lá encher a máquina.
    Vou ter recirculação de água mas mesmo assim, teria de programar a maquina e a bomba para circular nessa hora, que nem sempre é a mesma, durante a noite em bi horário. Não vejo que seja funcional.
  7.  # 7

    Colocado por: treker666
    Dai a necessidade de recirculacao de aguas numa habitacao, onde acabaria com tal problema.


    A intenção é poupar energia. A recirculação acaba um pouco com esse objetivo
  8.  # 8

    Colocado por: rjmsilvaA intenção é poupar energia. A recirculação acaba um pouco com esse objetivo

    Neste caso das máquinas de lavar concordo que não se ganhe grande coisa (embora o consumo para aquecimento deva ser substancialmente superior ao consumo de uma bomba recirculadora).
    Mas julgo que a recirculação para outras aplicações por ser benéfico, como nas casas de banho por ex. Estou a referir-me não à poupança energética, mas à poupança de água (creio que neste momento, principalmente em algumas zonas do país, é mais urgente a poupança de água do que a poupança de energia).
    Concordam com este comentário: metRo_
    • bit0
    • 27 março 2024

     # 9

    Tenho uma bosh e nao me lembro de haver nada a indicar que tipo de água ligar. Confesso que não olhei para o manual... sou um bocado intuitiva nestas coisas. Liguei a agua fria e ja la vao 3 anos tudo normal. Faço muitos ciclos de 70 graus. Nao noto que isso dispare as contas de energia ca em casa.
  9.  # 10

    Pode ligar água quente não tem problema.
    Em tempos vi na Zanussi que poderia ligar água quente Sem problema, pois a temperatura era ajustada em função da temperatura água de entrada.
    Dizia mesmo na ficha do produto.


    No entanto não tira grande partido, a máquina da loiça gasta 8 litros de água, ao fim de 8 litros normalmente a água não chegou a chegar quente á máquina, ou na melhor das hipóteses entrou 4 litros de água fria e 4 litros de morna. Ou seja gastou água quente e não tira partido disso.

    Em relação à máquina da roupa tem de ser bitermica.
    Ou tem de ter uma válvula em que voce regule a temperatura, pois pode ter um programa de lãs e não vá entra água quente no programa.
  10.  # 11

    Colocado por: rjmsilva

    A intenção é poupar energia. A recirculação acaba um pouco com esse objetivo

    Uma máquina da loiça ou roupa gasta na ordem dos 400-800 watt por programa
      Screenshot_2024-03-28-00-36-03-482-edit_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
      Screenshot_2024-03-28-00-37-01-795-edit_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
 
0.0142 seg. NEW