Iniciar sessão ou registar-se
    • catgs
    • 26 fevereiro 2024

     # 1

    Olá a todos, por um acaso descobri este fórum que me tem ajudado a encontrado respostas milagrosas para algumas dúvidas. Esta será a minha primeira participação, espero que me consigam ajudar e esclarecer.

    Uma breve contextualização:
    O meu namorado é filho único e como tal prefere viver perto dos pais, compreendo o lado dele e se eu fosse filha única iria querer o mesmo. No entanto e apesar de eu gostar muito dos meus sogros, preferia vê-los apenas ao fim de semana. Não à muito tempo, os meus sogros sugeriram desanexar parte do terreno deles e fazer-nos doação. A área a desanexar seria quase 700m2, já temos o levantamento topográfico. Temos andado a falar com amigos e familiares da área da construção que nos dizem que está tudo muito caro para construir de raiz. Pensamos então em construir um andar por cima da moradia r/c dos meus sogros. A moradia tem cerca de 150m2 e já tem placa de piso. Decidimos que queremos fazer uma construção quase toda em vidro e manter o telhado tradicional com claraboias (priorizamos muito a luz natural).

    Posto isto a minha questão é: Por onde começar? O que temos de fazer primeiro? Falar com a câmara ou falar com um arquiteto? Falando com a câmara devemos indicar o quê? Teremos de passar o imóvel para nosso nome para efeitos de empréstimo bancário?

    Grata por toda a ajuda que nos possam dar :)
  1.  # 2

    Na minha humilde e modesta opinião, deveriam começar por falar primeiro um com o outro e perceber se é mesmo isso que pretendem fazer e se se veem a viver no futuro (próximo e mais longínquo) nessa situação.
    No seu texto é notória alguma incerteza da sua parte.

    Respondendo acuradamente à sua pergunta, a primeira pessoa com quem devem falar será com um arquiteto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 3

    Eu diria que deveriam avançar para uma construção mais autónoma.
    No fim vão gastar 1000€/m² a ampliar a casa dos sogros, e 1200€/m² na casa autónoma.
    Mas na casa autónoma, ficam depois com uma casa melhor: não está condicionada pelos acessos, estrutura e infraestruturas da casa existente, e terá valor MUITO maior para uma venda futura. Será claramente o melhor negócio.
 
0.0089 seg. NEW