Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Há um mês atrás decidi comprar um detetor de monóxido de carbono e instalar na cozinha.
    Ora, hoje o meu filho estava a tomar banho, durante uns 10-15 minutos, e de repente o detetor de monóxido de carbono começa a apitar constantemente.
    Do que consegui verificar, chegou até aos 180 PPM ou mais.

    De seguida, abri a janela da cozinha, coloquei a ventoinha a apontar para a janela e fechei a porta. Passado uns 15 minutos estava de volta nos 0 PPM.

    O que é que pode causar esta situação? Uma fuga?

    Cumprimentos
    • pkasa
    • 26 fevereiro 2024

     # 2

    Uma má exaustão do esquentador, também algum retorno provocado por exaustor em funcionamento simultâneo. Alguém entendido o vai esclarecer
  2.  # 3

    Fuga de gás ou acumulação de gases?
    Se acumula gases é porque tem má exaustão de gases.
    Os esquentadores normalmente têm um sensor que, quando deteta excesso de gases, desliga o esquentador.
    A não ser que o seu seja muito antigo, terá um sensor desses.

    Só por curiosidade, comprou o sensor há um mês por quê?
    Já sabia/suspeitava que tinha exaustão deficiente?
  3.  # 4

    Colocado por: LMigAlvesFuga de gás ou acumulação de gases?
    Se acumula gases é porque tem má exaustão de gases.
    Os esquentadores normalmente têm um sensor que, quando deteta excesso de gases, desliga o esquentador.
    A não ser que o seu seja muito antigo, terá um sensor desses.

    Só por curiosidade, comprou o sensor há um mês por quê?
    Já sabia/suspeitava que tinha exaustão deficiente?


    Comprei o sensor porque na casa anterior e nesta casa atual, cheirava a gás sempre que alguém tomava banho. Eram esquentadores diferentes. E desde então que temos sempre receio de haver algum tipo de fuga.

    Eu suspeitava que havia algum problema porque quando alguém toma banho, cheira bastante a gás.

    O esquentador que tenho é este: Vulcano wr 275-3 kd1 b23 s3596
    Supostamente, pelo que li no manual, penso não ser ventilado.

    Será que se adquirir um novo ventilado (Vulcano Ventilado 2, por exemplo), vai resolver o problema?

    A quem devo contactar para vir verificar qual é realmente o problema? Se eu pedir uma Inspeção de gás, eles resolvem o problema?
  4.  # 5

    Mas que grande confusão aí vai.
    Cheira a gás ou cheira a gases?
  5.  # 6

    É uma fuga de gás da rede de abastecimento de gás ou acumulação dos gases da queima do esquentador?

    Edit: rede de abastecimento ou tubos da garrafa
  6.  # 7

    Há um mês andou aqui pelo fórum a fazer perguntas sobre o esquentador, recomendaram mandar fazer uma limpeza.
    Fez o que lhe sugeriram ou apenas se lembrou de comprar um detetor de monóxido de carbono?
    • zpinto
    • 26 fevereiro 2024 editado

     # 8

    Colocado por: LMigAlvesHá um mês andou aqui pelo fórum a fazer perguntas sobre o esquentador, recomendaram mandar fazer uma limpeza.
    Fez o que lhe sugeriram ou apenas se lembrou de comprar um detetor de monóxido de carbono?


    Fiquei meio que na dúvida se fazia limpeza ou comprava novo e acabei por não fazer nenhum dos dois.
    De qualquer das formas, prefiro comprar um novo e despachar o antigo.

    Como consigo distinguir se é gás ou acumulação de gases? O cheiro é muito diferente? Não sei dizer qual dos dois é, mas é um cheiro bastante forte quando tomam banho.

    Independentemente de qual for o problema, vou trocar o esquentador, mas também queria saber se numa inspeção de gás são capazes de me dizer exatamente qual o problema? Tenho receio que o tubo, para exaustão dos gases para fora do prédio, esteja entupido ou algo assim.
  7.  # 9

    Chame um técnico primeiro para verificar o que se passa.
    Vai comprar um esquentador novo e depois o problema é da conduta, não resolve nada e gasta dinheiro à toa?

    Supostamente, se fosse uma fuga de gás já tinha ido a casa pelos ares.
    Será acumulação de gases da queima, por isso é que o detetor acionou o alarme.
    Até resolver a situação, quando usar o esquentador abra a janela.
  8.  # 10

    Colocado por: LMigAlvesChame um técnico primeiro para verificar o que se passa.
    Vai comprar um esquentador novo e depois o problema é da conduta, não resolve nada e gasta dinheiro à toa?

    Supostamente, se fosse uma fuga de gás já tinha ido a casa pelos ares.
    Será acumulação de gases da queima, por isso é que o detetor acionou o alarme.
    Até resolver a situação, quando usar o esquentador abra a janela.


    É mesmo isso que vou fazer. Obrigado pela ajuda
  9.  # 11

    Curiosidade: onde instalou o "detector" de gas?
  10.  # 12

    Colocado por: BelhinhoCuriosidade: onde instalou o "detector" de gas?


    Por cima da porta da entrada da cozinha, a cerca de 2.5 metros de distância, em linha reta, do esquentador.
  11.  # 13

    Colocado por: LMigAlvesAté resolver a situação, quando usar o esquentador abra a janela.
    Aliás, se a casa não tiver grelhas de ventilação, esta até deveria ser a regra.

    Pelo menos lá em casa sempre que se está a usar o esquentador para banhos, a janela está entreaberta para ventilar.
  12.  # 14

    Colocado por: zpinto

    Por cima da porta da entrada da cozinha, a cerca de 2.5 metros de distância, em linha reta, do esquentador.
    Então como é que o detector vai "detectar" gás? :-)
    Esse aparelho tem que estar ao nível do solo. Não sabe que o gás é mais pesado que o ar? Ele alarma porque detecta gases da exaustão do aparelho que são mais quentes e por isso mais leves.
    Chame aí um técnico que perceba.
  13.  # 15

    Colocado por: BelhinhoEntão como é que o detector vai "detectar" gás? :-)
    Esse aparelho tem que estar ao nível do solo. Não sabe que o gás é mais pesado que o ar? Ele alarma porque detecta gases da exaustão do aparelho que são mais quentes e por isso mais leves.
    Chame aí um técnico que perceba.


    Telefonei para um técnico e ele sem sequer vir cá, disse que certamente seria porque o exaustor não é ventilado.
    Já mandei vir um Vulcano Ventilado 2 de 14L.
    Quando chegar, chamo a técnico a casa para instalar e depois testar se está tudo ok a nível de gases. Se mesmo assim continuar com nível de gases alto, então terá de averiguar qual o problema real.
    De qualquer das formas, pretendo mesmo trocar o esquentador, seja qual for o problema.
 
0.0151 seg. NEW