Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    sou novo no forum, apesar de já ter esclarecido muitas duvidas aqui.

    Inscrevi-me, para poder partilhar convosco a minha situação e poder receber conselhos, sugestões, orientações, etc.

    Possuo um terreno "grande" cerca de 10.000m2 classificado, actualmente, em PDM como em solo Urbano. Acontece, que o PDM vai entrar, muito brevemente, em discussão de alteração e sei, de fonte segura, que esse terreno irá ser reclassificado como rústico o que irá desvalorizar significativamente o terreno.

    Também sei, que quando o PDM vier para discussão pública, terei algum tempo para contestar essa alteração.

    A ajuda que vos peço é que me consigam de alguma forma orientar/aconselhar acerca deste assunto, para que possa preparar a contestação.

    Devo contactar um arquitecto, engenheiro, advogado? Devo ser eu a apresentar a contestação? que argumentos podem ser usados para impedir essa alteração?

    Há algo mais que possa fazer no imediato?

    Muito obrigado, desde já, pelos vossos comentários.

    Cumprimentos,
    Gaspar
  2.  # 2

    Mande fazer um projecto (tem de ver com o arquiteto o que poderá valer a pena/ fazer sentido)... Meta um Pedido de informação Prévia, e fica com isso acautelado durante um tempo. Eventualmente volta a ficar na área "urbana"
  3.  # 3

    Não conte com o direito de contestação, litigar contra o Estado é uma ideia a fugir.
    Usufrua da actual classificação e meta um projecto para manter o potencial de edificação do terreno e eventualmente vender.
  4.  # 4

    Tem que colocar o projecto de edificação com urgência.

    Se não conseguir construir, venda agora com o projecto.

    Caso contrário: Agricultura.


    Dá para dividir em vários lotes para construção?
  5.  # 5

    Vender "Urbano" sem projecto aprovado, diminui em muito o leque de potenciais compradores. Porque o Banco, para quem necessita de empréstimo, não dá crédito para aquisição de terrenos sem projectos aprovados.
  6.  # 6

    Por que razão vão passar o terreno a rústico?
  7.  # 7

    Colocado por: PalhavaPor que razão vão passar o terreno a rústico?
    em muitos casos porque assim corrige-se e evitam-se os erros urbanísticos do passado
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, Dias12
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasMande fazer um projecto (tem de ver com o arquiteto o que poderá valer a pena/ fazer sentido)... Meta um Pedido de informação Prévia, e fica com isso acautelado durante um tempo. Eventualmente volta a ficar na área "urbana"



    Obrigado. Vou tentar fazer isto. O meu problema sao os timings. Como sao 10.000 acredito que seja um ptocesso demorado quer um projecto quer.uma eventual venda
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemosem muitos casos porque assim corrige-se e evitam-se os erros urbanísticos do passado
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava


    Pq diz isso? Comsegue dar algum exemplo para perceber o motivo?
  10.  # 10

    Colocado por: FGasparPq diz isso?
    porque na nossa querida nação reinou (reina) durante muitos anos um urbanismo desenfreado que permitiu a construção um pouco por toda a paisagem. exemplos? é sair de casa e olharmos à nossa volta.
  11.  # 11

    Tudo bem.
    Casas isoladas em zona agrícola/natural... também têm regras.
    Agora,

    Em arruamentos onde já há casas não permitirem construção AGORA!!!???

    Ou do outro lado da Rua, ou no final.

    É uma INJUSTIÇA!
    Concordam com este comentário: Paramonte
  12.  # 12

    Colocado por: PalhavaEm arruamentos onde já há casas não permitirem construção AGORA!!!???
    depende da situação. o urbano tem de ter um limite. ter estrada nao significa que obrigatoriamente se tenha de poder construir

    qual o problema de se poder construir de um lado da estrada e do outro não? porque considera isso injusto?
  13.  # 13

    Não tenho nenhuma situação dessas.
    Mas sou solidário com quem tem.

    Principalmente quando é um terreno em aglomerado urbano ladeado por construções licenciadas e o novo PDM impede a construção.
  14.  # 14

    Colocado por: Palhavaquando é um terreno em aglomerado urbano ladeado por construções licenciadas
    isso é diferente.. e dificilmente acontece (digo eu)
  15.  # 15

    Acontece.Sim.
  16.  # 16

    Yep, ainda ontem um terreno super barato porque é terreno florestal, tem casa ao lado e à frente.

    Pq *** aquele é florestal e 1cm ao lado não e 3m à frente não? faz 0 sentido a não ser para manter os preços das casas altos
  17.  # 17

    Colocado por: jg231Pq *** aquele é florestal e 1cm ao lado não e 3m à frente não? faz 0 sentido a não ser para manter os preços das casas altos
    .. e?
  18.  # 18

    Colocado por: jg231faz 0 sentido a não ser para manter os preços das casas altos

    Porquê?

    Como não se pode construir nada à volta, as casas existentes valorizam?
  19.  # 19

    Conheço quem tenha construído no fundo do terreno, porque a parte que ficava à beira da estrada era reserva agrícola.
  20.  # 20

    Colocado por: PalhavaTudo bem.
    Casas isoladas em zona agrícola/natural... também têm regras.
    Agora,

    Em arruamentos onde já há casas não permitirem construção AGORA!!!???

    Ou do outro lado da Rua, ou no final.

    É uma INJUSTIÇA!
    Concordam com este comentário:Paramonte


    Verdade. Muitas vezes essas interdições são apenas a expressão de caprichos de algumas Câmaras
 
0.0264 seg. NEW