Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caro Vítor, não ande descalço no escritório 😬
  2.  # 2

    Colocado por: marizeCaro Vítor, não ande descalço no escritório 😬

    As vezes bem dava vontade, mais não fosse para lavar os pés com as lagrimas dos colaboradores quando tem que trabalhar e está um dia tão bom para fazer 200 kms de mota para ir comer uns joelhos de porco ao Borges a Seia 😁
    Concordam com este comentário: marize
  3.  # 3

    Colocado por: marizeNão sei se é fluente em inglês, mas assim numa pesquisa muito chapa cinco "vinyl and laminate flooring are considered to be toxic. This is because certain types can contain reprocessed plastic and other toxic chemicals including cadmium, toxic phthalates and lead. These flooring materials can give off toxic fumes that can impact air quality through a process called off-gassing"..

    Infelizmente tal como a era dos aparelhos maravilhosos microondas, das frigideiras anti aderentes teflon e muito em breve das airfryers da vida carregadinhas de PFOA, continuamos em 2024 a "fugir" da escolha de materiais mais naturais, "naturalmente", porque nos vendem uma versão mais prática, e mais barata.

    Marize, muito honestamente e nos dias de hoje não há muito que nos possa ser benéfico... 😒

    https://apambiente.pt/prevencao-e-gestao-de-riscos/mapa-de-suscetibilidade-ao-radao
    Concordam com este comentário: Josecunha2021, marize
  4.  # 4

    Boas José,
    Já vi o seu email.
    Vou-lhe responder e se não se importar, vou fazê-lo por aqui pois assim ser e de consulta para outros foristas.
    Em bom rigor, os passos que deveria realizar seriam os seguintes:
    - Aplicação de barreira anti-humidade para prevenção de ocorrência de humidades ascendentes com as quais o vinil se dá pessimamente.
    - Aplicação de primário especifico para superficies vidradas para dar grip ao autonivelante
    - Aplicação de autonivelante apropriado de base cimenticia nunca com uma espessura inferior a 5mm

    A parte que não vai gostar nada. Tudo isto, para mim profissional preocupado em reter uma total ausência de problemas, é absolutamente imprescindível e os valores envolvidos são muitíssimo superiores ao que pagou pelo vinil.

    Em bom rigor, com todos os predicados envolvidos, deveremos estar a falar de valores acima dos 60m2 se utilizada a gama de materiais que utilizamos sempre.

    Se eliminar a impermeabilização, coisa que eu não sugiro), conseguirá reduzir para cerca de 28€m2 fazendo somente a preparação de base com o primário de aderência apropriado seguido da aplicação do autonivelante.

    Existem outras alternativas no mercado, mas a título pessoal, não me dão os predicados de garantia e qualidade a que nos habituámos e como tal, mantemo-nos fieis ás soluções que há muito encontrámos e nunca nos deixaram ficar mal. Bem pelo contrário.

    Para terminar, dizer apenas que o autonivelante deve trabalhar sempre “wet on wet” pelo que, em áreas grandes, convém arranjar um recipiente que lhe permita bater mais do que um saco de cada vez e tem de ter obrigatoriamente pelo menos mais uma pessoa a dar apoio.
    Atenção que é algo que parece muito básico mas tem muito mais que se lhe diga do que muitos aqui pensam. Não é algo para se fazer em DIY e esperar que corra tudo bem.

    Espero ter ajudado e boa sorte.
    Concordam com este comentário: Josecunha2021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Josecunha2021
  5.  # 5

    Boas amigo joao a sala e a parte onde habito sao 2 andar humidades acho que nao deve ser problema
    O azulejo da sala é rugoso nao é daquele liso vidrado tem 6mx6m uma pessoa bater e outra a espalhar deve dar quem me diz? e na zona da casa tenho aquelas ranhuras do taco sugere na mesma autonivelante?
      A4F63E1E-6DEC-4841-A33F-630F90C68F61.jpeg
  6.  # 6

    Vítor, concordo totalmente e por isso cedemos em comprar uma propriedade em que há a presença de radão.

    No entanto além de ser lamentável a falta de informação e formação disponíveis, acho ainda pior haverem tantas outras questões que deviam ser informadas e não o são (nomeadamente riscos de incêndio, toxicidade de elementos quando combinados, absorção em contacto com a pele ou inalação, etc).

    Bom, é morarmos numa casa de árvore e vestidos com peles e mesmo assim, sabe-se lá o que os animais comeram 😬😅
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Josecunha2021
  7.  # 7

    Colocado por: marizeVítor, concordo totalmente e por isso cedemos em comprar uma propriedade em que há a presença de radão.

    No entanto além de ser lamentável a falta de informação e formação disponíveis, acho ainda pior haverem tantas outras questões que deviam ser informadas e não o são (nomeadamente riscos de incêndio, toxicidade de elementos quando combinados, absorção em contacto com a pele ou inalação, etc).

    Bom, é morarmos numa casa de árvore e vestidos com peles e mesmo assim, sabe-se lá o que os animais comeram 😬😅
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,Josecunha2021

    É o que for!

    Um colega meu fazia 70km para ir ao Gerês buscar água para beber e dava um passeio, a uma fonte perto da portela do homem, que fica uma altitude generosa, dessa forma a probabilidade dessa agua estar contaminada era diminuta.
    Encontrou um site em que tinha um PDF com tudo o que é fontes em Portugal e com análises, a água dessa fonte tinha os níveis de radão estupidamente altos! Portanto se não morrermos de uma coisa vai ser de outra ninguém se safa...
    Concordam com este comentário: marize
  8.  # 8

    Colocado por: Josecunha2021Boas amigo joao a sala e a parte onde habito sao 2 andar humidades acho que nao deve ser problema
    O azulejo da sala é rugoso nao é daquele liso vidrado tem 6mx6m uma pessoa bater e outra a espalhar deve dar quem me diz? e na zona da casa tenho aquelas ranhuras do taco sugere na mesma autonivelante?
      A4F63E1E-6DEC-4841-A33F-630F90C68F61.jpeg

    Assim sendo, dispensa a impermeabilização caso não existam veztigios de existência da mesma.
    Na zona de onde foram arrancados os tacos, garantidamente tem de aplicar o autonivelante.
    Concordam com este comentário: Josecunha2021
  9.  # 9

    Como calculo os sacos de autonivelante para a sala 6x6 ou seja 36m2?
  10.  # 10

    Colocado por: Josecunha2021Como calculo os sacos de autonivelante para a sala 6x6 ou seja 36m2?

    Depende do autonivelante que usar.
    Se fosse com o nosso teríamos um consumo de aproximadamente 270kgs.
    Ou seja, aproximadamente 7,5kgs/m2.
    Isto para uma camada de 5mm de espessura aplicada sobre primário apropriado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josecunha2021
  11.  # 11

    gostaria saber como faz essa formula para x sacos x milimetros
  12.  # 12

    Colocado por: Josecunha2021gostaria saber como faz essa formula para x sacos x milimetros

    Essa informação deverá estar diretamente relacionada com o material especifico que for usar. Deverá ser acompanhado de uma ficha técnica com esses dados, que lhe irá indicar qual o consumo recomendado por área, considerando uma espessura especifica. A partir daí é simples calcular a quantidade total necessária.
  13.  # 13

    Colocado por: Josecunha2021gostaria saber como faz essa formula para x sacos x milimetros

    Depende dos autonivelantes. Não são todos iguais.
    Os nossos têm calculadora integrada portanto é só inserir os m2 X espessura que se quer aplicar e o programa automaticamente dá-nos as quantidades.
  14.  # 14

    Eu acho que deve ser metros quadrados x m de autonivelante x1.7 rendimento do saco por metro2 depois o que der dividir pelos kg do saco para 6m a 2mm por exemplo da 6 sacos nao sei se ta correcto
  15.  # 15

    Colocado por: Josecunha2021Eu acho que deve ser metros quadrados x m de autonivelante x1.7 rendimento do saco por metro2 depois o que der dividir pelos kg do saco para 6m a 2mm por exemplo da 6 sacos nao sei se ta correcto

    6 sacos é curtíssimo. Você não pode fazer menos de 5mm de espessura pois após secagem ficará apenas com 4mm pela evaporação da água.
    Com o que nós usamos o mínimo é 3mm e com esses 3mm meto-lhe um empilhador em cima no dia a seguir. Mas o que usamos está literalmente no topo da cadeia alimentar.
    Resumindo, partindo do princípio que não vai seguramente usar um dos autonivelantes mais caros do mundo, faça lá os 5mm para não ter nenhum dissabor.
    E não se esqueça que para a cerâmica precisa de um primário adequado. Não se fie na “rugosidade” da mesma que não é por ai que a coisa vai.
    Escrutine as nossas redes sociais que têm muito por onde tirar dicas.

    https://www.facebook.com/finooficiosoalhos

    https://www.instagram.com/finooficio?igsh=dWh0dmxyZXI3cXB6&utm_source=qr
  16.  # 16

    Colocado por: Joao Dias
    6 sacos é curtíssimo. Você não pode fazer menos de 5mm de espessura pois após secagem ficará apenas com 4mm pela evaporação da água.
    Com o que nós usamos o mínimo é 3mm e com esses 3mm meto-lhe um empilhador em cima no dia a seguir. Mas o que usamos está literalmente no topo da cadeia alimentar.
    Resumindo, partindo do princípio que não vai seguramente usar um dos autonivelantes mais caros do mundo, faça lá os 5mm para não ter nenhum dissabor.
    E não se esqueça que para a cerâmica precisa de um primário adequado. Não se fie na “rugosidade” da mesma que não é por ai que a coisa vai.
    Escrutine as nossas redes sociais que têm muito por onde tirar dicas.

    https://www.facebook.com/finooficiosoalhos

    https://www.instagram.com/finooficio?igsh=dWh0dmxyZXI3cXB6&utm_source=qr


    Obrigado senhor joao voces fazem quantos sacos logo no inicio? Depois deixam algum a bater sozinho? Ou é o resto do primeiro saco? Nao da tempo ?
    Aquele po que deita por cima é para que?
  17.  # 17

    Colocado por: Ruikode
    Essa informação deverá estar diretamente relacionada com o material especifico que for usar. Deverá ser acompanhado de uma ficha técnica com esses dados, que lhe irá indicar qual o consumo recomendado por área, considerando uma espessura especifica. A partir daí é simples calcular a quantidade total necessária.


    1,74m2 por kg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlinhos23p
  18.  # 18

    Colocado por: Josecunha2021

    Obrigado senhor joao voces fazem quantos sacos logo no inicio? Depois deixam algum a bater sozinho? Ou é o resto do primeiro saco? Nao da tempo ?
    Aquele po que deita por cima é para que?

    Nós é diferente, somos profissionais e como tal temos um investimento em ferramenta específica que você não vai fazer certamente.
    Em áreas com mais de 100m2, regra geral iniciamos com 270 lts batidos para garantir fluidez de trabalho. Entretanto, assim que gasto os primeiros 90 lts (demora menos de 1m), o pessoal de apoio leva-me o balde e inicia imediatamente a preparação do novo balde. E assim consecutivamente.
    Depois a cadência aumenta ou diminui consoante a necessidade da obra.
    O pó, não sei a que se refere.
  19.  # 19

    Uma foto que alguém esta deitar por cima do autonivelante penso eu
  20.  # 20

    Colocado por: Josecunha2021Aquele po que deita por cima é para que?

    Isso não será cimento queimado que viu? 🤨
 
0.0250 seg. NEW