Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, abro aqui este tópico pois apesar de existirem alguns tópicos a abordar o tema, em nenhum encontrei feedback e respostas ao que procuro. De forma a que as pessoas possam, futuramente, esclarecer duvidas semelhantes, irei tentar resumir a minha questão, colocando o contexto, o que pretendo e o que não pretendo, para obter resposta concretas e menos discussão que por vezes arrasta o tópico para questões que não têm nada a ver com o que se pretende.

    Contexto: Moradia isolada de fim-de-semana, com espaço exterior de 900m2 todo vedado, uma entrada por portão largo e portão pequeno ao lado, piscina e zona de estar, churrasco e jardim.

    Pretendido: Ter sistema de vídeo vigilância conectado para controlar a zona exterior através dum telemóvel ou PC. Portanto 3 camaras, 4 no máximo chega perfeitamente para cobrir a área exterior toda.

    Notas: Não irei filmar vizinhos nem zonas publicas, apenas controlar a minha propriedade, ver se está tudo em ordem de forma remota, pois já tive surpresas ao chegar lá ao fim de semana... com a rega por exemplo, com animais presos lá dentro e até com a utilização do churrasco sabe-se lá por quem!

    Não pretendo discutir/comentar: Leis, tema filmagens zonas publicas e vizinhos (não tenho), empresas de seguros e vídeo vigilância, não preciso de nada complexo e o objectivo não é ter um alarme. Camaras a bateria e solares estão fora de hipótese.

    Antes de abrir aqui o tópico fiz alguma pesquisa, existem centenas de kits e soluções e portanto queria perceber se recentemente alguém passou por isto e possa dar feedback. O que pretendo é tão simples que procuro uma solução que possa eu mesmo instalar, até porque quero algo simples.

    Dúvidas/Conselhos:
    - Sistema com fios / wifi? Há diferenças alem do fio e sem fio.
    - Wifi basta ter ponto de fornecimento de electricidade?
    - Há algum equipamento que seja alimentado por eletricidade e em caso de falha desta continue a gravar imagem?
    - Capacidade de armazenamento de imagens recomendada? 1TB?
    - Algum modelo/kit recomendado? Qual?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: TM2C10Boas, abro aqui este tópico pois apesar de existirem alguns tópicos a abordar o tema, em nenhum encontrei feedback e respostas ao que procuro.


    A sua questão e requisitos não é diferente dos cenarios discutidos nos outros topicos. Os seus requisitos são bastante vagos para que lhe possam sugerir uma solução. Além disso se quer uma solução para o seu caso concreto convem dizer qual é o budget disponivel ou que considera razoavel para o que pretende.

    O conceito de simples também é subjectivo. Para uns instalar um sistema PoE com um NVR é simples para outros não.

    Se quer que o forum lhe de respostas mais concretas acho que terá que ser mais especifico nos requisitos e no budget. De resto nos outros topicos já foram abordadas dezenas de soluções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TM2C10
    • hangas
    • 28 fevereiro 2024 editado

     # 3

    Mas respondendo às suas duvidas:

    Colocado por: TM2C10- Sistema com fios / wifi? Há diferenças alem do fio e sem fio.

    Hoje em dia so faz sentido em falar em camaras IP, pelo que ou são Wifi ou por cabo de Rede (geralmente alimentação por PoE)

    Colocado por: TM2C10- Wifi basta ter ponto de fornecimento de electricidade?

    No WiFi tera forçosamente que ter uma alimentação externa no local. Não sei o que entende por ponto de electricidade. Mas tem que considerar a proteção os transformadores para as camaras, principalmente se forem montados no exterior.
    Isto é uma das coisas que é variavel no conceito de "simples",
    Eu acho mais simples um sistema centralizado, quer na gestão quer na instalação, e até nas funcionalidades.
    Mas não é necessáriamente o mais simpl€€s.

    Colocado por: TM2C10- Há algum equipamento que seja alimentado por eletricidade e em caso de falha desta continue a gravar imagem?

    Num sistema centralizado (e.g. NVR e camaras com PoE bastaria uma UPS no local onde tem o NVR+ Switchs)
    Se o sistema for feitos aos retalhos com camaras individuais, tem que considerar como o fazer para cada equipamento.

    Colocado por: TM2C10- Capacidade de armazenamento de imagens recomendada? 1TB?

    Vai depender do que pretende, quando tempo, resolução das camaras.
    Eu pessoalmente tenho no NVR um disco de 8TB, e com 4 camaras 4k, permite-me uns 70 dias de gravação continua
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, TM2C10
  3.  # 4

    Obrigado Hangas pelo feedback. Ainda estou a tentar aprender a trabalhar aqui com o forum, mas vamos lá.

    Se quer que o forum lhe de respostas mais concretas acho que terá que ser mais especifico nos requisitos e no budget


    Digamos que não quero gastar mais que 500€. A breve pesquisa que fiz, vi kits de 200€ e de 700€. Não sei quais as diferenças.

    No WiFi tera forçosamente que ter uma alimentação externa no local. Não sei o que entende por ponto de electricidade. Mas tem que considerar a proteção os transformadores para as camaras, principalmente se forem montados no exterior.


    Como estou a refazer a electricidade exterior (candeeiros, luzes, tomadas) e a colocar capoto, esse não é problema, dai nao ter abordado essa questão. Posso fazer uma caixa para esconder tudo isso.

    Num sistema centralizado (e.g. NVR e camaras com PoE bastaria uma UPS no local onde tem o NVR+ Switchs)


    Quando me refiro a kit, creio que é precisamente um sistema centralizado. Vem com uma NVR e 4 camaras. Acho que isso chega. A hipotese de colocar um UPS ao lado pode ser a solução, mas questionei pois poderia existir algum kit que as camaras e o NVR tivessem uma bateria para X horas para salvaguardar situações de cortes de energia. Quando diz switchs a que se refere?

    Eu pessoalmente tenho no NVR um disco de 8TB, e com 4 camaras 4k, permite-me uns 70 dias de gravação continua


    Nesse caso creio que 4TB chega perfeitamente.

    Obrigado
  4.  # 5

    Bom dia,
    Por engano comprei esta câmara, mas acabei por achar este sistema mais seguro e queria comprar o resto dos acessorios mas para não andar a gastar dinheiro em vão alguem me pode ajudar?
      Capturar.PNG
  5.  # 6

    > Quando me refiro a kit, creio que é precisamente um sistema centralizado. Vem com uma NVR e 4 camaras. Acho que isso chega. A hipotese de colocar um UPS ao lado pode ser a solução, mas questionei pois poderia existir algum kit que as camaras e o NVR tivessem uma bateria para X horas para salvaguardar situações de cortes de energia. Quando diz switchs a que se refere?

    POE está limitado a 100m, e nesse caso são usados switch POE para extender o sinal.
      Extensor-de-Switch-de-Rede-para-Poe-Switch-4-Portas-Gigabit-POE-Black-Metal-NVR-C.jpg_.jpg
  6.  # 7

    Pessoalmente quando comprar casa devo comprar um Zimaboard ou similar, instalar Home Assistant e arranjar umas câmaras compatíveis dado que pretendo implementar automações e alertas.
 
0.0150 seg. NEW