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  1.  # 1

    Colocado por: IkoNem os construtores, alguns não cobram esses valores por orçamentos para construção de moradias.


    Mas se calhar deviam.
    Pagar você paga sempre. Quando escolher um, paga o tempo que alguém perdeu no seu orçamento e nos 10 anteriores ao seu que não foram adjudicados.
    Concordam com este comentário: Iko
  2.  # 2

    Iko, honestamente não sinto qual a sua surpresa quando há quem compre recipientes com ar de Fátima.

    Na verdade cabe a cada empresa saber como fazer a sua gestão de preços e como evitar situações que não trazem nem lucro nem clientes.

    Se não têm interesse em fazer orçamentos, fazem muito bem em cobrar um preço absurdo e só paga quem tem preguiça ou desconhece a possibilidade, de o fazer em outro lado.

    Quanto ao seu caso em particular, espero que tenha resolvido ou que resolva com poucas chatices!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
  3.  # 3

    Eu até compreendo que cobrem desde que seja algo justo.
    Não me parece que faça falta nenhum estudo especial para cobrarem 80€.
    E não me parece que por meia hora, mais umas folhas custem perto disso.
    • Iko
    • 29 fevereiro 2024 editado

     # 4

    O que a Sra. da loja ia fazer apenas era: preencher o nome, morada, nif, o modelo do esquentador e o preço e assinar. E cobrar 80€.

    Já vi advogados mais baratos!
  4.  # 5

    se uma empresa precisar de cobrar por orçamentos para ser viável algo está errado no modelo de negócio.

    Como não conseguem contabilizar o "churn rate" do negócio não realizado acham que o que fazem está "bem"

    Diagnósticos de reparação com ou sem deslocação já é diferente pois estão a apresentar parte da solução do problema
  5.  # 6

    Antes de comprar a Vaillant Arostor, tive um distribuidor oficial que só dava orçamento de fornecimento e instalação após pagamento de 61.5€, para "visita", eu informei que estava tudo preparado e tinha fotos do local.

    "Só fazemos orçamento após pagamento dos 61.5€, que abate caso seja adjudicado"

    Fui comprar noutro lado, simples.
    • Iko
    • 1 março 2024 editado

     # 7

    Afinal até é prática comum, é como digo - “Está tudo doido!!!”

    Colocado por: VarejoteAntes de comprar a Vaillant Arostor, tive um distribuidor oficial que só dava orçamento de fornecimento e instalação após pagamento de 61.5€, para "visita", eu informei que estava tudo preparado e tinha fotos do local.

    "Só fazemos orçamento após pagamento dos 61.5€, que abate caso seja adjudicado"

    Fui comprar noutro lado, simples.
    Concordam com este comentário: mboot
  6.  # 8

    Observando alguns comentários dá bem para perceber as diferenças de interpretação sobre certas realidades, e como possivelmente o entendimento sobre determinadas matérias é nulo [ou então a folga financeira é tal (e ainda bem que assim é), que nem é necessário observar todo o espectro]... E não quero com isto dizer que seja um erro tremendo o que se diz, e até ajuda a ver certas questões por uma luz diferente, simplesmente acho que o bom senso deve prevalecer.

    Sobre o assunto do tópico em particular, cobrar €80 a €100 apenas e só para fazer um descritivo aparentemente básico de uma proposta para um equipamento (e seus acessórios de montagem, presumo), é absolutamente insano. Principalmente tendo em consideração a escala de valores em questão. Acho que se está a confundir proposta de fornecimento com diagnóstico de reparação ou algo desse nível.

    Até posso considerar aceitável que se cobre um valor pelo tempo de ocupação com o assunto, mas teria de ser numa escala totalmente diferente. Quem acha normal os valores propostos, que faça as contas a quanto isso dá por hora, e depois em proporção, faça uma estimativa de quantos milhares pagaria por lhe fazerem um diagnóstico qualquer num automóvel. Não faz qualquer sentido.

    Só para contextualizar o meu ponto de vista, trabalhei 15 anos numa empresa a diagnosticar avarias e reparar máquinas e equipamentos (elétricos e não só), e por acaso não se cobrava um cêntimo por qualquer orçamento efetuado, mas isso já era politica da empresa, são opções tal como muitas lojas permitem a devolução dos artigos após semanas depois da compra (não é uma obrigação, mas é uma atenção ao cliente, e obviamente o cliente rapidamente se esquece disso e acredita que é um direito consagrado numa qualquer lei de defesa do consumidor). Para mim, não cobrar qualquer valor nessa empresa era indiferente, tinha ordenado fixo + comissões de reparação. Escusado será dizer, que certos equipamentos tinham de ser totalmente reparados para ter a certeza da anomalia, e ainda assim se apresentavam orçamentos grátis.

    Quer isto dizer que esta é a forma correta? Obviamente que não, acho muito bem que se cobre trabalho efetivo de diagnóstico ou até de uma simples proposta como a deste tópico SE existir por exemplo uma deslocação ao local para analisar as condições e opções necessárias.

    Qualquer dia paga-se só para olhar para a carta de um restaurante enquanto se escolhe (se calhar até já se faz isso, não sei). Haja carteira para isso e será uma normalidade.
    Concordam com este comentário: Iko, desofiapedro
  7.  # 9

    No caso do iko, ainda disseram de "boca" o valor, no meu nem isso.

    Nem o valor de "boca" de uma instalação "normal".
    • Iko
    • 1 março 2024

     # 10

    Eu só toquei neste assunto, porque esta semana tem sido de doidos.

    Ainda ontem tive um bate boca de whatsapp com um suposto técnico que de reparações de caldeiras. É que ele nunca mas nunca mesmo me quis dizer o valor possível / estimado para troca de uma placa electrónica de uma caldeira.

    Basicamente era só isto:

    - deslocação
    - preço da peça
    - mão de obra

    Sendo uma estimativa, pois poderia sempre haver mais qualquer coisa. Mas recusou-se sempre a dar possíveis valores, percebi que era como os “desentupidores de canos” que agora tanto proliferam por aí. Depois de cá estar ia me cobrar um valor absurdo que eu ia cair para o lado.

    Não acredito que não seja possível dar uma estimativa ainda que por alto. Acho que salvo raras excepções e quase sempre possivel.
  8.  # 11

    - deslocação -- x/Km (e eventual tarifa mínima)

    - preço da peça -- Se a peça está definida, o preço existe (e pode incluir um % extra, nem que seja o desconto que ele terá do fornecedor)

    - mão de obra -- Se não sabe quanto leva à hora, é porque anda a enganar meio mundo (claro que cada reparação pode apresentar os seus desafios ou contratempos, faz parte do jogo, mas qualquer profissional minimamente experiente pode dar uma previsão, SE tudo correr como o previsto. Caso contrário, o cliente terá de assumir o desvio)

    Não me parece assim tão difícil apresentar uma estimativa. Estimativa não é um valor final e definitivo.

    Quando um tipo não quer ser sério, tudo serve de argumento. Ainda falam dos patos bravos no mundo da construção, o universo das reparações e dos biscateiros das manutenções e remodelações é um campeonato à parte na arte do gamanço, principalmente porque existe um aproveitamento da aflição das pessoas em certos casos. Um serviço de urgência é uma coisa, um roubo é outra.
  9.  # 12

    O português e muito sovina se for para largar 90 euros numa consulta de 5 minutos larga e nem bufa mas como não e senhor doutor já acham mal e de mau tom.

    Não gosta ou não concorda com o valor vai a outro lado ( é a beleza do mercado livre) agora acho feio andar a criticar aquilo que os outros cobram ou deixam de cobrar.

    80 euros por hora não e assim tanto mas lá está depende da realidade de cada carteira

    Ainda no outro dia pedi para desinfestar uma habitação o homem borrifou com sprays durante 25 minutos levou 175 euros é o que é . Fico contente pelas pessoas finalmente valorizarem aquilo que fazem
    Concordam com este comentário: marize
  10.  # 13

    Colocado por: Reduto25o português e muito sovina se for para largar 90 euros numa consulta de 5 minutos larga e nem bufa mas como não e senhor doutor já acham mal e de mau tom.

    nota-se aí uma revolta com a classe médica :)

    Uns não vão, outros tem ADSE, outros multicare, e os querem pagam os 90 euros
  11.  # 14

    Colocado por: rguerreiro79
    nota-se aí uma revolta com a classe médica :)

    Uns não vão, outros tem ADSE, outros multicare, e os querem pagam os 90 euros


    Quem diz medicos diz advogados por aí adiante não tenho nada contra os médicos só estou mesmo a falar da mentalidade das pessoas "olhe vou ao médico perguntar o que se passa comigo e no fim digo que afinal não quero tratar com ele e não lhe pago"

    O homem vai se deslocar verificar o que se passa perder tempo óbvio tem que ser pago e eu nem deduzia isso no preço final , diagnóstico e um serviço reparação e outro
    Concordam com este comentário: marize
    • marize
    • 1 março 2024 editado

     # 15

    Concordo que se trata em muitos casos de um ponto de vista e de educação na relação com o dinheiro.

    Se eu não sei fazer alguma coisa e necessito desse serviço, posso não ter dinheiro para o pagar, mas não é por isso que o valor é absurdo.

    Há quem cobre para ser fotografado e há quem seja fotografado de graça.

    Há quem venda os seus serviços sexuais e há quem os "dê" de graça.

    Há quem vá a Fátima rezar e há quem lá vá encher pacotinhos de ar para vender 😅 (desculpem a insistência, mas esta nata-me 🥸)

    Estamos maioritariamente acostumados a que os bens de consumo diários que não produzimos poderem aumentar diariamente que se compra menos, mas o que necessitamos pontualmente está a um preço absurdo.

    Não sinto que tenha de fazer contas à hora a nada. Se uma empresa quer cobrar 100€ pela emissão do papel, desde que o fature, tem toda a legitimidade para o fazer!
    E não necessariamente porque precise de o fazer para ganhar dinheiro, mas porque pode e cabe a cada gestor entender como quer gerir (ou falir) o seu negócio.

    Pode ser que ofereçam o saquinho plástico para não sair com o papel na mão 😅
    • Iko
    • 1 março 2024 editado

     # 16

    Escrever você sabe, mas ler ou não sabe ou so lê o que lhe apetece. 80€ por um papel escrito em literalmente em 1min, eu vou ao médico sim e bufo isso, mas até lá estou eu estou 15min e falo com alguém que estudou 10 anos e com altos conhecimentos e que podem até salvar a vida de alguém no limite, agora falar com uma mera secretária (não quero estar a desprestigiar a senhora), mas ela só me ia escrever 3 frases num papel… E sim não concordo e fui a outro sítio, mas tb mostrei e posso mostrar a minha indignação.
    Colocado por: Reduto25O português e muito sovina se for para largar 90 euros numa consulta de 5 minutos larga e nem bufa mas como não e senhor doutor já acham mal e de mau tom.

    Não gosta ou não concorda com o valor vai a outro lado ( é a beleza do mercado livre) agora acho feio andar a criticar aquilo que os outros cobram ou deixam de cobrar.

    80 euros por hora não e assim tanto mas lá está depende da realidade de cada carteira

    Ainda no outro dia pedi para desinfestar uma habitação o homem borrifou com sprays durante 25 minutos levou 175 euros é o que é . Fico contente pelas pessoas finalmente valorizarem aquilo que fazem
    Concordam com este comentário:marize
    • Iko
    • 1 março 2024

     # 17

    Aqui você já disse tudo, e é isso mesmo!

    Colocado por: Ruikode- deslocação -- x/Km (e eventual tarifa mínima)

    - preço da peça -- Se a peça está definida, o preço existe (e pode incluir um % extra, nem que seja o desconto que ele terá do fornecedor)

    - mão de obra -- Se não sabe quanto leva à hora, é porque anda a enganar meio mundo (claro que cada reparação pode apresentar os seus desafios ou contratempos, faz parte do jogo, mas qualquer profissional minimamente experiente pode dar uma previsão, SE tudo correr como o previsto. Caso contrário, o cliente terá de assumir o desvio)

    Não me parece assim tão difícil apresentar uma estimativa. Estimativa não é um valor final e definitivo.

    Quando um tipo não quer ser sério, tudo serve de argumento. Ainda falam dos patos bravos no mundo da construção, o universo das reparações e dos biscateiros das manutenções e remodelações é um campeonato à parte na arte do gamanço, principalmente porque existe um aproveitamento da aflição das pessoas em certos casos. Um serviço de urgência é uma coisa, um roubo é outra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
    • Iko
    • 1 março 2024

     # 18

    Não sou muito velho, mas ainda sou do tempo onde as pessoas se ajudavam e onde os preços pedidos pelos serviços eram justos.

    Mas aldeias e meios pequenos ainda é assim, mas agora qualquer cidade com 20k habitantes já reina a selvajaria do salve-se quem puder.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  12.  # 19

    então se você se sente mais confortável a pagar ao medico 90 euros porque estudou 10 anos , para a próxima vá ao medico pedir um orçamento para o esquentador .

    O que e isso de preço justo ? por pessoas como o Sr que desvalorizam certas profissões e tem esse desdenho , que nos dias de hoje tem falta de profissionais nessas áreas fazendo com que cobrem o valor que lhes bem apeteça não sentido a pressão da concorrência
    Concordam com este comentário: marize
  13.  # 20

    Colocado por: IkoEu não falo do preço da montagem, mas 80 eur por um papel / orçamento para eu mostrar na seguradora.


    A questão é mesmo essa, o vendedor sabe que é so papel que você quer e nao o esquentador e montagem.
    Concordam com este comentário: marize
 
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