Boa noite, tenho um furo de cerca de 35 metros e a bomba deixou de funcionar: retirei-a e detectei que a canalização tinha um furo. Após a montar o problema continua. O sistema é de balão. Será que tenho de encher a canalização de água? O disjuntor fica 2,3 segundos ligado mas depois dispara.
A única vez que tivemos problemas com a nossa bomba (único acesso a água que temos), optámos por chamar um técnico especializado... é um diy que mal amanhado pode custar uns 800€, optámos por não arriscar (tinha na altura não sei o quê queimado e o sr cobrou 25€) e estava a entrar água para dentro da caixa de cimento.
Marize, obrigado pelo conselho mas penso tentar primeiro, e antes de encher a canalização de água alternativa, verificar o pressostato. A minha dúvida é se o sistema de balão necessita de ser "ferrado" coisa que eu pensava já não ser necessário fazer.
No furo que tenho em casa, sistema com balão, a bomba já foi retirada algumas vezes e nunca foi preciso ferrar, ou então a bomba ferra automaticamente quando se liga no quadro.
Boa tarde, Se, como diz, o disjuntor no quadro desliga quando você liga a bomba, é um sinal de que a bomba apresenta algum problema técnico que provoca uma sobrecarga e obriga o disjuntor a desligar.
Pode ser um problema mecânico, em que o induzido não se move devido a algum rolamento danificado, as pás impulsoras estão bloqueadas com detritos, oxidação, etc.
Verifique no quadro se realmente a proteção que se ativa ao ligar a bomba é um disjuntor ou é o diferencial, porque no caso de ser o diferencial o problema já pode estar relacionado com humidade na instalação elétrica da bomba ou no próprio motor da bomba…
Se é uma bomba monofásica, pode também ter o condensador de arranque defeituoso e não ser capaz de arrancar, provocando também neste caso uma sobrecarga que obriga o disjuntor a desligar.
Pode tirar a bomba do furo e ligá-la por um curto período de tempo. Se estiver junto da bomba vai perceber através do ruído se o motor arranca ou se este fica a fazer apenas um “gemido”. Se não arrancar, pode dever-se, como referi, a algum problema mecânico que impede o motor de arrancar ou do condensador defeituoso.
De qualquer das formas, acautele a sua segurança ao efetuar qualquer intervenção na instalação ou em equipamentos elétricos. Desligue o interruptor geral da instalação elétrica e certifique-se de que ninguém o liga inadvertidamente. A corrente elétrica é perigosa e pode provocar graves danos.
Se não se sente à vontade para efetuar a reparação você mesmo, seria aconselhável chamar alguém credenciado para fazer esse trabalho.
Pode ser que mais algum utilizador deste fórum tenha mais alguma opinião.