Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei um apartamento novo este ano (a construção da mesma terminou no fim do ano de 2023). O meu quarto encontra-se precisamente ao lado do portão do condomínio e, apesar de estar tudo bem com o motor a nível técnico (ele funciona, não faz quase ruído nenhum da parte exterior, apenas algum zumbido da corrente. É um motor de 24 V, não é expectável que faça barulho), as vibrações do braço do motor transmitem-se pelo betão e por consequência, torna-se muito incomodativo e influência diretamente o nosso descanso e qualidade de vida.

    O técnico que colocou o portão lubrificou o motor e diz "que não consegue fazer mais nada" e o ruído insuportável continua. Pedi uma avaliação por conta própria a uma outra empresa que repara portões e honestamente não me deu grande confiança (começaram por dizer que o problema era do motor e que tinha de ser trocado e depois de lhes ter dado ideias possíveis de uso de certos materiais de isolamento acústico, mudaram o discurso e disseram que iam investigar). Disseram também que, no limite, instalavam-me um portão hidráulico e garantiram-me a 100% que esse não iria transmitir viração pela estrutura do prédio.

    Posto isto, já investiguei (muito) aqui no forúm e na internet no geral, e cheguei a uma algumas conclusões (entre elas o uso de materiais anti vibratórios para colocar entre o braço do portão e a estrutura do prédio - cortiça, lã mineral, lã de rocha, placa de gesso cartonado, mantas anti vibratórias etc etc). Estas conclusões foram todas fruto da minha investigação, que não sou da área e queria uma opinião.

    Portanto, as questões que gostava que me ajudassem:

    1. Os materiais que investiguei fazem sentido? Vão ajudar na situação?
    2. No limite e se avançar para o motor hidráulico, é uma solução viável? Garantem a 100% que resolve o problema da vibração? Deram-me o orçamento à volta de 1000€ (com materiais e mão de obra)
    3. Conhecem algum profissional de confiança da área de Lisboa ou Sintra, que já tenha tido este tipo de situações e que me consiga ajudar?

    Obrigada!
  2.  # 2

    É você que vai pagar a substituição?
  3.  # 3

    Ainda estou a analisar esse detalhe com a construtura e condominío, neste momento quero concentrar-me na solução, pesquisa e profissionais de confiança
  4.  # 4

    Bom dia,
    uma possível solução seria aplicar uns „desacopladores“ entre o motor/calha e o betão.

    Aplicar algum material anti-vibratório como referiu, é possível que ajude a reduzir o incómodo mas presumo que não o eliminará completamente devido aos parafusos de fixação.

    Com umas peças do tipo que se vê na imagem que vou colocar, talvez seja mais eficaz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipardias
      IMG_2061.jpeg
  5.  # 5

    Obrigada! E se este apoio não resultar, faria sentido o motor hidráulico?
  6.  # 6

    Colocado por: filipardiasObrigada! E se este apoio não resultar, faria sentido o motor hidráulico?


    Julgo que se instalar um acionamento hidráulico em que o grupo motor/bomba seja fixado diretamente no betão da construção, vai ter provavelmente o mesmo problema. O acionamento hidráulico também depende de um motor elétrico que produz as mesmas vibrações que o motor atual.

    A melhor barreira para impedir a transmissão das vibrações é através do descoplamento. Ou seja, evitar o contato direto entre todos os componentes do acionamento e a estrutura da construção.

    Nestes desacopladores ou “amortecedores” a borracha absorve grande parte das vibrações e impede que se transmitam para a estrutura.

    Pode ser que ainda apareça por aqui alguém com mais sugestões…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipardias
  7.  # 7

    Que tipo de portão é ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipardias
  8.  # 8

    Olá,

    É um portão batente de 2 folhas (2 motores, duas portas). Apenas um dos motores nos incomoda - o que está colado à estrutura do apartamento
    •  
      sousal
    • 1 março 2024 editado

     # 9

    É provavel que a ressonância advenha do portão e não do motor. A pouca vibração de um motor de corrente continua de 24 V é amplificada pela estrutura do portão se este não estiver bem acondicionado. O maior contacto da estrutura do portão está mais vulnerável à transmissão de ruido para as paredes do que o pequeno suporte do motor.
  9.  # 10

    Obrigada! Não faz trabalhos em Lisboa?
  10.  # 11

    Deixo aqui as fotografias do portão, para ser mais facil
  11.  # 12

    Colocado por: filipardiasObrigada! Não faz trabalhos em Lisboa?

    Não senhora .
 
0.0134 seg. NEW