Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Comprei à pouco mais de 1 mês um apartamento no último piso que tem uma claraboia fixa no wc, contudo está mal vedada num dos cantos e passa vento e chuva, tendo causado danos na parede do wc (em anexo apresento fotos). A minha questão é, esta reparação deve ser feita a cargo do condomínio visto ser no “telhado” do edifício ou devo eu assumir o custo?

    Antecipadamente grato.
      imagem claraboia.jpg
  2.  # 2

    E esse dano só apareceu agora ? É problema do condomínio isso se estiver legal
    • size
    • 1 março 2024 editado

     # 3

    Essa claraboia na horizontal será equivalente a uma janela na vertical...

    Se o apartamento é novo, está abrangido pela garantia do construtor, a quem deve reportar a anomalia.
  3.  # 4

    É novo a estrear?

    Na minha óptica devia accionar o seguro do condomínio.

    A peritagem diz de quem é a "culpa".
    Ou não?
    • Diomar
    • 1 março 2024 editado

     # 5

    É um apartamento dos anos 90, e comprei no inicio do ano já sabia que estava assim. Estou em fase de planos de remodelações mas como isto é no telhado e já é de construçao e presente na planta original e no telhado do edificio se o condominio nao deveria assumir esta reparação e não eu pela mesma forma que se eu fosse alterar alguma coisa ai teria de ter autorização do condominio.
  4.  # 6

    A clarabóia só dá iluminação natural à sua casa?
    • size
    • 1 março 2024

     # 7

    Em minha opinião, conforme já referi, trata-se de uma janela (caixilharia e vidro) no tecto da sua WC, que está ao seu serviço na disponibilização de luz natural para o interior da referida WC.

    A manutenção periódica, ou reparação das janelas é da responsabilidade de cada condómino, proprietário de cada fração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  5.  # 8

    Normalmente essas clarabóias até podem ter um dispositivo manual ou remoto para abrir.

    É uma dor de cabeça adicional.
    Uma situação ambígua que normalmente só resolve quem sofre as consequências.

    Se estivesse uma telha fora do sítio era o Condomínio mas nesse caso...
  6.  # 9

    Colocado por: BoraBoraA clarabóia só dá iluminação natural à sua casa?


    Sim, só para a minha casa de banho. O apartamento do vizinho tem a sua própria claraboia.
  7.  # 10

    Colocado por: Diomar

    Sim, só para a minha casa de banho. O apartamento do vizinho tem a sua própria claraboia.


    Se a clarabóia só a serve a si aplica-se o nº 3 do Artº 1424º CC

    3 – As despesas relativas às partes comuns do prédio que sirvam exclusivamente algum dos condóminos ficam a cargo dos que delas se servem.

    i.e., terá de suportar toda a despesa. Essa clarabóia funciona como uma janela normal na fachada.
  8.  # 11

    sendo um wc, eu inutilizava era a claraboia.
  9.  # 12

    Obrigado a todos pelas opiniões e dicas! ;)
 
0.0138 seg. NEW