Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Somos um casal com so um filho que está construindo uma casa. Chegamos à fase de planejamento de chave na mão e engenheiro está empurrando bomba de calor de 300L. Dissemos apenas para nós 3 que 100L-150L é suficiente, mas ele disse que há legislação de pelo menos 80L por pessoa, então 300L seria o mínimo, já que a casa tem 3 quartos. Isso é verdade? Existe legislação vigente de um mínimo de 80L de água quente por pessoa em Portugal? Obrigado

    tentei pesquisar on-line, mas não encontrei muita coisa sobre isso
  2.  # 2

    Se não sabem do que falam, porque duvidam do técnico?

    Uma bomba de calor não é um termoacumulador em tempo de recuperação de temperatura e por norma as BC são reguladas para um setpoint mais baixo.
    Eu tenho uma de BC 270L 4 pessoas, se fosse de 150L, 4 banhos seguidos o último ia tomar banho de água fria.
  3.  # 3

    3 quartos = 4 pessoas
    cada pessoa 40 litros
    total 160 litros
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, Thorbad
      Screenshot-2024-03-02_11.11.10.png
  4.  # 4

    Colocado por: VarejoteUma bomba de calor não é um termoacumulador em tempo de recuperação de temperatura e por norma as BC são reguladas para um setpoint mais baixo.
    Eu tenho uma de BC 270L 4 pessoas, se fosse de 150L, 4 banhos seguidos o último ia tomar banho de água fria.


    exacto. concordo
    uma bomba de calor demora umas boas horas a recuperar a temperatura.
    se vão tomar vários banhos seguidos, ter isso em conta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Thorbad
  5.  # 5

    Colocado por: ThorbadDissemos apenas para nós 3 que 100L-150L é suficiente
    a diferença de preço entre um e outro nao é assim tão grande e podendo ter a maior meta a maior. a nao ser que gostam de banhos frios
  6.  # 6

    Isso dos mínimos de capacidade de AQS por lei é como o ordenado mínimo, muitos o recebem, mas gostariam de receber mais, para ter mais folga financeira(água quente).
  7.  # 7

    Colocado por: Thorbadcasa tem 3 quartos. Isso é verdade? Existe legislação vigente de um mínimo de 80L de água quente por pessoa em Portugal? Obrigado

    como já aqui informaram, a capitação por pessoa são 40l. Pelo que para a tipologia T3, equivalente a 4 pessoas, dá os 160l (minimo), um deposito de 200l, deve chegar perfeitamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Thorbad
  8.  # 8

    Obrigado a todos
 
0.0148 seg. NEW