Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    O objetivo da criação deste tópico é saber a vossa opinião em relação a 1ª proposta enviada pelo arquiteto.
    Este processo começou em Setembro do ano passado, com a aquisição de um terreno com aproximadamente 900 m2 próximo da cidade onde vivemos.

    O que foi pedido ao arq. para a moradia foi:
    - moradia térrea
    - T3 sendo um quarto suíte
    - cozinha e sala open space
    - 2 wc
    - escritório
    - lavandaria
    - garagem + churrasqueira
    - lareira

    Obrigada.
      426758657_929759802138591_4760084823779189076_n.jpg
  2.  # 2

    Olá,
    Desconhecendo o contexto é dificil opinar.
    É loteamento?
    No geral parece arrumadinha. Se responde a tudo o que lhes pediram, e se gostam, pouco haverá a dizer.

    Ainda assim, acho estranho o anexo não encostar à extrema do terreno. Normalmente, sendo de um piso deveria poder. Acho algo estranho a entrada ficar quase nas traseiras da casa. Sei que fica de lado, mas muito encondida e relativamente longe da rua. Poderão complicar na Câmara pelo vão sul da sala de jantar ficar a menos de 5m do limite.
    Talvez seja possivel, mas por exemplo, na minha terra esse vão deveria ser fixo, sem dar acesso, e relativamente mais pequeno para que o considerem secundário. Mas lá está, não conheço as regras para este lote/zona. Talvez fizesse mais sentido abrir o escritório para o hall e usar o wc de serviço... para separar um bocado dos quartos de dormir. Ou simplesmente deixar a porta do corredor dos quartos depois da do escritório. Acho a sala de estar muito agarrada àquele canto enorme e escuro. Gostaria de poder estar no sofá e ter alguma vista para o exterior. Até para que dê algum sol ali... senão o gato nunca me acompanha a ver TV. Gosto da vista longinqua que tem a poente da mesa de jantar. Acho que o terreno tem muito espaço para que pudesse repetir mais isso. Sobretudo a nascente com aquele jardim enorme ali... esperaria maior relação com ele.



    Se a casa fosse para mim:
    - a garagem ficava logo no ínicio do lote, a poente. Assim não tinha autoestradas dentro do lote. Teria mais relva, menos piso duro.
    - ou seja, garagem e casa são um edificio só.
    - a entrada ficaria mais vinculada com o lado poente também, mesmo que fosse lateral.
    - o escritório também ficaria mais próximo da rua (quem sabe um dia funcione como consultório).
    - quartos a sul, salas a sul e este.
    - jardim posterior a toda a largura do lote
    -árvores de grande porte, pequeno bosque...
    - cortaria as áreas... para trazer este T3 para 200m² no máximo, pois tem estado mais caro construir.


    Se o terreno fosse meu:
    - desenhava de modo a poder encaixar uma moradia bifamiliar ali. Ou duas casas se fosse permitido... ou uma mini propriedade horizontal com 3 ou 4 fracções... ainda que depois só construísse uma fracção/moradia unifamiliar eventualmente, mas mantinha o potencial de expansão... tipo, garagem 4 carros logo a poente, 2 T1 depois disso, e finalmente a casa com logradouro a sul e nascente...
    Concordam com este comentário: FTavares
  3.  # 3

    Desde já obrigada pelo comentário.

    Não é um loteamento.

    Relativamente a garagem, que foi um pedido nosso não estar incorporada na casa, não estar encostada à extrema vamos perguntar ao arq se há algum impedimento legal mas penso que seja para não ficar muito longe da entrada da casa ( terreno tem ± 40 m de comprimento). A garagem não será fechada ( pelo menos por agora), tipo telheiro.

    Na sala vamos pedir para inverter o sofá em direção a sul e abrir janelas para ter vista(o meu namorado fez umas alterações no photoshop para termos uma ideia e adicionou um alpendre )

    Isso do vão não percebi mas vou questionar o arq.
    Ainda não tinha reparado na porta para a zona dos quartos mas até prefiro sem porta.
      123.jpg
  4.  # 4

    Colocado por: N Miguel Oliveiraa minha terra esse vão deveria ser fixo, sem dar acesso, e relativamente mais pequeno para que o considerem secundário.

    Isso é invenção .. Lolol... é daquelas "normas"... ah e tal nós aqui fazemos assim...
  5.  # 5

    .. Alguma razão para a zona social nãoo estar voltada/ protegida do arruamento público?
    Concordo com as considerações sobre o projecto do N Miguel Oliveira.

    Quanto ao em fazer bifamiliar e etc e tal... Não tem logica, pois isto não é para "negócio", certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: issss123
  6.  # 6

    Colocado por: issss123Isso do vão não percebi mas vou questionar o arq.


    Colocado por: Pedro BarradasIsso é invenção .. Lolol... é daquelas "normas"...ah e tal nós aqui fazemos assim...



    Muitas regras não são escritas infelizmente.

    Esta prende-se com a questão dos 10m entre fachadas com vãos de compartimentos habitacionais (salas, quartos). Triangulada com o direito reciproco entre vizinhos. 10m, 5m para cada lado da extrema. Por vezes deixam-nos ir aos 3m, mas não pode ser um vão único ou principal... mas sim secundário.
    Daí levantei a dúvida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasQuanto ao em fazer bifamiliar e etc e tal... Não tem logica, pois isto não é para "negócio", certo?


    Por isso escrevi "se o terreno fosse meu"... pois bem sei que não o é.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    eu gosto como está
    apenas com alguma afinação e um jeito para se perceber melhor a partir da passagem onde é a entrada, talvez fazer ali alguma saliencia ao volume e que sabe uma pergula.
    gosto que a zona social esteja para tras pois vai criar ali muitas vivencias com o anexo e o exterior de forma mais privada.
    Concordam com este comentário: NBA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: issss123
  9.  # 9

    O terreno está localizado numa zona sossegada, passam poucos carros mas mesmo assim preferimos a zona social mais recatada.

    Vamos pedir ao arq. para fazer alguma coisa para salientar a entrada.
  10.  # 10

    Para mim é impensável, se possível apanhar chuva ao sair do carro para poupar dinheiro aqueles recortes na suite não existir.
    Não sei vai para o alpendre fumar ou assim mas normalmente não se usa
    • eu
    • 2 março 2024

     # 11

    Na minha opinião de leigo, o projeto parece-me muito bom.

    Talvez o escritório seja demasiado pequeno, de resto, eu não mudava nada.
  11.  # 12

    Colocado por: issss123Na sala vamos pedir para inverter o sofá em direção a sul e abrir janelas para ter vista(o meu namorado fez umas alterações no photoshop para termos uma ideia e adicionou um alpendre )


    O alpendre talvez esteja a mais (faz sombra à sala)... mas de resto parece-me boa ideia rodar o sofá sim... fica com vista e relação com o jardim grande a nascente.
  12.  # 13

    Colocado por: N Miguel OliveiraSe a casa fosse para mim:
    - a garagem ficava logo no ínicio do lote, a poente. Assim não tinha autoestradas dentro do lote. Teria mais relva, menos piso duro.


    penso da mesma forma, mas pelos visto foi um pedido do issss123.

    acho uma casa contida, o que não é mau. às vezes fazem casas com areas enormes o que depois trás custos acrescidos na construção. aqui nota-se que houve essa preocupação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: issss123
    • NBA
    • 2 março 2024

     # 14

    Só vou comentar as vantagens de ter os anexos separados da casa. O resto da distribuição das divisões deixo para os peritos da área.
    Os anexos estão separados por 8 metros, acho exagerado. 6 metros dá perfeitamente para por carros ou mesmo ajudar na manobra. Se um dia quiser fazer ligação entre ambos tem um vão enorme. Tem aí a vantagem de puder sair de carro da sua propriedade para a via pública sempre de frente o que é muito bom. Os anexos separado irá permitir que se concentre primeiro na casa e só depois construir os anexos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: issss123
  13.  # 15

    Obrigada a todos pelas sugestões. Vamos reunir com o arq.
    Espero em breve trazer mais notícias.
  14.  # 16

    As janelas e portas de vidro tiram o melhor partido da orientação solar, conjugada com a organização dos espaços?

    A parte maior do jardim está sem visão a partir da sala. Não gosto do facto de dentro de casa não se abarcar a visão de toda a propriedade.
    (Ok. Já foi alterado com o Photoshop...)

    Também não gosto da parte privada (quartos) estar voltada para a Rua e a porta principal estar também longe da Rua.
    (Já foi referido por outros users.)
    Se é a opção dos donos, é a opção dos donos.
  15.  # 17

    Sou um acérrimo defensor de hall de entrada, para ajudar na distribuição dos espaços interiores e criar momentos, mas nesta casa não consigo justificar a sua utilidade, tendo em conta a localização dos acessos, garagem, etc. Ou salta fora, ou muda a abordagem de como faz as comunicações com os espaços exteriores.

    Escritório com 7m², e apenas 2.10 m de largo, é demasiado curto. Não tem espaço para colocar uma estante de livros, ou uma mesinha de apoio. Demasiado claustrofóbico para um ambiente de trabalho.

    A lavandaria/despensa também é curta. Pode e deve alargar toda essa divisão em direção da cozinha, fazendo até com que a janela da cozinha fique depois mais alinhada com o espaço convivial exterior. Ficam todos os espaços a ganhar, sem sacrificar muito.
  16.  # 18

    Só uma reparo, como suponho que não vai abrir um oficina, não gosto da autoestrada que fez ao longo do terreno, mas já que fez assim, depois ainda mais estranho não ter encostado o anexo ao limite do terreno.
    Eu tentaria colocar a garagem na lateral da habitação do lado norte se fosse possível e colocava lá a lavandaria também.
    Lembro que ter a sala e cozinha no mesmo espaço também tem desvantagens, mas isso fica ao gosto de cada um.
    Ter uma janela na cozinha, na área de trabalho, era um requisito que não dispensaria.
      COZ JAN3.jpg
      COZ JAN2.jpg
      CAZ JAN1.jpg
  17.  # 19

    Ter a churrasqueira longe de casa para mim não funciona. Quando é o marido a tratar do churrasco e eu do resto do almoço ainda se consegue contornar, mas quando sou eu sozinha ter a churrasqueira logo á saída da cozinha é muito mais funcional e prático.

    A minha casa é toda rés do chão (um retângulo simples) e na parte de trás da casa tenho a garagem e o alpendre com a churrasqueira paralelamente
 
0.0180 seg. NEW