Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde ,

    Algo me faz extremamente confusão, vendi uma casa e embora ainda não tenha o dinheiro da venda na minha conta , os compradores já são os proprietários por direito . Isso porque a escritura foi numa sexta feira, foi por cheque imposição do banco que fez o pagamento ,no entanto reparei que o meu nome no cheque não está 100% correcto e o banco vai ter de passar um novo cheque , e assim vai passando os dias . Não seria lógico os compradores serem considerados proprietários apenas quando o dinheiro chegasse à minha conta?? Basicamente tenho que confiar que o banco paga .
  2.  # 2

    O documento que altera a propriedade é a escritura, não o pagamento.

    Por isso é que se paga com cheque bancário, para não serem devolvidos por falta de provisão.

    Na escritura deveria ter confirmado se os dados do cheque estavam corretos.
  3.  # 3

    Sim , mas a propriedade é alterada em troca de uma verba . Devia ter confirmado, falta o " dos " no nome . As vezes confio demasiado nos " profissões " nem prestei atenção a esse pormenor . Sendo que eles escreveram o meu nome correcto em todos os documentos , excepto no cheque .
  4.  # 4

    Colocado por: Alexandre ReisSim , mas a propriedade é alterada em troca de uma verba . Devia ter confirmado, falta o " dos " no nome . As vezes confio demasiado nos " profissões " nem prestei atenção a esse pormenor . Sendo que eles escreveram o meu nome correcto em todos os documentos , excepto no cheque .

    Se é só isso que falta, é capaz de estar a complicar para nada.

    Conheço bancos que nem sequer registam esses "de/dos/da/d'el", por isso acredito que não irá ter qualquer problema.
  5.  # 5

    Relaxe.. a escritura foi sexta.. hoje é sábado e está preocupado.. se tem cheque bancário está garantido..
  6.  # 6

    Se é só isso que falta, é capaz de estar a complicar para nada.

    Conheço bancos que nem sequer registam esses "de/dos/da/d'el", por isso acredito que não irá ter qualquer problema.
    Eu

    Sei que não tem problema quando se trata de quantias pequenas , mas tratando-se de uma quantia elevada penso que possa ter , mas segunda o banco me dá uma resposta.
  7.  # 7

    Nem uma transferência bancária e imediata, a não ser que seja no mesmo banco e entre contas do mesmo titular; entre titukares diferentes tem de ser nas horas de funcionamento do banco.

    Um cheque demora uma semana a estar disponível. Um cheque visado garante a existência de fundos mas não acelera o processo. Tem de ter paciência…
    • ivreis
    • 3 março 2024 editado

     # 8

    Colocado por: Alexandre Reis

    "foi por cheque imposição do banco que fez o pagamento "


    Imposição do banco que fez o pagamento? Deve ser pq os compradores recurreram a crédito. Se sim, tranquilo pq envolve diretamente a entidade bancária no processo. Caso não haja crédito, essa "imposição" costuma vir do vendedor (ou transfere antecipadamente o valor total ou apresenta cheque bancário que é uma garantia que o cheque tem provisão).

    Foi-lhe emitido um cheque bancário certo? Se sim, relaxe que isso é garantia de pagamento. Cheque bancário não é um cheque normal. É emitido pelo banco. O banco cativa o dinheiro do cheque garantindo assim que há dinheiro.
  8.  # 9

    Colocado por: Alexandre ReisIsso porque a escritura foi numa sexta feira

    Qual sexta feira? dia do mês?

    Colocado por: Alexandre Reisfoi por cheque imposição do banco que fez o pagamento

    Que tipo de cheque recebeu, visado, bancário, ou cheque normal?

    Colocado por: Alexandre ReisNão seria lógico os compradores serem considerados proprietários apenas quando o dinheiro chegasse à minha conta??

    Não, no momento em que assina a escritura, está a alterar o proprietário da casa.
  9.  # 10

    Colocado por: NielsBohrNem uma transferência bancária e imediata, a não ser que seja no mesmo banco e entre contas do mesmo titular; entre titukares diferentes tem de ser nas horas de funcionamento do banco.

    Um cheque demora uma semana a estar disponível. Um cheque visado garante a existência de fundos mas não acelera o processo. Tem de ter paciência…


    Hei lá.. há quantos anos saiu de Portugal?
    • AMG1
    • 3 março 2024

     # 11

    Admitindo que está em causa um cheque emitido e sacado sobre uma conta de um banco participante no SICOI (sistema de compensação/liquidação financeira do Banco de Portugal), em regra o valor do cheque deve estar disponível na conta beneficiário no dia seguinte aquele em que tiver sido efetuado o depósito. Por lei esta prazo pode ir até 3 dias uteis (calendario Target), mas julgo que nenhum banco nacional utiliza esse prazo, até porque ele foi fixado numa directiva europeia, numa altura em que os prazos nacionais eram já mais apertados.
    Atenção que embora não seja vulgar, um cheque visado pode ser devolvido, ja um cheque bancário só se for falso.
    As transferências em euros, entre contas do mesmo banco tem de ser efectuadas, no maximo, no próprio dia. Se entre bancos diferentes, tem de ocorrer no prazo de 1 dia, ou seja a conta foi beneficiario tem de ser creditada o mais tardar ate ao final do dia util seguinte aquele em que foi debitada a conta do ordenante. Isto para as transferencias normais, entre bancos da UE. As transferencias imediatas, ou efecuadas através de plataformas especificas (p.e. MBWay) tem prazos de execução especificos, mas muito mais apertados. As imediatas tem de ser efectuadas em 4 segundos e disponiveis 24x7.
  10.  # 12

    Eu estou em Portugal e infelizmente sei bem as dores de cabeça que os cheques dão… claramente parece que não trabalha com cheques. Os bancos quase que obrigam a transferências bancárias. E para valores elevados tem de ser ao balcão…
    • AMG1
    • 3 março 2024

     # 13

    A generalidade dos bancos tem limites para a iniciação de transferencias nos canais remotos, em especial para os clientea particulares. Esses limites dependem do tipo de operações/canal, mas na maooria dos casos oscilam entre os 5k e os 25k. Para as empresas esses valores são muito mais alargados e existem soluções expeditas que permitem iniciar operações de valores mais elevados, normalmente com o recurso a contacto directo com o Banco. Alguns desses processos também estão disponiveis para clientes particulares.
    Os banhos não tem interesse nenhum na utilização de cheques. Os custos são maiores do que as comissões que os clientes pagam (apesar de elevadas) e depois há a fraude...
    Os cheques estao a caminho do fim, hoje só são utilizados, como meio de pagamento, quando não há alternativa (poucas situações), ou quando o sacador quer fazer uso de um dos vários expedientes a que os cheques se prestam.
    A utilização de cheques entre particulares ja tem muito pouca expressão, mas as empresas ainda os utilizam, sobretudo em sectores onde as boas praticas em termos de pagamentos são pouco seguidas.
    Já existem muitos bancos na europa que não disponibilizam cheques aos seus clientes, por cá não deve tardar.
  11.  # 14

    Colocado por: NielsBohrEu estou em Portugal e infelizmente sei bem as dores de cabeça que os cheques dão… claramente parece que não trabalha com cheques. Os bancos quase que obrigam a transferências bancárias. E para valores elevados tem de ser ao balcão…


    Um cheque demora dois dias a ser compensado..

    E sim há transferências que entram imediatamente na conta dos beneficiários..
  12.  # 15

    Também quando comprei um imóvel, o cheque bancário tinha um erro no nome do beneficiário.
    O banco aceitou na mesma!
    Em vez de "Assunção" estava "Asutão".
    Portanto às vezes criam problemas onde não há.
 
0.0224 seg. NEW