Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Assinei um CPCV com uma imobiliária há 3 anos atrás para construção de uma moradia.
    O CPCV englobava o terreno, o projecto e a construção de uma moradia. A imobiliária é que contratou o construtor. O terreno não é meu, está em nome da imobiliária.
    O contrato não prevê prazo de conclusão da obra.

    Passados 3 anos estou prestes a, finalmente, fazer a escritura. A obra demorou imenso, a imobiliária teve de trocar de construtor a meio da obra, e a obra teve parada imenso tempo, penso que por volta dessa mesma altura.

    Fiquei há pouco tempo a saber, através de um vizinho, que houve um acidente com um trabalhador ilegal que estava na obra, e por causa disso a obra teve embargada.
    Foi o mesmo vizinho que teve de chamar o 112 para socorrer o trabalhador. Penso que foi isso que levou a imobiliária a trocar de construtor.

    Eu como comprador, nunca fui informado. A minha questão é se vale a pena ir a um advogado com este caso e se tenho direito a alguma compensação?
    Só o farei depois da escritura, para não haver retaliações.
  2.  # 2

    Colocado por: botagelO contrato não prevê prazo de conclusão da obra.


    Colocado por: botagelA minha questão é se vale a pena ir a um advogado com este caso e se tenho direito a alguma compensação?

    Não me parece... até porque pelos vistos vão honrar o contrato.

    Desfrute da nova morada. e pense que, apos 3 anos ainda assim vai ter uma casa!
    Concordam com este comentário: zedasilva, Palhava, cesarcarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: botagel
  3.  # 3

    Só agora ficou a saber?
    Não ia acompanhando os trabalhos?
  4.  # 4

    Colocado por: PalhavaSó agora ficou a saber?
    Não ia acompanhando os trabalhos?


    Acompanhava periodicamente sim mas como disse, não fui informado do acidente. Como pode imaginar eu não estava lá o tempo todo.
  5.  # 5

    O problema parece que nao foi o atraso. Foi o acidente.
    Concordo com o que foi dito acima, desfrute.
    Venha cá pedir conselhos quando aparecerem os primeiros problemas. Porque casas construídas por imobiliarias normalmente sai m@erd@.
    Pode ser que você seja a excepcao.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: botagel
  6.  # 6

    Colocado por: SirruperO problema parece que nao foi o atraso. Foi o acidente.


    Sim o acidente que penso que tenha levado a um atrasado ainda maior visto que a obra esteve embargada e eu nunca fui informado.
  7.  # 7

    finalmente aparece alguém a ter um processo deste tipo na reta final ao invés de ficar pelo caminho....

    desfrute que poucos tiveram este desfecho.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: botagel
  8.  # 8

    Muito provavelmente a obra esteve embargada porque o empreiteiro não cumpria os requisitos para estar legal.
    O acidente nada teve a ver como embargo, foi apenas um episódio que despoletou uma inspeção.
    Como já referiram, neste momento preocupe se em verificar se aquilo que está construído corresponde aos projetos e às boas práticas para que daqui a 2 ou 3 anos não esteja aqui a pedir conselhos para resolver patologias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: botagel
  9.  # 9

    Quando uma obra é embargada, é obrigatório colocar o placard tal como o placard do licenciamento afixado à frente da casa?
  10.  # 10

    Colocado por: PalhavaQuando uma obra é embargada, é obrigatório colocar o placard tal como o placard do licenciamento afixado à frente da casa?

    Não!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  11.  # 11

    Mas se a obra pára meses, é normal perguntar ou averiguar as razões.
    Omitiram isso ao D.O.
  12.  # 12

    Caro user Botagel,
    queria perguntar se durante este processo teve que pagar ou fazer entregas durante a obra. Não houve derrapagens?
    É que os preços de hoje não se compraram com os preços de há 3 anos, no que diz respeito à construção (M2, materiais, mão-de-obra, etc.)
  13.  # 13

    Colocado por: PalhavaCaro userBotagel,
    queria perguntar se durante este processo teve que pagar ou fazer entregas durante a obra. Não houve derrapagens?
    É que os preços de hoje não se compraram com os preços de há 3 anos, no que diz respeito à construção (M2, materiais, mão-de-obra, etc.)


    Houve um ajuste ao preço inicial do CPCV sim, no entanto o preço final está muito abaixo dos preços de mercado agora
  14.  # 14

    Colocado por: botagel

    Houve um ajuste ao preço inicial do CPCV sim, no entanto o preço final está muito abaixo dos preços de mercado agora


    Fico contente por si.

    Aceite o bem que tem e não vale a pena remexer no processo.

    Felicidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: botagel
  15.  # 15

    Colocado por: PalhavaMas se a obra pára meses, é normal perguntar ou averiguar as razões.
    Omitiram isso ao D.O.


    O DO não seria a imobiliária? Que foi informada...
  16.  # 16

    Colocado por: AlexMontenegro

    O DO não seria a imobiliária? Que foi informada...


    Pressupus que se considerasse o proprietário final, mas como não tinha o nome no processo de licenciamento. Entende-se.
    Efectivamente seria a imobiliária,sim.
    • smart
    • 4 março 2024 editado

     # 17

    Hum
    Ui..correu bem
    Sei de casos, que terminada a construção, a imobiliária devolveu o sinal em dobro e vendeu a casa a outros...
    E nao teve prejuízos...
    Aproveite a casinha nova..
    Concordam com este comentário: jorgealves, HAL_9000
 
0.0184 seg. NEW