Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: HAL_9000O Dr emigrou, e portanto eu sei que o Dr sabe que o principal problema não está propriamente nos sacrificios que se está disposto ou não a fazer, mas no que entra na conta no final do mês.
    Sim, mas tudo conta… o que vou vendo à minha volta são miudos que mal tiram a carta querem alto carro a 10anos, último iPhone, e por aí fora, créditos em cima de créditos e depois chega a hora de querer juntar os trapos com a garina e choram porque é tudo difícil.

    Colocado por: HAL_9000No essencial penso que seja o mercado de trabalho que dita esse "desejo". Mas não é raro ver pessoas que perdem mais de 2h/dia na deslocação casa/trabalho. Ou seja a falta de habitação neste momento está longe de estar restrita ás zonas mais centrais dos grandes centros urbanos, toda a periferia está afetada já.
    mais uma razão para baixar as características de uma casa, mas nao vejo nada nesse sentido.
    Vejo as pessoas à procura é de forma de se enterrarem mais
    • Faja
    • 5 março 2024

     # 2

    Colocado por: DR1982Claro que ninguém é pobre a pedir, se se vende por 10 ninguém anuncia por 5.
    Depois parece que toda a gente quer viver nos mesmos sítios.
    Depois raros estão dispostos a sacrifícios, quer uma casa mas não está disposto a deixar de ter o último modelo de tlm, as roupas de marca, ou as férias sei la onde…
    Poucos estarão dispostos a viver os primeiros anos da vida de casal numa garagem com uma “banca da loiça”, como ouço tantas vezes familiares meus a descrever os seus inícios de vida…

    E tambem oorque falta oferta de casas pequenas. Onde se encontram moradias novas de 120m2 por exemplo?
    Concordam com este comentário:Faja

    Tem razao... onde se encontram moradias novas com 120m2? Querem tudo sem csg pagar! Eu ganho de acordo com a media nacional, a minha companheira ganha o salario minimo desde sempre, sempre pagamos renda desde que nos juntamos a 14 anos, agora com 36 anos terminei a construcao da nossa moradia em janeiro, sem nada de oferta, terreno e construcao pago 100% com as nossas poupancas e com muito trabalho meu! Temos uma filha com 6 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Iko
  2.  # 3

    Faja> parabéns pela vossa conquista 🙌
    Concordam com este comentário: Palhava, Matisofi
  3.  # 4

    Colocado por: HAL_9000Não falava do Hal, do Manel ou do João, falava do futuro do país.
    E não é isso que está a acontecer? O que não faltam são jovens a trocar de país. Basta ver as sondagens que andaram a fazer nas Universidades para perceber que a sangria vai continuar.

    Falar não vai resolver nada, mas não falar nos problemas, tão pouco.


    Se os resolver em vez de falar, já não tem de que falar, já reparou?

    Eu acho que bem que os empreiteiros em vez de
    se fazerem misericórdia, que cobrem o que achem justo. Se hoje em dia, não têm concorrência, que se aproveitem... e que com essa margem renovem a frota, entrevistem os candidatos a emprego com outra folga ao negociar, que possam encomendar logo em grandes quantidades, grua nova, etc etc...

    Se estoura essa margem num Porsche, a empresa não durará muito tempo que digamos. Será completamente comida pela concorrência. É assim em qualquer sector.
    Concordam com este comentário: marize
  4.  # 5

    Colocado por: HAL_9000E isso não é reflexo de não terem dinheiro parapagar a alternativa?


    Deduzo que os japoneses que vivem em capsulas digam o mesmo.
  5.  # 6

    Colocado por: HAL_9000O Miguel é que ainda há pouco estava a dizer, se não quer pagar, faça. Provavelmente são pessoas que lhe deram ouvidos.


    Se ler de novo talvez perceba.
    Se o Hal é trolha e é mal pago... das duas uma, ou é muito mau, ou não tem vontade de se aventurar pois clientes não faltam. Pode também trocar de emprego, e praticamente pedir o que quiser... Se não é da área, pode investir, fundos imobiliários, promotor, etc... delegue o serviço. Mas nada o impede de investir no sector.


    Agora quer que se seja productivo com o autodidatismo? Como você bem disse, não vai estudar medicina porque há falta de médicos... porque é que isso acontece na construção? Eu apostaria que é pela pouca consideração que se dá ao conhecimento nessa área. Onde qualquer um acha que saberá fazer também. O que conta é quase sempre o preço.
  6.  # 7

    Tenho amigos que às vezes ficam a discutir acerca dos carros que o patrão tem, e ganham o SMN... Felgueiras, Lousada, calçado e confecções isso é mato...
    Concordam com este comentário: monicaM
  7.  # 8

    Colocado por: HAL_9000O que se critica é que o aumento do preço da construção, permitiu ás empresas trocarem de mercedes para o porsche, ao mesmo tempo que os seus funcionários, e muito provavelmente o DO, não conseguem sequer trocar o fiat panda antigo para um mais novo.


    OK. Valeu, é isso.

    Nota: não conheço nenhum empreiteiro que tenha um Porsche (até podem perfeitamente ter 2 ou 3 em casa, não sei). E Mercedes só mesmo o camião.
    Mas também lhe digo, o empregado que se sinta mal pago, e que vê o patrão chegar de Porsche, também andar a comer muito do sono.
  8.  # 9

    Colocado por: HAL_9000CLaro que sim, se tiverem condições de o fazer. O Miguel não cria uma empresa de construção sem antes investir algum, sobretudo nos dias de hoje.


    Ora, mas então como distingue que está a pagar mais por um serviço? Se não sabe à priori se aquela "exorbitância" irá parar no Porsche novo, ou numa betoneira, ou a melhorar salários, etc...?

    A construção ficou de rastos depois do Socas... acha que é com palmadinhas nas costas que se vai lá?
  9.  # 10

    Colocado por: N Miguel OliveiraSe os resolver em vez de falar
    É só fazer como o Nuno certo? Ou será que na verdade também manda é aqui uns bitaites como todos nós?


    Colocado por: N Miguel OliveiraDeduzo que os japoneses que vivem em capsulas digam o mesmo.
    E isso quer dizer exatamente o que? Que devemos aspirar a ser como os japoneses? Esse é o modelo de habitação a que devemos aspirar porque lá está, é o possível?



    Colocado por: N Miguel Oliveiraou é muito mau, ou não tem vontade de se aventurar pois clientes não faltam.
    Ou ja não tem 20 anos e tem a familia estabelecida em determinada zona. A solução mais uma vez é emigrar para fora do país, ou migrar dentro dele e levar a família atras ou passar a semana fora. É uma solução, só nao é uma boa solução.



    Colocado por: N Miguel OliveiraAgora quer que se seja productivo com o autodidatismo?
    está a falar de DO autodidatas que fazem um DIY em algumas partes da obra. Ou dos DO autodidatas que tentam gerir a própria obra?



    Colocado por: N Miguel OliveiraEu apostaria que é pela pouca consideração que se dá ao conhecimento nessa área. Onde qualquer um acha que saberá fazer também. O que conta é quase sempre o preço.
    Não acho wue seja fakta de consideração, simplesmente trata-se de um investimento de dezenas ou centenas de mikhares de euros, euros esses que rareiam na conta dos DO, e com uma componente emocional a mistura. É normal que o DO se queira envolver no processo.
    Penso que se surgir no mercado uma empresa que faça toda essa gestão pelo DO e que declaradamente lhe comprove que o consegue fazer poupar dinheiro, o DO tb n é burro prontamente ira contratar o serviço.
  10.  # 11

    Colocado por: PalhavaHá 4 anos (2020) substituiu-se a prumada de esgotos de 4 apartamentos no meu prédio do 4° andar até ao 1° foi 1600€.


    Era nos WCs com acesso "fácil" através de quartos, nem era preciso estragar os azulejos...

    Colocado por: PalhavaAgora em 2024 para a mesma coisa noutra prumada o orçamento foi de 16.000€.


    Das cozinhas...com necessidade de retirar os armários de cozinha do sítio com tudo o que isso implica.
    O pedreiro discriminou o "tirar os móveis" e colocou preço.
  11.  # 12

    Colocado por: HAL_9000É só fazer como o Nuno certo? Ou será que na verdade também manda é aqui uns bitaites como todos nós?


    Hal, como bem disse, o problema da habitação é consequência de vários factores.
    Económicos, Políticos, Urbanísticos, Arquitectónicos, Bancários, Ensino Profissional, etc etc...
    Visto que o Renascimento foi há 500 anos, e já que não temos "mestres" que dominam várias profissões, dedico-me "só" à minha.
    Pela Arquitectura, pelo desenho, é possível resolver muitos dos problemas da habitação. Não me parece complicado de concordar com isto, não é verdade?

    Além dos bitaites, tento, na medida do possível ajudar por aqui desenhando quando vejo algo sem pés nem cabeça.
    Quanto às opiniões ou bitaites, poderá considerá-los iguais aos outros e está tudo bem também.
    Sendo que dedico o horário laboral quase em exclusivo a desenhar Housing (unifamiliar / multifamiliar) ou nas obras em zonas onde há crise habitacional, em vez de estar a cozinhar no restaurante, a ser enfermeiro no hospital, ou mecânico na oficina, creio ter algum crédito.

    É precisamente por ser do sector e dedicar-me a isto quase o tempo todo que opino por aqui. Não me imagino a lançar bitaites em Fóruns de Cosmética, Informática, Automóveis, etc...

    Metade do que leio às vezes por aqui, é só "estúpido". Assim de simples.
    Até porque em boa parte apenas são lamúrias. Soluções Zero.
    Também por isso, não entendo porque há uns 20 tópicos sobre este mesmo assunto.
    Muitas das dicas já foram escritas...
    E muitos conselhos também, como o relativizar do preço ao m2.
    Mas a malta não quer saber de respostas tipo "depende"... porque "depende" não entra numa conta de merceeiro.

    Isto também para explicar o seguinte:
    O Hal, além da sua própria casa, quantas obras seguiu de fio a pavio?
    Tampouco adianta ter seguido muitas, se todas foram geridas do mesmo modo, planeadas do mesmo modo, etc etc?
    É preciso ver e testar situações diferentes e perceber como pode correr melhor para a próxima.
    Como Dono de Obra, talvez não haja próxima, pelo que fica-se apenas pelo "agora com o que sei ao acabar é que deveria estar a começar a obra". Bravo! Parabéns :)
  12.  # 13

    Colocado por: HAL_9000E isso quer dizer exatamente o que? Que devemos aspirar a ser como os japoneses? Esse é o modelo de habitação a que devemos aspirar porque lá está, é o possível?

    Você é que mencionou o Japão.
    Vendo bem, até poderemos considerar a nossa construção barata, quando comparada com a deles, apesar de terem melhor economia.
  13.  # 14

    Colocado por: HAL_9000Ou ja não tem 20 anos


    Então e a experiência?
    Era aos 20 que ia abrir uma constructora?

    Então se não faltam clientes, ia emigrar para quê mesmo?
    Se emigram suponho que seja por se ganhar melhor fora.
    Então qual é a solução natural para inverter isso? Não está complicado de entender...
    Ou paga mais, e já não lhes compensa sair... ou importa quem se contente com menos.
  14.  # 15

    Colocado por: HAL_9000está a falar de DO autodidatas que fazem um DIY em algumas partes da obra. Ou dos DO autodidatas que tentam gerir a própria obra?

    Ambas.
    Ainda que onde a habitação é realmente cara nem existem uns nem outros até... pois só construindo em série e com as ferramentas certas é que se consegue reduzir os preços ao ponto de ser "suportável" e "sustentável". Isto de cada um poder fazer a sua casita não é bem a realidade de muitas sociedades.
  15.  # 16

    Colocado por: HAL_9000Penso que se surgir no mercado uma empresa que faça toda essa gestão pelo DO


    Quem sabe fazer a gestão, depressa descobre que mais vale ser DO de uma vez.
    E assim gere a própria a obra, que depois vende ao preço que quer.

    Com o Dono de Obra emocional, por muito baixo que o preço seja, parecer-lhe-á sempre caro demais. Valor que poderia absorver fazendo ele mesmo em troca duns cabelozitos brancos. Isto é bastante comum. Depois as obras derrapam 20, 30, 40%... mas a culpa é do outro. Do Arquitecto que desenhou grande, da Câmara que encontrou as candongas, do Empreiteiro que trocou cimento por areia...

    No final, num fórum como este, ou na opinião geral, tem 100 Donos de Obra a dizerem o mesmo... (porque fizeram o mesmo).
    Até podem surgir 2 ou 3 empreiteiros que expliquem as coisas como são... mas a opinião que irá prevalecer será sempre a dos 100 DO. Pena aqueles DO que tiverem boas experiências não partilharem mais por aqui... talvez porque não precisaram de desabafar... ou porque a tendência é partilhar o que está a correr pior...
    • mica
    • 6 março 2024

     # 17

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    OK. Valeu, é isso.

    Nota: não conheço nenhum empreiteiro que tenha um Porsche (até podem perfeitamente ter 2 ou 3 em casa, não sei). E Mercedes só mesmo o camião.
    Mas também lhe digo, o empregado que se sinta mal pago, e que vê o patrão chegar de Porsche, também andar a comer muito do sono.


    já eu conheço alguns empreiteiros que tem Porsche, e os outros que não tem Porsche mas tem inúmeros imóveis... Mas também todos eles agarram se a trabalhar como os funcionários. e aparecem á obra de carrinha de caixa aberta ou de Peugeot partnet
  16.  # 18

    Mas também há muitos que gostam de mostrar e ofuscar.

    Bens que nem estão pagos, ou estão a dever milhares a alguém.
  17.  # 19

    Colocado por: N Miguel OliveiraPela Arquitectura, pelo desenho, é possível resolver muitos dos problemas da habitação. Não me parece complicado de concordar com isto, não é verdade?
    Não é nada complicado de concordar. E contudo, não deixa de ser estranho o que vemos hoje. Com mais técnicos devidamente credenciados, com mais burocracia, com mais controlo, que foram sendo introduzidos para melhorar e resolver o problema da habitação, o que na verdade acontece é que a habitação está cada vez mais inacessível. Não parece ser um contrasenso?

    Acredito que o N Miguel Oliveira empregue todo o seu conhecimento em prol da resolução do problema da habitação, e no entanto o problema não para de alastrar.




    Colocado por: N Miguel OliveiraSendo que dedico o horário laboral quase em exclusivo a desenhar Housing (unifamiliar / multifamiliar) ou nas obras em zonas onde há crise habitacional, em vez de estar a cozinhar no restaurante, a ser enfermeiro no hospital, ou mecânico na oficina, creio ter algum crédito.
    Não lhe quero tirar qualquer crédito. O facto é que aparentemente o problema da crise habitacional está a agravar e não a ser resolvido. Mesmo aceitando que a solução passa por ter menos pagando muito mais, a verdade é que a única verdade no meio disto tudo é que as pessoas estão a pagar mais e a viver em piores condições.
  18.  # 20

    Colocado por: N Miguel OliveiraO Hal, além da sua própria casa, quantas obras seguiu de fio a pavio?
    Foi só a minha mesmo, e não me advogo grande experiência na área. No entando dizem por aqui que o valor que efectivamente paguei pela Obra é impossível.

    Mas não me advogo qualquer experiência na área. Simplesmente percebo quem manifesta como tendo a sensação que os preços estão incomportáveis.
 
0.0281 seg. NEW