Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a usar abobadilhas para fazer um pavimento e tenho uma dúvida. Projectei tudo a pensar que o isolamento (esferovite) virá mesmo por cima das abobadilhas, apenas com uma fina camada de regularização entre elas. E depois, no mínimo 5 cm de betonilha.

    Tudo bem, só que um engenheiro civil que conheço e confio em todos os sentidos disse que isso não pode ser, e que tenho de colocar a betonilha mesmo em cima das abobadilhas para dar uma estrutura adequada.

    Agora, estou dividido entre a opinião dele e as fichas técnicas que li literalmente de produtos semelhantes (semelhantes, e não exatamente o mesmo produto, porque este produto específico não menciona nada sobre isolamento)

    A minha compreensão das leis da física dizem que não deve haver problema, uma vez que a betonilha vai transferir a maior parte da carga para as vigotas, e não para as abobadilhas, através do esferovite (que foi concebido para isso). Mas, não sou engenheiro civil.

    Será que ele tem razão? Ele espera que eu ponha 5 cm de betão, o esferovite e depois mais 5 cm de betonilha, mas isso duplica a carga.

    Se alguém tiver experiência na instalação de isolamento com abobadilhas aqui, poderia esclarecer-me esta questão?
  2.  # 2

    Faz a laje, com a lâmina de compressão exigida. Isolamento térmico e a betonilha de enchimento e regularização, finalmente o acabamento.
  3.  # 3

    Não invente.. o betão é parte estrutural de lajes aligeirada!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Colocado por: rad_valSerá que ele tem razão? Ele espera que eu ponha 5 cm de betão,
    Claro que tem!! a laje não funciona como laje, sem esta "lamina de compressão".

    Porque mete em causa os tecnicos!? As coisas tem a sua razão de ser.
  5.  # 5

    Leia aqui o Documento de aplicação do LNEC de uma laje aligeirada. Os fundamentos serão sempre os mesmos para qq fabricante.
    https://lajes.pavimir.pt/pdfs/DA%2060%20-%20Pavimentos%20Aligeirados.pdf

    Se o amigo tem projectos, o projecto de estabilidade prescreveu o tipo de laje aligeirada, esta inclui a espessura da lamina de compressão e qual a armadura ( Malha-sol) a utilizar, etc.
  6.  # 6

    Já aqui foi discutido esse assunto, as abobadilhas quase que só podem ser consideradas de elemento de cofragem perdida, o betão, armado com malha sol, em conjunto com as vigotas é que é a parte estrutural da laje.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Caro forista. Pode aplicar abobadilhas em eps.
    Até há umas que cobrem também as vigotas (por baixo, pesquise por abobadilhas eps com aba).

    As abobadilhas não têm função estrutural.
 
0.0116 seg. NEW