Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a usar abobadilhas para fazer um pavimento e tenho uma dúvida. Projectei tudo a pensar que o isolamento (esferovite) virá mesmo por cima das abobadilhas, apenas com uma fina camada de regularização entre elas. E depois, no mínimo 5 cm de betonilha.

    Tudo bem, só que um engenheiro civil que conheço e confio em todos os sentidos disse que isso não pode ser, e que tenho de colocar a betonilha mesmo em cima das abobadilhas para dar uma estrutura adequada.

    Agora, estou dividido entre a opinião dele e as fichas técnicas que li literalmente de produtos semelhantes (semelhantes, e não exatamente o mesmo produto, porque este produto específico não menciona nada sobre isolamento)

    A minha compreensão das leis da física dizem que não deve haver problema, uma vez que a betonilha vai transferir a maior parte da carga para as vigotas, e não para as abobadilhas, através do esferovite (que foi concebido para isso). Mas, não sou engenheiro civil.

    Será que ele tem razão? Ele espera que eu ponha 5 cm de betão, o esferovite e depois mais 5 cm de betonilha, mas isso duplica a carga.

    Se alguém tiver experiência na instalação de isolamento com abobadilhas aqui, poderia esclarecer-me esta questão?
  2.  # 2

    Faz a laje, com a lâmina de compressão exigida. Isolamento térmico e a betonilha de enchimento e regularização, finalmente o acabamento.
  3.  # 3

    Não invente.. o betão é parte estrutural de lajes aligeirada!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Colocado por: rad_valSerá que ele tem razão? Ele espera que eu ponha 5 cm de betão,
    Claro que tem!! a laje não funciona como laje, sem esta "lamina de compressão".

    Porque mete em causa os tecnicos!? As coisas tem a sua razão de ser.
  5.  # 5

    Leia aqui o Documento de aplicação do LNEC de uma laje aligeirada. Os fundamentos serão sempre os mesmos para qq fabricante.