Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a planear isolar o sótão com XPS. Embora nunca tenha realizado este tipo de trabalho, depois de ler algumas informações e ver registos fotográficos e vídeos, parece-me que não é muito difícil.

    A área em questão é de 3 águas e tem cerca de 40m2. Tenho algumas questões que gostaria de partilhar:

    Alguém já passou por este processo? Recomendam que o faça por conta própria ou que contrate um profissional para realizar o trabalho?
    Qual seria um valor justo para este trabalho, tanto com como sem o material incluído?
    Quais são os materiais necessários que aconselham para aplicar as placas diretamente nas vigas do sótão, uma vez que não pretendo colocar no chão?
    Agradeço desde já pela vossa ajuda e orientação.

    Anexo algumas fotos para melhor ilustrar o contexto.
  2.  # 2

    Faltou-me anexar as fotos
      CABB91AF-985E-468D-AAF6-B50428499982_1_105_c.jpeg
      64F6AAD2-CEB7-44C1-B4BA-624687EA9152_1_105_c.jpeg
  3.  # 3

    É tranquilo, com um mínimo de jeito despacha isso num par de dias. A maneira mais rápida de fixar o xps a essas vigas, eu diria, será um bom adesivo ou espuma de fixação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  4.  # 4

    Seguindo recomendações que vi aqui pelo fórum, eu coloquei o XPS na laje e foi tranquilo. Demorou bastante mais tempo do que eu inicialmente imaginei, mas não foi complicado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5.  # 5

    Tenho mais algumas questões:


    1. Qual o sentido em que as placas devem ser afixadas, horizontal ou vertical? Ou é indiferente?

    2. Como são feitos os cortes nas placas?

    3. Sugerem algum local onde seja mais barato adquirir as placas?

    4. Em dias de muito vento, as placas não caem?
  6.  # 6

    uma questão, esse sotão é para aproveitamento?
  7.  # 7

    Apenas para guardar algumas coisas
  8.  # 8

    eu pergunto porque se fosse para colocar pouca coisa, umas tralhas, ponderava lã mineral... mais fácil, mais barato e mais eficiente
  9.  # 9

    Colocado por: user2020Tenho mais algumas questões:


    1. Qual o sentido em que as placas devem ser afixadas, horizontal ou vertical? Ou é indiferente?

    2. Como são feitos os cortes nas placas?

    3. Sugerem algum local onde seja mais barato adquirir as placas?

    4. Em dias de muito vento, as placas não caem?


    1. O ideal seria colocar 2 camadas cruzadas. Por exemplo, se for colocar 12 cm, coloca 6 cm na "horizontal" e 6 cm na "vertical". Eu só coloquei uma camada de 6 cm e fiquei por aí, mas isto depende da região do país. Já vi por aqui várias vezes referir os 12 cm como referência.
    2. Eu cortei com uma faca normal. Fica meio tosco, mas não vejo problema. No final do trabalho, tambem fica uma tendinite para curar :)
    (De certeza que há ferramentas profissionais, mas não me parece fazer sentido comprar para usar uma vez)
    3. Eu comprei na liveplace e, na altura, foi onde encontrei mais barato
    4. As minhas não caem porque estão no chão (e algumas têm coisas em cima). Uma coisa que fiz foi colocar logo 2 camadas nos sítios em que tinha tralha, para depois não ter que andar a mover essa tralha se quiser meter outra camada. Posso dizer que a movimentação da tralha foi uma das coisas que substimei
  10.  # 10

    Colocado por: djouze

    1. O ideal seria colocar 2 camadas cruzadas. Por exemplo, se for colocar 12 cm, coloca 6 cm na "horizontal" e 6 cm na "vertical". Eu só coloquei uma camada de 6 cm e fiquei por aí, mas isto depende da região do país. Já vi por aqui várias vezes referir os 12 cm como referência.
    2. Eu cortei com uma faca normal. Fica meio tosco, mas não vejo problema. No final do trabalho, tambem fica uma tendinite para curar :)
    (De certeza que há ferramentas profissionais, mas não me parece fazer sentido comprar para usar uma vez)
    3. Eu comprei na liveplace e, na altura, foi onde encontrei mais barato
    4. As minhas não caem porque estão no chão (e algumas têm coisas em cima). Uma coisa que fiz foi colocar logo 2 camadas nos sítios em que tinha tralha, para depois não ter que andar a mover essa tralha se quiser meter outra camada. Posso dizer que a movimentação da tralha foi uma das coisas que substimei
    Do que me tinham aconselhado, mas sendo que de 60cm já diziam que era suficiente, nesse caso nao seria melhor comprar de 3cm para por na horizontal e mais 3cm para por na vertical?
  11.  # 11

    Haverá aqui gente mais habilitada para opinar, mas, para pôr 6 cm, eu sugeria que fizesse como eu fiz e pusesse só uma camada, para o caso de depois mudar de ideias. Eu coloquei umas peças com encaixe que acredito não tenham muitas "fugas" nas juntas. Tipo isto.
  12.  # 12

    Entretanto recebi um orçamento mas em vez de ser para aplicar XPS seria Fibra de celulose Isocell, já alguem ouviu falar? Qual a opinião?
  13.  # 13

    Pessoalmente sou da opinião que, a não ser que a casa seja no Pólo Norte, dificilmente vai notar a diferença entre 4 cms, 6 cms, 12 cms, XPS, Isocell, ou qualquer outra coisa. A mera presença de uma camada isolante minimamente bem aplicada representa 90% da batalha ganha.

    Se for abaixo de Coimbra então, nem se fala.
  14.  # 14

    Colocado por: zemvpferreiradificilmente vai notar a diferença entre 4 cms, 6 cms, 12 cms

    Não é verdade.

    Meta no minimo 10cm. que +e o que a legislação obriga actualmente
  15.  # 15

    Colocado por: user2020Entretanto recebi um orçamento mas em vez de ser para aplicar XPS seria Fibra de celulose Isocell, já alguem ouviu falar? Qual a opinião?


    O mais economico e facil de instalar e com melhor beneficio, será a aplicação sobre a laje do tecto de la mineral em rolo. Meta uma ou mais camadas crizadas, com minimo de 10cm.

    PS: estamos a falar de um desvão de cobertura não útil. ou seja, que não será utilizado. Pois o isocell, também não deve ser pisado - imagine- são flocos de celulose, por ali depositados!
 
0.0174 seg. NEW