Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Na minha casa que vai fazer 2 anos em breve, as escadas em madeira carvalho que dão acesso ao piso 0, estão a ficar com manchas escuras nos primeiros degraus por conta da humidade existente nesse piso.

    Será que colocar umas escadas novas aplicadas em cima de um material isolante sob a escadaria de betão poderá resolver o problema?
  2.  # 2

    Portanto, uma casa com 2 anos e humidade na laje que se propaga à escadaria? Estou a entender bem?

    No projeto térmico que ventilação tinha? E o que foi executado?
  3.  # 3

    Colocado por: powerPTPortanto, uma casa com 2 anos e humidade na laje que se propaga à escadaria? Estou a entender bem?

    No projeto térmico que ventilação tinha? E o que foi executado?


    O construtor informou-me que a casa foi construída diretamente no solo, sem vão, apenas com impermeabilização nos pilares da fundação. Presumo que essa seja a ventilação mencionada, ou a falta dela, correto?

    Além disso, ele mencionou que não foi colocado nenhum material isolante entre o cimento e a madeira nas escadas.

    Embora a casa tenha capoto no exterior, isso não impediu a ocorrência de humidade ascendente que afeta as paredes do piso 0. Em algumas áreas, há bolhas de salitre até cerca de 30/40cm de altura.

    Recentemente, um técnico da humidadezero . pt visitou o local e propôs a aplicação de resina em todo o perímetro das paredes, ao custo de 8 mil euros. No entanto, o construtor expressou dúvidas sobre a eficácia dessa solução.

    Atualmente, estou incerto sobre qual seria a melhor solução. Considerando o seguinte, uma abordagem de "maquilhagem" poderia ser uma opção viável, por exemplo, cobrir as paredes com material fenólico, uma vez que a aplicação de cerâmica não é uma opção devido a preocupações estéticas.

    Quanto às escadas apenas queria perceber se colocar um revestimento isolante será suficiente para travar a humidade ou se será preferível optar por um fenólico também nas escadas.
  4.  # 4

    Qual é o pé direito do R/C?
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesQual é o pé direito do R/C?


    cerca de 2,45m.
  6.  # 6

    Vale a pena referir que é uma moradia de gaveto, com um jardim na lateral da casa e que está desnivelado, sendo que no ponto mais alto cobre cerca de 1,2m da casa e 0.2m no ponto mais baixo.
  7.  # 7

    Colocado por: jolepiarO construtor informou-me que a casa foi construída diretamente no solo, sem vão, apenas com impermeabilização nos pilares da fundação.

    Muito provavelmente a impermeabilização foi aquela pintura manhosa para tapar os olhos.
    No fundo gasta-se dinheiro em material e soluções que são apenas isso mesmo. Gastar dinheiro.
  8.  # 8

    Idealmente uma solução seria isolar o piso, apesar de todas as condicionantes. Pelo exterior se for possível faça uma drenagem perimetral para retirar a água das fundações o mais rápido possível. Existem inúmeros tópicos acerca disso aqui no fórum.
    Os projetos da construção não previam nenhuma destas soluções?

    É incrível como uma habitação com menos de 5 anos ainda tem erros básicos de conceção.
    A questão do salitre vai ser um solução acima de tudo cosmética pois o mal está feito e tudo o que fizer agora apenas vai atrasar o aparecimento ou potenciar o seu aparecimento noutros locais.
 
0.0124 seg. NEW