Quero desde já deixar os parabéns a esta malta toda que disponibiliza o seu tempo para que de alguma forma ajude e elucide leigos no que toca a estes assuntos relacionados com habitação.
Tenho acompanhado alguns tópicos mas, sendo sincero o meu conhecimento na área é muito básico, nunca criei conta no fórum pois a minha opinião e conhecimento tecnico dos mais variados assuntos relacionados com habitação é superficial...
Este ano chegou a minha vez ... vou dar inicio à maior dor de cabeça da minha vida e à maior conquista "material" da vida dum homem ou mulher :) e vou construir uma moradia...
Trata se duma moradia primeiro andar t3 num terreno 970m2 dos quais 550 área util de construção 550m2
Ao fim de muitas alterações e bastante tempo deixo aqui o projeto "final"
Procuro opiniões dos profissionais da área em relação à exequibilidade e preços medios ("por alto" sei que pode variar bastante..)
Isso são png… Fica difícil de ver. Ficam anexas mais legíveis.
Comentários…
Tem umas suspensões que só trazem dificuldades na continuidade do isolamento entre RC e Andar.
O vão do Andar virado a Poente nem me choca muito. Ajuda a aquecer sem ninguém lá. Já o vão do RC vai ter de ser sombreado de alguma maneira. Assumindo que não existe nenhuma barreira natural ou edificada que faça sombra ao vão em dias de Sol Poente baixo.
Nota… A Lavndaria e presumo zona técnica está demasiado afastada da casa e fora de um envelope climatizado. Vão ser umas maratonas de bacias de roupa desde lá de cima pela casa toda até chegar à lavandaria. A IS de baixo com 1.40 parece-me um tanto ao claustrofobica.
De resto não me parece nada muito descabido. Estando a gosto e revendo-se na vivência, siga!
Abr.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Wicked13
tb não vejo nada "mau" em particular. No hall do piso +1, talvez considerasse instalar um armário de usos comuns. O espaço é enorme e não tendo outra função parece-me um granade desperdício de area e protagonismo. Boa sorte.
Eu reduzia no mínimo um bom metro em toda a largura da estrutura.
isto permitiria reduzir aquele mega quarto de 18m², e ainda aquele open space com a ilha a flutuar no meio do espaço com 2 metros de distancia entre paredes.
Ficavam os espaços mais acolhedores e cortava o fenómeno da mobília flutuar sozinha nas divisões.
A garagem como foi desenhada não permite 2 carros. Nem é carne nem peixe. Com essas dimensões, dependendo do carro, quando estacionar, não consegue contornar o carro com o portão fechado porque não tem espaço disponível entre o carro e o muro-portão. Então com sacos de compras na bagageira, pior vai ser. Precisa de outra configuração ou mais profundidade.
A posição das portas do andar de cima tem de ser revistas, pois essa abertura impossibilita o aproveitamento desse hall. Uma vez as portas alteradas, e conjugado com uma estrutura menos larga, refazia a mega suite de 18m², colocando a cama contra uma das paredes Este ou Oeste, suprimindo uma das varandas (suite com essa exposição toda é bonita no papel mas no dia a dia não é).
No fundo não é um mau projecto, mas requer algum trabalho de refinação.
Bom dia , agradeço desde já imenso todas as opiniões e dicas !!
Passados bastantes desenhos de projetos de tira aqui e mete ali...chegamos a esta conclusão... Sendo eu o menos esquesito da relação, como deve ser normal ehehe , gostaria também de saber a opinião dos entendidos em relação ao tipo de telhado que virá a ser utilizado , painel sandwich ou telhado clássico($$$$)?
Ser um telhado tradicional, ou em cobertura plana ( sem sandes), +e uma opção que tem de ponderar com o arquiteto e como deve calcular terá a haver com o volume, com a arquitetura, o conceito... Não misture cenas, por imposições de caráter técnico, que na maioria das vezes são simplesmente caprichos e/ou decorrentes de experiencias mal fundamentadas. Tudo fica bem, tudo +e bom se corretamente especificado e construído.