Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Construí nos finais dos anos 80 um anexo (sem licenciamento) em que a parede lateral que dá para o meu vizinho subiu (do meu lado) cerca de 1.80m. Após a morte do pai o filho herdou a casa e sempre nos demos bem. Já aqui vive há uns anos mas agora de repente e depois de quase 40 anos, lembrou-se de me ameaçar com denúncia por causa da desvalorização do seu imóvel, na eventualidade de o querer vender, alegando o direito de visibilidade! (Ironicamente não há muito tempo deu pronta autorização quando quis colocar uma vedação em chapa no restante pedaço do muro... enfim!!!). Honestamente estou sem saber o que fazer. Sei que a lei não está do meu lado mas o facto de o meu anexo ter sido construído há quase 40 anos, não terá já prescrito qualquer tipo de punição ou multa. Ou corro algum risco de coima ou de ter que legalizá-lo com tudo o que isso implica em termos monetários?
    Obrigado

    Segue ficheiro de imagem para melhor vos situar: seta vermelha, o meu logradouro e respetivo anexo. Seta verde o logradouro do vizinho e a seta amarela a parede em questão.

    Será que me podem dar algum feedback?
      anexo.jpg
    • marq
    • 5 março 2024

     # 2

    Não prescreveu! Ainda pode ser obrigado a legalizar o anexo ou a demolir o mesmo.
    Que está no interior do anexo?
    Você diz que do seu lado só subiu 1.80m, mas esse anexo é bem mais alto, parece ter área superior a 50m2.
    Se ele quiser fazer queixa pode e você terá que legalizar essa situação. No que respeita a direitos de visibilidade o seu vizinho não têm nada a fazer, desde que o anexo esteja legal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Claudio O.
  2.  # 3

    Colocado por: Claudio O.enfim!!!
    entendo o seu enfim, mas uma coisa é certa. uma obra ilegal se nao for logo embargada pela CM será uma questão de tempo.. no seu caso 40 anos.

    Colocado por: Claudio O.mas o facto de o meu anexo ter sido construído há quase 40 anos, não terá já prescrito qualquer tipo de punição ou multa.
    não. Aconselho-a no entanto a contactar com um arquitecto a ver se tem volta a dar em conseguir legalizar isso.

    Colocado por: Claudio O.Ou corro algum risco de coima ou de ter que legalizá-lo com tudo o que isso implica em termos monetários?
    sim. e não é uma coima única que paga e fica bem.. o ofício vem com prazos para tratar da legalização ou demolição. Por isso trate já de contactar um arquitecto.
  3.  # 4

    Claudio
    uma das primeiras coisas a fazer é levar ai um arquiteto e "olhar" para o imovel do seu vizinho, duvido muito que ele tenha tudo em ordem, depois...
  4.  # 5

    No seu caso pode ter ainda outro problema, o logradouro parece estar todo impermeabilizado.
    No processo de legalização (se isso for possível) em principio os materiais de revestimento do logradouro devem ir assinalados. Uma impermeabilização a 100% quase de certeza que não é autorizada.
  5.  # 6

    zedasilva
    que ave agoirenta :)
    compra-se uns metros cubicos de terra e poe-se por cima ai uma camada de 20 cm :)
  6.  # 7

    Colocado por: marco1compra-se uns metros cubicos de terra e poe-se por cima ai uma camada de 20 cm :)

    Isso diz-se assim em publico?
    Depois ainda dizem que o pessoal aqui não ajuda.
  7.  # 8

    Colocado por: marqNão prescreveu! Ainda pode ser obrigado a legalizar o anexo ou a demolir o mesmo.
    Que está no interior do anexo?
    Você diz que do seu lado só subiu 1.80m, mas esse anexo é bem mais alto, parece ter área superior a 50m2.
    Se ele quiser fazer queixa pode e você terá que legalizar essa situação. No que respeita a direitos de visibilidade o seu vizinho não têm nada a fazer, desde que o anexo esteja legal.



    O anexo na foto parece alto mas o nível do meu logradouro é bem mais baixo que o do meu vizinho. um pouco mais de 1m talvez. Bom, mas não interessa nada, o que interessa é que tá visto que estou metido em trabalhos. A construção deste anexo é o maior arrependimnto da minha já longa vida, pelos vistos o karma existe mesmo! Desculpe marq, foi só um desabafo. Obrigado pela resposta.
  8.  # 9

    Colocado por: zedasilvaNo seu caso pode ter ainda outro problema, o logradouro parece estar todo impermeabilizado.
    No processo de legalização (se isso for possível) em principio os materiais de revestimento do logradouro devem ir assinalados. Uma impermeabilização a 100% quase de certeza que não é autorizada.


    O que quer dizer com impermeabilização? Não estou por dentro desta linguagem mais técnica, desculpe. :-(
  9.  # 10

    Não deixa a água da chuva infiltrar no solo
  10.  # 11

    Colocado por: antonylemosentendo o seu enfim, mas uma coisa é certa. uma obra ilegal se nao for logo embargada pela CM será uma questão de tempo.. no seu caso 40 anos.

    não. Aconselho-a no entanto a contactar com um arquitecto a ver se tem volta a dar em conseguir legalizar isso.

    sim. e não é uma coima única que paga e fica bem.. o ofício vem com prazos para tratar da legalização ou demolição. Por isso trate já de contactar um arquitecto.

    jesus christ tou feito é o que é. Obrigado antony...
  11.  # 12

    Colocado por: sognimNão deixa a água da chuva infiltrar no solo

    Ok, obrigado.
  12.  # 13

    Colocado por: marco1Claudio
    uma das primeiras coisas a fazer é levar ai um arquiteto e "olhar" para o imovel do seu vizinho, duvido muito que ele tenha tudo em ordem, depois...
 
0.0167 seg. NEW